Café mais caro do mundo é feito de caca de elefante

morberg / Flickr

-

É o café “mais raro e mais caro do mundo” e é feito a partir de fezes de elefante. É isso mesmo! Uma marca de café aposta nos poderes do sistema digestivo destes grandes mamíferos para gerar um produto “gourmet”.

O Black Ivory Coffee foi criado por Blake Dinkin, um canadiano que em 2002 deixou o emprego, numa empresa japonesa de comércio, para perseguir o sonho de criar café a partir de fezes de animais.

Dinkin levou 10 anos nesta busca, até finalmente conseguir um café feito de caca de elefante que sabe a “chocolate preto, malte, cerejas, com um toque de erva“, conforme o próprio afirma.

Este resultado final está ligado ao facto de o sistema digestivo dos elefantes anular a proteína presente nos grãos de café que lhe dá aquele sabor amargo. Além disso, a digestão destes animais proporciona aos grãos um nível de fermentação que permite realçar as características naturais do café, conforme destaca Blake Dinkin.

Tudo começou quando este canadiano ouviu falar do café Kopi Luwak que é feito de grãos que são primeiramente digeridos por civetas, animais mamíferos nativos da África e da Ásia. O alto valor de venda deste café foi um dos aliciantes para esta aventura – cada chávena pode custar entre 50 a 60 dólares.

Na busca do animal ideal para poder fazer o seu produto único, devidamente refinado nas suas fezes, este canadiano acabou nos elefantes depois de ouvir histórias que diziam que eles se alimentavam de bagos de café, nas alturas de escassez de comida, por causa da seca.

Blake Dinkin começou as suas experiências num Zoo de Guelph, em Ontário, no Canadá, mas os primeiros resultados foram decepcionantes – o café “cheirava e sabia exactamente como se pensaria”, conta ele na revista Vice Canadá.

Esteve quase para desistir desta busca pelo seu “Café Sagrado”, mas acabou por chegar à fórmula perfeita num santuário de elefantes na Tailândia.

Blake Dinkin paga cerca de 10 dólares por hora aos trabalhadores indonésios que recolhem à mão os bagos de café das fezes de elefante, o que equivale ao ordenado de um dia inteiro na Tailândia. Esses bagos são depois secados ao sol e assados, sendo necessários 33 quilos de bagas para produzir um quilo de café.

Actualmente, vende os seus grãos de Café Black Ivory a hotéis de cinco estrelas na Ásia e no Médio Oriente e planeia a expansão para a Europa e para a América do Norte. Na Internet este peculiar café pode comprar-se a 180 dólares por 100 gramas, à parte os custos de envio.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta espécie de café, é como as ideias de certos governantes. Por base têm excremento. Não acredito é que, no caso dos governantes seja de elefante, penso que seja de “caganitas de rato” ou “cócò de galinha da India”.Penso eu..

  2. eu não estou contra o esperto que se lembra de tal coisa, revolta-me e´que haja pessoas que paguem este balúrdio por uns míseros resíduos de merda de elefante e tenham o desplante de afirmar que aquela treta é o melhor do mundo. Porque não aparece nenhum “chefz” como soa o que diz um artolas num anuncio televisivo daqueles sobre um certo programa em que eles se degladiam por mostrar como é possível gastar 50 ou 60 euros para comer uma amostra de um qualquer produto, dito gourmet, a aproveitar na totalidade a bosta do elefante? Entretanto morrem de fome por esse mundo fora milhares de crianças porque pelos vistos nem à bosta de elefante podem chegar, pois podem ter grãos de café. Será que já vem torrado?

  3. Em Bali na Indonésia provei café Luwak, é normal não é um café inesquecível. O pormenor de vir nas fezes do bicho é apenas um pormenor, comem-se coisas mais nojentas e ninguém dá por isso.

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …