/

Cães podem refletir os níveis de stress dos donos

1

Cães podem não só sentir quando estamos stressados, mas também refletir os nossos níveis de stress. A investigação mostrou que, no entanto, donos não são influenciados pelo stress dos seus animais.

O stress é um componente inevitável da vida moderna. Muitas pessoas preocupam-se com o efeito de um estilo de vida stressante na saúde a longo prazo, mas poucos de nós pensam sobre como o nosso estilo de vida e os nossos próprios níveis de stress afetam a saúde dos nossos animais de estimação.

Um novo estudo publicado esta quinta-feira na revista Scientific Reports sugere que devemos prestar mais atenção a isso, uma vez que o stress a longo prazo nos donos de cães mostra uma correlação com o stress a longo prazo nos seus cães.

Os autores do estudo analisaram os níveis de cortisol, uma hormona do stress, através de amostras de cabelo de cães e das donas. O cortisol é armazenado no cabelo à medida que cresce em proporção à quantidade no sangue, permitindo uma medição de como alguém esteve stressado ao longo dos meses antes de recolher a amostra.

Todos os 58 cães usados no estudo tinham donas do sexo feminino e eram de duas raças — pastores-de-shetland e border collies. O grupo de estudo também foi dividido em cães de estimação e aqueles que foram treinados para competições em disciplinas como obediência e agilidade.

Os níveis de atividade dos cães foram analisados usando um colar de rastreamento ao longo de uma semana durante o estudo. Foi também tida em conta a personalidade de cães e donas e como afetaram as respostas de stress uns dos outros. Essas informações foram obtidas pelo uso de testes de personalidade, preenchidos pelos proprietários.

Donos afetam cães — mas não o contrário

Os resultados foram fascinantes e complexos. Por exemplo, ao que tudo indica, a personalidade da dona pode afetar os níveis de stress do cão, mas não o contrário. A estação afeta os níveis de cortisol de ambas as raças de cães, sendo mais impactante no inverno.

Os níveis de treino e atividade não afetaram os níveis de cortisol dos cães, mas os caninos competidores apresentaram níveis mais baixos de cortisol no inverno do que os cães de estimação.

Um dos resultados mais interessantes é que os proprietários com maiores níveis de stress tinham cães com níveis mais altos de stress, no inverno e no verão. Os autores sugerem que este é um efeito causal, que leva os cães a responderem aos níveis de stress das suas donas.

Durante muitos anos, os humanos tentaram negar que os animais pudessem sentir emoções, acreditando que a emoção era o que separava as pessoas dos animais. No entanto, essa parece ser uma perceção completamente falsa e que animais tão diversos como cabras, cavalos e cães podem não apenas sentir emoções, mas também perceber e reagir a elas.

Para já é impossível dizer com certezas, uma vez que os investigadores não tiveram em conta peripécias em comum de dono e cão, que podem afetar os dois. Exemplos disto são terminar uma relação, luto, mudar de casa, mudar de emprego, etc.

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.