Caem pedaços do teto em tribunais do Porto. Juízes e advogados em perigo

Existem tribunais na comarca do Porto com falta de condições de trabalho e segurança, que colocam em causa a segurança dos utentes, advogados e juízes, escreve o Jornal de Notícias esta segunda-feira.

Conta o diário na sua edição impressa que existem situações em que pedaços do teto caem nas salas de audiências e gabinetes fechados devido a buracos causados por infiltrações.

Existem “recorrentes as infiltrações devido a uma fissura muito grande numa parede estrutural e nos últimos dois anos, houve dois casos de quedas de pedaços de teto. Um atingiu a bancada dos advogados, numa das salas de audiência, e outra aconteceu no gabinete dos juízes militares”, denunciou José António Rodrigues da Cunha, juiz presidente do Tribunal de São João, no Porto, um dos mais afetados por esta situação.

Há juízes desembargadores a trabalhar a partir de casa por falta de gabinetes, funcionários que partilham pequenos espaços onde estão mais de seis mil processos, infiltrações nas paredes e corredores estreitos, ocupados com material que não cabe nas salas.

De acordo com o JN, a segurança de juízes, advogados e utentes está em causa, dando conta que existem queixas deste tipo em tribunais por todo o país.

O juiz Rodrigues da Cunha teme que um dia alguém se possa magoar. “Temo que possa acontecer” uma situação em que caia um pedaço de teto “durante uma sessão de julgamento e ferir alguém com gravidade”, disse em declarações ao matutino.

O antigo mosteiro do século XVII onde são julgados os criminosos mais violentos da Área Metropolitana do Porto tem inúmeros problemas de infiltrações e há uma grande incapacidade de aquecer as salas, observa ainda a revista Sábado, que recorda que em 2018, através de um canal de Youtube criado pela Associação Sindical dos Juízes, eram já apontadas graves falhas de segurança em tribunais por todo o país.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Ação judicial contra ordem executiva de Trump de restrição às redes sociais. Viola a Primeira Emenda

O Centro para a Democracia e Tecnologia (CDT) apresentou uma ação judicial contra a ordem executiva de Donald Trump cujo alvo eram as redes sociais, alegando que viola a Primeira Emenda da Constituição norte-americana. O The …

Grécia suspende voos com o Qatar após chegada de 12 passageiros infetados

A Grécia anunciou, esta terça-feira, a suspensão dos voos de e para o Qatar até 15 de junho, depois de ter detetado vários casos de coronavírus numa ligação de Doha para Atenas. Pelo menos 12 dos …

Norte e Porto são demasiado importantes para que TAP não olhe para região "com respeito"

Pedro Nuno Santos adiantou, esta quarta-feira, que o novo plano de retoma da atividade da TAP está a ser trabalhado e o objetivo é que a TAP "dê resposta às necessidades nacionais". O ministro das Infraestruturas …

Se Chega vencer eleições, "ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar prisão"

Tal como Donald Trump, André Ventura abriu guerra contra o Twitter e deixou um aviso: "Se o Chega vencer as eleições, ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar mesmo prisão". Numa altura em que os …

Reestruturação do Novo Banco é para terminar este ano, garante António Ramalho

António Ramalho, presidente do Novo Banco, garante que o processo de reestruturação ficará concluído ainda este ano. Desde a venda do Novo Banco ao fundo Lone Star a história repete-se todos os anos: a administração ativa …

Dívida pública pode atingir 141,8% do PIB em 2020

Esta quarta-feira, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) apresentou dois cenários para a evolução da economia e das finanças públicas no período 2020-2022. De acordo com as estimativas divulgadas esta quarta-feira pelo Conselho das Finanças Públicas …

Portugal entre incumpridores de recomendações anti-corrupção do Conselho da Europa

No final de 2019 Portugal só tinha implementado integralmente uma das 15 recomendações emitidas pelo Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO). Das restantes 14 recomendações, oito foram implementadas parcialmente e seis recomendações não foram …

André Ventura "é declaradamente uma pessoa racista", atira socialista Isabel Moreira

Numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, esta quarta-feira, a deputada socialista Isabel Moreira afirmou que o líder do Chega "é declaradamente uma pessoa racista". Esta quarta-feira, numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, …

Chegaram 108 ventiladores da China esta quarta-feira

Do total de 1.151 ventiladores comprados pelo Ministério da Saúde à China, só 264 é que terão chegado a Portugal até esta quarta-feira, avança o Correio da Manhã. O secretário de Estado da Internacionalização garantiu, …

Parlamento prepara-se para alargar proteção a diabéticos e hipertensos

O Parlamento prepara-se para alargar a proteção a doentes diabéticos e hipertensos no atual contexto de pandemia de covid-19. PSD, PCP e BE entendem que as pessoas com estes problemas de saúde e que não tenham …