Calçada portuguesa de Lisboa vai homenagear heróis do combate à covid-19

Mi Mitrika / Flickr

A calçada portuguesa da cidade de Lisboa vai fazer uma homenagem ao “conjunto alargado de pessoas que tornaram a vida dos portugueses menos difícil neste período” de combate à covid-19.

De acordo com a rádio TSF, a ideia foi lançada pelos industriais dos Recursos Minerais de Portugal à Associação da Calçada Portuguesa e, agora, o concurso de ideias para o desenho vai ser entregue aos alunos e docentes da Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

Se tudo correr como previsto, os trabalhos vão iniciar-se em outubro, na Avenida da República, na zona do Campo Pequeno, em linha de vista com uma das entradas do Hospital Curry Cabral, um dos hospitais na linha da frente do combate à covid-19.

Segundo a mesma rádio, a pedra que vai ser utilizada nesta homenagem vem da Serra de Aire e, por isso, além da capital, o concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, também vai receber esta obra.

Em entrevista à TSF, António Prôa, secretário-geral da Associação da Calçada Portuguesa, disse que esta é uma forma de “demonstrar o reconhecimento dos portugueses perante várias classes profissionais” como, por exemplo, os profissionais “do setor da saúde, dos lares de idosos, professores, os responsáveis pela segurança e os militares”. Ou seja, o “conjunto alargado de pessoas que tornaram a vida dos portugueses menos difícil neste período”.

O responsável declarou ainda que este trabalho, que terá cerca de 200 a 300 metros quadrados, será “a maior área de calçada artística a ser implantada na cidade de Lisboa nos últimos anos”.

Para António Prôa, este vai ser também mais um argumento para dar força à candidatura da calçada portuguesa a património da humanidade da UNESCO, “um fator que revelará a importância da calçada portuguesa e de quem a constrói enquanto elemento de identidade dos portugueses e que continua a ser uma arte que está viva“.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Primeiro-ministro da Arménia acusa militares de tentativa de golpe de Estado

O primeiro-ministro da Arménia referiu-se hoje a "tentativa de golpe de Estado" depois de o Estado Maior ter pedido o afastamento do governo num contexto de protestos por causa da derrota no último conflito com …

EUA condenam Coreia do Norte a indemnizar militares torturados em 1968

A Justiça dos Estados Unidos (EUA) condenou Pyongyang a indemnizar em 2,3 mil milhões de dólares (cerca de dois mil milhões de euros) os tripulantes de um navio da Marinha norte-americana, que foram capturados e …

Ex-gestores do Novo Banco seguem para Banco do Fomento e para CGD

Os gestores Vítor Fernandes e Jorge Freire Cardoso, que saíram do Novo Banco em divergência com a estratégia da Lone Star, vão desempenhar as funções de presidente do Banco de Fomento e de administrador na Caixa …

EUA acusado de prometer contrapartidas a Cabo Verde pela extradição de testa-de-ferro de Maduro

O antigo juiz espanhol Baltasar Garzón, que coordena a defesa de Alex Saab, detido em Cabo Verde e considerado testa-de-ferro do Presidente venezuelano Nicolás Maduro, acusou na quinta-feira os Estados Unidos (EUA) de prometerem contrapartidas …

Bispo italiano sugeriu a padre que pagasse 20 mil euros a vítima de pedofilia

O bispo católico de Como, em Itália, afirmou ter sugerido a um jovem padre suspeito de pedofilia que pagasse 20 mil euros à suposta vítima para encerrar uma investigação interna ao caso ocorrido numa residência …

Governo reforça financiamento de projetos LGBTI com 50 mil euros

O Governo vai reforçar em 50 mil euros o financiamento de projetos de organizações que atuem na defesa dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI), anunciou o gabinete da secretária de …

CDS pede ao Governo "um plano de desconfinamento controlado, à inglesa"

Francisco Rodrigues dos Santos quer que o Executivo apresente um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores. Esta sexta-feira, o presidente do CDS-PP insistiu na necessidade de o Governo apresentar um …

Para os idosos que estão em lares, visitar a família sem isolamento poderá acontecer em maio

A CNIS estima que, com todos os idosos residentes em lares vacinados, maio possa ser o mês da libertação depois de mais de um ano de pandemia, confinamentos e restrições apertadas. DGS diz que orientações …

UE retalia e declara chefe da missão venezuelana "persona non grata"

A União Europeia (UE) decidiu, esta quinta-feira, declarar a chefe da missão venezuelana em Bruxelas persona non grata, respondendo ao anúncio feito por Caracas de dar 72 horas à embaixadora comunitária para abandonar o país. "Por …

Novo problema num Boeing 777 leva a aterragem de emergência na Rússia

Um Boeing 777 da companhia aérea russa Rossiya fez uma aterragem de emergência em Moscovo, esta sexta-feira, devido a um problema de motor, uma semana depois de um incidente semelhante com um aparelho do mesmo …