/

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

Abedin Taherkenareh / EPA

Queda de um Boeing 737-800 no Irão

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais.

Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do departamento de aviação civil iraniano, explicou que não era possível ler as caixas negras no Irão sem ajuda. Especialistas franceses, norte-americanos e canadianos vão ajudar os especialistas a analisar as gravações em Kiev.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, tinha pedido a Teerão que enviasse para um laboratório em França as caixas negras do avião, uma vez que “apenas alguns países, como é o caso de França, têm os laboratórios capazes de analisar o seu conteúdo”.

O abate do UIA Boeing 737-800, que cobria a rota Teerão-Kiev, matou 176 pessoas, entre passageiros e tripulantes, 82 deles iranianos, o que gerou uma onda de descontentamento popular.

Apesar de recusar inicialmente o derrube do aparelho, Teerão reconheceu três dias depois que tinha provocado inadvertidamente, devido à situação de alerta no país na sequência da escalada de tensão com os Estados Unidos, a queda do avião.

O Presidente do Irão, Hassan Rohani, afirmou que o país “lamentava profundamente” ter abatido o avião civil, sublinhando tratar-se de “uma grande tragédia e um erro imperdoável”.

O acidente ocorreu horas depois do lançamento de 22 mísseis iranianos contra duas bases da coligação internacional liderada pelos EUA, em Ain Assad e Erbil, no Iraque, numa operação de vingança pela morte do general iraniano Qassem Soleimani.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.