Cães robôs deram o corpo às balas e participaram num exercício militar nos Estados Unidos

Os mais recentes soldados da Força Aérea dos Estados Unidos saíram do interior de um avião militar para participar num exercício num campo de aviação no deserto de Mojave. E souberam dar o corpo às balas.

Segundo o The Drive, o exercício militar foi realizado na semana passada, tendo sido um dos mais experimentais de alta tecnologia das Forças Armadas dos Estados Unidos. Os cães robôs, batizados de Vision 60 UGVs, foram enviados para fora do avião para detetar ameaças sem que os seres humanos fossem expostos.

O comunicado da Força Aérea norte-americana avança ainda que estas máquinas são um dos elementos do Advanced Battle Management System (Sistema Avançado de Gestão de Batalha), um sistema que usa Inteligência Artificial (IA) e análise de dados rápida para detetar e combater ameaças.

No futuro, os soldados enfrentarão “uma gama estonteante de informações” para avaliar e vão precisar de confiar na síntese de dados feita em nanossegundos para lutar com eficácia, disse Will Roper, secretário adjunto da Força Aérea para aquisição, tecnologia e logística.

“Valorizar os dados como um recurso essencial para o combate, não menos vital do que o combustível para aviões ou os satélites, é a chave para a guerra de próxima geração”, acrescentou.

O exercício, que decorreu entre 31 de agosto e 3 de setembro, envolveu todos os ramos das Forças Armadas dos Estados Unidos e usou 30 locais em todo o país. Os robôs entraram em ação na Base da Força Aérea de Nellis, no Nevada.

O sargento Mestre Lee Boston, um membro dos Devil Raiders, explicou que “os cães permitem visualizar a área, ao mesmo tempo que mantemos os nossos militares mais próximos da aeronave”.

Os Vision 60 UGVs são obra da empresa Ghost Robotics, com sede em Philadelphia. “Um princípio fundamental do projeto para os nossos robôs com pernas é a complexidade mecânica reduzida em comparação com qualquer outro robô com pernas e até UGVs tradicionais sobre rodas”, informa a empresa no site.

“Ao reduzir a complexidade, aumentamos a durabilidade, agilidade e resistência. Os nossos Q-UGVs são imparáveis“, remata.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …