Café pode ficar 50% mais caro

Tânia Rego / ABr

-

A corretora Golden Broker antecipa um possível aumento do preço do café ao consumidor em Portugal em 50%, refletindo o encarecimento da matéria-prima, uma situação que a associação do setor diz estar a acompanhar.

“O preço do café para o consumidor final, em Portugal, poderá crescer até 50%, em 2014 devido ao efeito do clima seco que afetou o maior produtor mundial, o Brasil, que registou o mês de Janeiro mais quente dos últimos 20 anos”, afirma a sociedade corretora em comunicado divulgado hoje.

Segundo refere, as perspectivas de clima seco baixaram as previsões de colheitas, o que levou já o preço do café no mercado internacional a atingir “um máximo de 16 meses”, com “uma subida de mais de 50% em apenas dois meses”.

“Perspectiva-se que possa ter um impacto significativo no comércio nacional de café e, em particular, junto do consumidor final”, alerta o corretor da Golden Broker, João Pinto.

A secretária-geral da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), Teresa Ruivo, afirmou que a associação “tem acompanhado o assunto”, reconhecendo que “a falta de chuva no Brasil tem provocado quebras nas colheitas e, consequentemente, o aumento do preço”.

“Mas acreditamos que esta não seja uma situação que venha para ficar”, disse, escusando-se a comentar o eventual impacto sobre o preço ao consumidor por este ser um “tema que não cabe no âmbito da associação”. “A associação não costuma manifestar-se sobre essa matéria, uma vez que cada marca tem a sua estratégia e [o preço] é do foro de cada marca”, disse.

Uma decisão de cada marca

Ainda assim, Teresa Ruivo afirmou que “cada uma das marcas estará atenta a estas oscilações”, sendo que, “provavelmente, algumas irão assumir durante algum tempo esse aumento, a ver se é algo passageiro, e outras irão aumentar o preço“.

Segundo a secretária-geral da AICC, embora não sendo o único, o Brasil é o maior produtor mundial de café verde, pelo que, “se houver alguma oscilação no Brasil, provavelmente terá influência nos outros países também”.

De acordo com dados avançados pela Golden Broker, cerca de 80% dos portugueses bebe café diariamente, numa média de 2,2 chávenas por dia, sendo o consumo nacional de 4,1 quilos per capita.

“Estes valores têm vindo a diminuir, pois os preços têm subido, com a taxa do IVA a ser responsável pelos cerca de 0,65 euros que se paga em média por um café”, recorda João Pinto.

Segundo o corretor da Golden Broker, se entre março de 2011 e outubro de 2013 o preço do café no mercado internacional caiu 70%, “mas nenhum cidadão viu o preço do café ser reduzido nos estabelecimentos comerciais”, o facto é que “poderá agora haver algum aproveitamento por parte dos produtores e distribuidores para subirem o preço do café no retalho, com uma potencial subida no preço do café ao consumidor final”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-2 Belenenses SAD | Líder salva virgindade nos descontos

A Belenenses SAD esteve a segundos de cumprir a promessa de Petit, que na antevisão da partida apontava para a primeira derrota do Sporting. Os “azuis” estiveram a vencer por 2-0, graças a uma eficácia …

Quatro anos depois, Danny recuperou a sua prancha. Estava a 2700 quilómetros

Um surfista australiano recuperou a sua prancha quatro anos depois de a ter perdido. Estava a 2700 quilómetros do sítio onde a tinha visto pela última vez. Danny Griffiths, um surfista habituado a ondas grandes, perdeu …

Os astronautas precisam de um frigorífico. Engenheiros trabalham num que funciona de "cabeça para baixo"

Para que os astronautas façam longas missões à Lua ou a Marte, precisam de um frigorífico, mas estes eletrodomésticos não são projetados para funcionar em gravidade zero. Os astronautas precisam de frigoríficos para as missões prolongadas …

A maior "cidade-fantasma" da China voltou a florescer (graças à educação)

Kangbashi, na Mongólia Interior, é considerada há muitos anos a maior "cidade-fantasma" da China. Agora, tem muito a agradecer a uma jogada inesperada, mas muito eficaz: o setor da Educação. Há alguns anos que Kangbashi, uma …

Carro da Tesla ajuda o FBI a capturar homem suspeito de atear fogo em igreja

As câmaras de um Tesla ajudaram as autoridades a prender um homem suspeito de atear fogo numa igreja na cidade de Springfield, no estado de Massachusetts. A congregação foi atacada mais de uma vez em …

Destemida e aventureira. Com apenas 18 anos, Simone Segouin ajudou a França a derrotar os nazis

Quando tinha apenas 18 anos, Simone Segouin juntou-se à Resistência Francesa para capturar as tropas nazis, sabotar os planos alemães e lutar contra o fascismo no seu país. Apesar de ter abandonado a escola bastante cedo, …

Orgulho e ciúmes. Corrida armamentista entre Coreias coloca ambiente de paz em risco

A relação entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul é conhecida por ser bastante conturbada, sendo que nos últimos anos já ocorreram alguns incidentes entre os países. Agora, as duas nações peninsulares …

"Estória mal contada": a saída de João Marques do Famalicão

Perto do final do campeonato feminino de futebol, o treinador das candidatas ao título abandona o emblema minhoto. Provavelmente porque vai liderar outra equipa minhota. Adeptos não gostaram. A Liga BPI, a primeira divisão nacional feminina …

Livre cede lugares à IL e ao Volt. Vasco Lourenço fala em "chicana política"

O Livre cedeu, esta quarta-feira, quatro lugares da sua comitiva no desfile que assinala o 25 de Abril à Iniciativa Liberal e ao Volt Portugal, depois da comissão promotora os ter informado de que não …

Pena de morte diminuiu. Execuções globais atingem o número mais baixo numa década

Globalmente, foram executadas 483 pessoas em 2020, o número mais baixo registado pela Amnistia Internacional (AI) numa década, marcando uma redução de 26% em relação a 2019 e 70% comparativamente a 2015. Segundo um artigo da …