A cafeína é tão eficaz que até as abelhas ficam viciadas

Investigadores britânicos descobriram que algumas plantas com esta substância atraem mais rapidamente as abelhas à procura de pólen do que as plantas com um néctar normal.

A descoberta, revelada por cientistas da Universidade de Sussex, no Reino Unido, mostra que também as abelhas, quando andam à procura de pólen, são mais aliciadas por plantas que contenham cafeína, conta a BBC.

São muitas as plantas que produzem esta substância de forma natural, algumas com o objetivo de afastar animais que, sem isso, poderiam facilmente comê-las como, por exemplo, as lagartas.

Porém, o estudo dos investigadores britânicos, publicado na revista Current Biology, mostra exatamente o contrário, sobretudo no caso das abelhas.

Estes insetos não conseguem resistir ao efeito da cafeína e, por isso, se tiverem de escolher entre plantas com essa substância e plantas com um néctar vulgar, a decisão acaba por ser bastante fácil.

De acordo com a responsável pelo estudo, a tradicional teoria de que, no processo de polinização, existe uma relação de benefício mútuo, no qual o polinizador recebe uma recompensa da planta, pode não ser exatamente assim.

“Este estudo prova que a planta consegue exercer uma certa dominação sobre a abelha, como se estivesse a drogá-la”, explicou Margaret Couvillon.

De acordo com Francis Ratnieks, um dos membros da equipa de investigação, já existiam outras pesquisas que mostravam que a cafeína presente no néctar de algumas plantas melhorava a memória das abelhas para localizar uma determinada flor.

Para descobrir até onde chegam os efeitos desta substância, os cientistas colocaram duas flores artificiais na presença de várias abelhas, uma com um néctar habitual e outra com um composto semelhante à cafeína encontrada em várias plantas.

Também para conseguir o acompanhamento de cada abelha, os investigadores “colaram” uma pequena placa com um número nas costas de cada uma.

Além de voltarem muito mais rapidamente à flor com cafeína, a descoberta mais marcante foi que esta substância fazia com que as abelhas “dançassem” ainda mais.

E com isto não queremos dizer que as abelhas começaram a dançar um tango ou uma valsa. “Dança” para denominar os movimentos que estas fazem quando querem comunicar a outras abelhas a localização de uma boa fonte de néctar.

Depois da exposição à cafeína, os efeitos expementados por estes insetos também foram uma novidade.

“As abelhas que recolheram o néctar com cafeína continuaram a visitar a planta (por muitos dias), mesmo depois de esta estar vazia”, disse Couvillon à BBC.

“Os efeitos desta experiência de três horas prolongaram-se por muitos dias”, concluiu.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …