Calçada portuguesa de Lisboa vai homenagear heróis do combate à covid-19

1

Mi Mitrika / Flickr

A calçada portuguesa da cidade de Lisboa vai fazer uma homenagem ao “conjunto alargado de pessoas que tornaram a vida dos portugueses menos difícil neste período” de combate à covid-19.

De acordo com a rádio TSF, a ideia foi lançada pelos industriais dos Recursos Minerais de Portugal à Associação da Calçada Portuguesa e, agora, o concurso de ideias para o desenho vai ser entregue aos alunos e docentes da Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

Se tudo correr como previsto, os trabalhos vão iniciar-se em outubro, na Avenida da República, na zona do Campo Pequeno, em linha de vista com uma das entradas do Hospital Curry Cabral, um dos hospitais na linha da frente do combate à covid-19.

Segundo a mesma rádio, a pedra que vai ser utilizada nesta homenagem vem da Serra de Aire e, por isso, além da capital, o concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, também vai receber esta obra.

Em entrevista à TSF, António Prôa, secretário-geral da Associação da Calçada Portuguesa, disse que esta é uma forma de “demonstrar o reconhecimento dos portugueses perante várias classes profissionais” como, por exemplo, os profissionais “do setor da saúde, dos lares de idosos, professores, os responsáveis pela segurança e os militares”. Ou seja, o “conjunto alargado de pessoas que tornaram a vida dos portugueses menos difícil neste período”.

O responsável declarou ainda que este trabalho, que terá cerca de 200 a 300 metros quadrados, será “a maior área de calçada artística a ser implantada na cidade de Lisboa nos últimos anos”.

Para António Prôa, este vai ser também mais um argumento para dar força à candidatura da calçada portuguesa a património da humanidade da UNESCO, “um fator que revelará a importância da calçada portuguesa e de quem a constrói enquanto elemento de identidade dos portugueses e que continua a ser uma arte que está viva“.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.