Cães podem refletir os níveis de stress dos donos

Cães podem não só sentir quando estamos stressados, mas também refletir os nossos níveis de stress. A investigação mostrou que, no entanto, donos não são influenciados pelo stress dos seus animais.

O stress é um componente inevitável da vida moderna. Muitas pessoas preocupam-se com o efeito de um estilo de vida stressante na saúde a longo prazo, mas poucos de nós pensam sobre como o nosso estilo de vida e os nossos próprios níveis de stress afetam a saúde dos nossos animais de estimação.

Um novo estudo publicado esta quinta-feira na revista Scientific Reports sugere que devemos prestar mais atenção a isso, uma vez que o stress a longo prazo nos donos de cães mostra uma correlação com o stress a longo prazo nos seus cães.

Os autores do estudo analisaram os níveis de cortisol, uma hormona do stress, através de amostras de cabelo de cães e das donas. O cortisol é armazenado no cabelo à medida que cresce em proporção à quantidade no sangue, permitindo uma medição de como alguém esteve stressado ao longo dos meses antes de recolher a amostra.

Todos os 58 cães usados no estudo tinham donas do sexo feminino e eram de duas raças — pastores-de-shetland e border collies. O grupo de estudo também foi dividido em cães de estimação e aqueles que foram treinados para competições em disciplinas como obediência e agilidade.

Os níveis de atividade dos cães foram analisados usando um colar de rastreamento ao longo de uma semana durante o estudo. Foi também tida em conta a personalidade de cães e donas e como afetaram as respostas de stress uns dos outros. Essas informações foram obtidas pelo uso de testes de personalidade, preenchidos pelos proprietários.

Donos afetam cães — mas não o contrário

Os resultados foram fascinantes e complexos. Por exemplo, ao que tudo indica, a personalidade da dona pode afetar os níveis de stress do cão, mas não o contrário. A estação afeta os níveis de cortisol de ambas as raças de cães, sendo mais impactante no inverno.

Os níveis de treino e atividade não afetaram os níveis de cortisol dos cães, mas os caninos competidores apresentaram níveis mais baixos de cortisol no inverno do que os cães de estimação.

Um dos resultados mais interessantes é que os proprietários com maiores níveis de stress tinham cães com níveis mais altos de stress, no inverno e no verão. Os autores sugerem que este é um efeito causal, que leva os cães a responderem aos níveis de stress das suas donas.

Durante muitos anos, os humanos tentaram negar que os animais pudessem sentir emoções, acreditando que a emoção era o que separava as pessoas dos animais. No entanto, essa parece ser uma perceção completamente falsa e que animais tão diversos como cabras, cavalos e cães podem não apenas sentir emoções, mas também perceber e reagir a elas.

Para já é impossível dizer com certezas, uma vez que os investigadores não tiveram em conta peripécias em comum de dono e cão, que podem afetar os dois. Exemplos disto são terminar uma relação, luto, mudar de casa, mudar de emprego, etc.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"50 sombras" da Idade Média. Páginas censuradas de um livro francês encontradas nos EUA

As páginas de um romance medieval foram descobertas nos arquivos da Diocese de Worcester, no estado norte-americano de Massachusetts.  Investigadores descobriram uma versão perdida de um romance medieval, que contém cenas eróticas. O poema francês - …

A tecnologia usada na Bitcoin também está a ser usada para encontrar o amor

Várias dating apps (aplicações de encontros) estão a recorrer ao blockchain para que os seus utilizadores possam encontrar a cara-metade de uma forma mais segura e transparente. O Tinder é provavelmente a dating app mais usada …

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …