Caixabank e Santander sondados para comprar Novo Banco

Os bancos espanhóis Caixabank e Banco Santander foram contactados pelo Banco de Portugal para avaliar o seu interesse no novo processo de venda do Novo Banco.

Segundo o jornal Expresso, as duas entidades espanholas serão os candidatos mais fortes a adquirir o Novo Banco, pelo que o regulador português “iniciou uma série de contactos informais” no início do ano.

O processo de venda de Novo Banco foi relançado em janeiro, depois de o primeiro concurso ter sido suspenso, em setembro.

Desde então a imprensa tem dado como favoritas à aquisição do Novo Banco várias entidades entidades espanholas, entre as quais o Banco Santander, o Caixabank, o Banco Popular e o BBVA.

O Novo Banco foi criado em agosto de 2014, na sequência da medida de resolução do Banco Espírito Santo, para agrupar os ativos “saludáveis” do BES.

Terceira maior do país entidade bancária do país, o “banco bom” foi recapitalizado com um crédito público de 3.900 milhões de euros e mais 1.000 milhões fornecidos pelo resto de bancos portugueses.

A par do processo de venda em curso, surgiram esta semana várias vozes, entre as quais a do antigo presidente do banco, Vítor Bento, a lançar a possibilidade de nacionalizar o Novo Banco em vez de o vender – opção que é apoiada pelos partidos à esquerda do PS.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Reembolsos de IRS estão a ser "indevidamente retidos", denuncia Provedora de Justiça

Maria Lúcia Amaral escreveu ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para pedir a correção de erros, lembrando que o reembolso é uma ajuda preciosa para muitas famílias, nomeadamente nesta altura. A Provedora de Justiça, Maria …

Rússia quer exportar antiviral que diz ser eficaz em 90% dos casos

O antiviral Afivavir mostrou ser eficaz no combate ao novo coronavírus em 90% dos casos, mas não estará à venda em farmácias. A Rússia planeia exportar para vários países do mundo um medicamento para a …

Exigência "irracional e insultuosa". Precários acusam Governo de os forçar a "mentir"

O formulário de apoio aos trabalhadores independentes obriga-os a garantir que retomarão a atividade dentro de oito dias. No último sábado, a Segurança Social disponibilizou o formulário de apoio aos trabalhadores independentes que deveria ter ficado …

Salário de licenciados que entrem na EDP sobe para 1500 por mês

A EDP - Energias de Portugal chegou a um acordo com os sindicatos para aumetar o salário base de entrada na empresa para licenciados e não licenciados, avança esta segunda-feira o Jornal Económico. No caso …

BCE pode vir a sugerir criação de "banco mau" para absorver malparado, revela Moody's

A Moody's avançou, esta segunda-feira, que o Banco Central Europeu está a equacionar a criação de um "banco mau" para acomodar o crédito malparado. A Moody’s considera que o Banco Central Europeu (BCE) pode vir a …

Comissário da UE defende "taxa de acesso" às multinacionais para financiar recuperação

O responsável pelo Orçamento da União Europeia (UE), Johannes Hahn, defendeu que deve ser aplicada uma "taxa de acesso" ao mercado único às multinacionais, ajudando assim a financiar a recuperação do bloco comunitário. Ao Financial Times, citado …

Kremlin intrigado com convite de Trump para próxima reunião do G7

Donald Trump anunciou que vai adiar a cimeira do G7 para o outono devido à pandemia da covid-19, e convidar outros países a participar na reunião. O Kremlin ficou intrigado com o convite. O Kremlin admitiu, …

Companhia aérea Emirates também vai despedir

A companhia aérea Emirates anunciou este domingo a intenção de suprimir postos de trabalho, em consequência da pandemia da covid-19, sem especificar quantos trabalhadores deverão ser despedidos. “Examinámos todos os cenários possíveis para manter as nossas …

Ana Gomes. "Estou à espera de ver o Presidente ir ao bairro da Jamaica"

A ex-eurodeputada socialista afirmou, este domingo, que espera ver o Presidente ir ao bairro da Jamaica, que, na semana passada, registou um surto de covid-19. No habitual espaço de comentário na SIC Notícias, Ana Gomes abordou …

Viúva do médico Li Wenliang não quer o seu nome na rua da embaixada chinesa em Washington

A viúva do médico chinês que alertou para a existência do novo coronavírus em Wuhan está contra uma proposta de políticos norte-americanos para dar o nome do marido à rua onde fica a embaixada chinesa …