A cafeína é tão eficaz que até as abelhas ficam viciadas

Investigadores britânicos descobriram que algumas plantas com esta substância atraem mais rapidamente as abelhas à procura de pólen do que as plantas com um néctar normal.

A descoberta, revelada por cientistas da Universidade de Sussex, no Reino Unido, mostra que também as abelhas, quando andam à procura de pólen, são mais aliciadas por plantas que contenham cafeína, conta a BBC.

São muitas as plantas que produzem esta substância de forma natural, algumas com o objetivo de afastar animais que, sem isso, poderiam facilmente comê-las como, por exemplo, as lagartas.

Porém, o estudo dos investigadores britânicos, publicado na revista Current Biology, mostra exatamente o contrário, sobretudo no caso das abelhas.

Estes insetos não conseguem resistir ao efeito da cafeína e, por isso, se tiverem de escolher entre plantas com essa substância e plantas com um néctar vulgar, a decisão acaba por ser bastante fácil.

De acordo com a responsável pelo estudo, a tradicional teoria de que, no processo de polinização, existe uma relação de benefício mútuo, no qual o polinizador recebe uma recompensa da planta, pode não ser exatamente assim.

“Este estudo prova que a planta consegue exercer uma certa dominação sobre a abelha, como se estivesse a drogá-la”, explicou Margaret Couvillon.

De acordo com Francis Ratnieks, um dos membros da equipa de investigação, já existiam outras pesquisas que mostravam que a cafeína presente no néctar de algumas plantas melhorava a memória das abelhas para localizar uma determinada flor.

Para descobrir até onde chegam os efeitos desta substância, os cientistas colocaram duas flores artificiais na presença de várias abelhas, uma com um néctar habitual e outra com um composto semelhante à cafeína encontrada em várias plantas.

Também para conseguir o acompanhamento de cada abelha, os investigadores “colaram” uma pequena placa com um número nas costas de cada uma.

Além de voltarem muito mais rapidamente à flor com cafeína, a descoberta mais marcante foi que esta substância fazia com que as abelhas “dançassem” ainda mais.

E com isto não queremos dizer que as abelhas começaram a dançar um tango ou uma valsa. “Dança” para denominar os movimentos que estas fazem quando querem comunicar a outras abelhas a localização de uma boa fonte de néctar.

Depois da exposição à cafeína, os efeitos expementados por estes insetos também foram uma novidade.

“As abelhas que recolheram o néctar com cafeína continuaram a visitar a planta (por muitos dias), mesmo depois de esta estar vazia”, disse Couvillon à BBC.

“Os efeitos desta experiência de três horas prolongaram-se por muitos dias”, concluiu.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …