Cães podem refletir os níveis de stress dos donos

Cães podem não só sentir quando estamos stressados, mas também refletir os nossos níveis de stress. A investigação mostrou que, no entanto, donos não são influenciados pelo stress dos seus animais.

O stress é um componente inevitável da vida moderna. Muitas pessoas preocupam-se com o efeito de um estilo de vida stressante na saúde a longo prazo, mas poucos de nós pensam sobre como o nosso estilo de vida e os nossos próprios níveis de stress afetam a saúde dos nossos animais de estimação.

Um novo estudo publicado esta quinta-feira na revista Scientific Reports sugere que devemos prestar mais atenção a isso, uma vez que o stress a longo prazo nos donos de cães mostra uma correlação com o stress a longo prazo nos seus cães.

Os autores do estudo analisaram os níveis de cortisol, uma hormona do stress, através de amostras de cabelo de cães e das donas. O cortisol é armazenado no cabelo à medida que cresce em proporção à quantidade no sangue, permitindo uma medição de como alguém esteve stressado ao longo dos meses antes de recolher a amostra.

Todos os 58 cães usados no estudo tinham donas do sexo feminino e eram de duas raças — pastores-de-shetland e border collies. O grupo de estudo também foi dividido em cães de estimação e aqueles que foram treinados para competições em disciplinas como obediência e agilidade.

Os níveis de atividade dos cães foram analisados usando um colar de rastreamento ao longo de uma semana durante o estudo. Foi também tida em conta a personalidade de cães e donas e como afetaram as respostas de stress uns dos outros. Essas informações foram obtidas pelo uso de testes de personalidade, preenchidos pelos proprietários.

Donos afetam cães — mas não o contrário

Os resultados foram fascinantes e complexos. Por exemplo, ao que tudo indica, a personalidade da dona pode afetar os níveis de stress do cão, mas não o contrário. A estação afeta os níveis de cortisol de ambas as raças de cães, sendo mais impactante no inverno.

Os níveis de treino e atividade não afetaram os níveis de cortisol dos cães, mas os caninos competidores apresentaram níveis mais baixos de cortisol no inverno do que os cães de estimação.

Um dos resultados mais interessantes é que os proprietários com maiores níveis de stress tinham cães com níveis mais altos de stress, no inverno e no verão. Os autores sugerem que este é um efeito causal, que leva os cães a responderem aos níveis de stress das suas donas.

Durante muitos anos, os humanos tentaram negar que os animais pudessem sentir emoções, acreditando que a emoção era o que separava as pessoas dos animais. No entanto, essa parece ser uma perceção completamente falsa e que animais tão diversos como cabras, cavalos e cães podem não apenas sentir emoções, mas também perceber e reagir a elas.

Para já é impossível dizer com certezas, uma vez que os investigadores não tiveram em conta peripécias em comum de dono e cão, que podem afetar os dois. Exemplos disto são terminar uma relação, luto, mudar de casa, mudar de emprego, etc.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Governo esclarece: pausa de Natal nas escolas terá os mesmos 11 dias

O Ministério da Educação esclareceu que as férias de Natal do próximo ano letivo terão os mesmos 11 dias de 2018/2019, depois de o calendário escolar para 2019/2020 ter revelado uma interrupção de quase três …

Patrick Shanahan desiste da nomeação para secretário da Defesa dos EUA por alegado caso de violência doméstica

Donald Trump ia nomear oficialmente Patrick Shanahan como secretário da Defesa, mas este desistiu após ter sido divulgado um caso de violência doméstica contra a mulher com um taco de beisebol. O Presidente norte-americano anunciou esta …

Portugal está entre os países com melhores políticas de apoio à família

Portugal é o quinto país, entre os membros da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), com as melhores políticas de apoio à família, segundo dados de 2016 divulgados hoje …

Ex-líder da ETA sai em liberdade sob controlo judicial

O histórico líder da organização separatista ETA vai ser libertado da prisão, ficando sob controlo judicial, decisão tomada e divulgada esta quarta-feira pelo Tribunal de Recursos de Paris. Detido em maio nos Alpes franceses, José Antonio …

Angola. Situação é "dramática" e há que "declarar guerra aberta" ao VIH/SIDA

A organização não-governamental Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (Anaso) considera "dramática" a situação do VIH/SIDA em Angola, referindo que a taxa de prevalência de 2% "é irreal e não reflete o estado …

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …