A cafeína é tão eficaz que até as abelhas ficam viciadas

Investigadores britânicos descobriram que algumas plantas com esta substância atraem mais rapidamente as abelhas à procura de pólen do que as plantas com um néctar normal.

A descoberta, revelada por cientistas da Universidade de Sussex, no Reino Unido, mostra que também as abelhas, quando andam à procura de pólen, são mais aliciadas por plantas que contenham cafeína, conta a BBC.

São muitas as plantas que produzem esta substância de forma natural, algumas com o objetivo de afastar animais que, sem isso, poderiam facilmente comê-las como, por exemplo, as lagartas.

Porém, o estudo dos investigadores britânicos, publicado na revista Current Biology, mostra exatamente o contrário, sobretudo no caso das abelhas.

Estes insetos não conseguem resistir ao efeito da cafeína e, por isso, se tiverem de escolher entre plantas com essa substância e plantas com um néctar vulgar, a decisão acaba por ser bastante fácil.

De acordo com a responsável pelo estudo, a tradicional teoria de que, no processo de polinização, existe uma relação de benefício mútuo, no qual o polinizador recebe uma recompensa da planta, pode não ser exatamente assim.

“Este estudo prova que a planta consegue exercer uma certa dominação sobre a abelha, como se estivesse a drogá-la”, explicou Margaret Couvillon.

De acordo com Francis Ratnieks, um dos membros da equipa de investigação, já existiam outras pesquisas que mostravam que a cafeína presente no néctar de algumas plantas melhorava a memória das abelhas para localizar uma determinada flor.

Para descobrir até onde chegam os efeitos desta substância, os cientistas colocaram duas flores artificiais na presença de várias abelhas, uma com um néctar habitual e outra com um composto semelhante à cafeína encontrada em várias plantas.

Também para conseguir o acompanhamento de cada abelha, os investigadores “colaram” uma pequena placa com um número nas costas de cada uma.

Além de voltarem muito mais rapidamente à flor com cafeína, a descoberta mais marcante foi que esta substância fazia com que as abelhas “dançassem” ainda mais.

E com isto não queremos dizer que as abelhas começaram a dançar um tango ou uma valsa. “Dança” para denominar os movimentos que estas fazem quando querem comunicar a outras abelhas a localização de uma boa fonte de néctar.

Depois da exposição à cafeína, os efeitos expementados por estes insetos também foram uma novidade.

“As abelhas que recolheram o néctar com cafeína continuaram a visitar a planta (por muitos dias), mesmo depois de esta estar vazia”, disse Couvillon à BBC.

“Os efeitos desta experiência de três horas prolongaram-se por muitos dias”, concluiu.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …