/

Café retira gelados “africano” e “chinês” da ementa após críticas de racismo

2

Um café em França retirou dois gelados da ementa após receber acusações de racismo nas redes sociais. As duas sobremesas chamavam-se “africano” e “chinês”.

O Le Poussin Bleu, um café em Côte d’Azur, França, decidiu retirar da ementa duas sobremesas após ter sido alvo de acusações de racismo nas redes sociais. Em causa estão dois gelados: o “africano” e o “chinês”.

O primeiro é tem uma cobertura de chocolate e é decorado de forma a retratar a cara de um homem de raça negra, com lábios carnudos e vermelhos. Já o segundo tem sabor a limão e é desenhado nele uma cara com olhos rasgados, tipicamente asiáticos.

O café onde são vendidos os gelados recebeu críticas no Twitter, onde era acusado de racismo. Esta não é a primeira vez que estas duas sobremesas geram polémica. Em agosto do ano passado, um utilizador do Twitter já tinha realçado o caráter racista dos gelados, escreve o Observador.

“O restaurante Le Poussin Bleu, em St. Raphaël, e a sua seleção de gelados, é particularmente racista… não é?“, escreveu o utilizador.

Embora os proprietários do café já tenham retirado os gelados da ementa, defendem que não são racistas. “Não somos racistas. Respeitamos todos!”, lê-se numa publicação divulgada no Facebook. “Estes gelados deram prazer a muitas gerações de famílias de diferentes origens. Se incomodaram algumas pessoas recentemente, pedimos desculpa”, lê-se ainda.

Africaine et Chinois terrassés par les réseaux sociaux…Notre carte des glaces était inchangée depuis 1947, néanmoins…

Publicado por Le poussin bleu em Quinta-feira, 23 de julho de 2020

Os donos do café dizem que os gelados estavam na ementa quando assumiram a gerência do estabelecimento e que, “ingenuamente”, foram mantidos na carta.

ZAP //

2 Comments

  1. Mais hipertelias da dialética vigente. É só para alguns “iluminados” que acham que esta retórica vai resolver o quer que seja…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.