Polícia treinou uma cadela para farejar provas eletrónicas

Minnesota Bureau of Criminal Apprehension

K9-Sota foi treinada para farejar dispositivos eletrónicos.

No Minnesota, Estados Unidos, a polícia treinou uma cadela para farejar dispositivos eletrónicos. Sota já ajudou a encontrar provas em dez crimes.

A polícia estatal do Minnesota treinou uma cadela labrador britânica para farejar dispositivos eletrónicos, que podem conter provas incriminatórias. Sota foi treinada para encontrar pequenos objetos eletrónicos, como telemóveis, pen drives e cartões de memória, escreve o jornal norte-americano Star Tribune.

Sota já ajudou as autoridades a encontrar evidências ocultas relacionadas com crimes financeiros ou crimes predatórios cometidos por pedófilos em dez cenas de crime.

A polícia explicou ao Star Tribune que Sota é particularmente útil quando, por exemplo, um suspeito deita fora um cartão de memória MicroSD enquanto está em fuga da polícia. Se não fosse esta cadela especialmente treinada para o efeito, dificilmente a polícia conseguiria encontrar o cartão.

Um dos principais problemas é que Sota, obviamente, não consegue distinguir se o dispositivo eletrónico em causa tem provas incriminatórias ou não, realça a Futurism. Há apenas mais três cães nos Estados Unidos capazes de fazer o mesmo que Sota.

“K-9 Sota é treinada para ajudar a encontrar pequenos pedaços de plástico que podem conter evidências críticas num caso”, explicou superintendente Drew Evans.

Os cinco sentidos de um humano durante a investigação do local de crime em busca de provas podem falhar em encontrar o que o nariz de um cão consegue cheirar, salienta Evans.

“Esta cadela vai realmente levar-nos anos para a frente”, disse Evans, “porque o nariz dela é muito melhor, obviamente, do que qualquer um dos nossos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …