Carne podre e cadáveres que explodem por falta de eletricidade na Venezuela

andresAzp / Flickr

Manifestações na Venezuela

Em Maracaibo, na Venezuela, a energia elétrica falha constantemente. Nos mercados, há carne podre à venda, mas ainda assim a procura aumenta. Porquê? “O que fazer, se é mais barato?”

A Venezuela atravessa, desde 2014, uma profunda recessão, com a inflação a galopar e a escassez dos produtos básicos a obrigar muitos cidadãos a abandonar o país. Mas esse não é um problema isolado: há, também na Venezuela, escassez de eletricidade.

Exemplo disso é a cidade de Maracaibo, no noroeste da Venezuela, que esta segunda-feira foi alvo de uma falha de energia elétrica que afetou outros 14 estados venezuelanos, incluindo a própria capital, Caracas, deixando as cidades sem abastecimento durante várias horas.

Em Maracaibo isto acontece várias vezes durante o ano. No entanto, etsa cidade merece especial atenção dado que é casa de algumas das maiores reservas de petróleo da Venezuela e do mundo. Apesar disso, a cidade atravessa grandes dificuldades económicas cujo problema das falhas elétricas só veio piorar.

A BBC refere que, faltando luz no mercado local, a carne tende a apodrecer. Na Venezuela, um quilo de carne custa cerca de 30 dólares, o equivalente a um terço do salário mínimo do país. Mas a carne, uma vez apodrecida, torna-se muito mais barata. Como o preço diminui, a procura aumenta.

Manuel, um comerciante venezuelano entrevistado pela BBC, adianta que estes cortes de energia constantes são alvo de manifestações frequentes. “A luz falta aqui dez vezes por dia, às vezes durante várias horas. No dia seguinte, os produtos estão em más condições.”

Mas a questão que Manuel coloca, põe esta situação em perspetiva: “O que fazer, se é mais barato?”

Os problemas no abastecimento de energia elétrica não afetam somente os mercados locais, tornando-se muito mais macabros do que imaginar venezuelanos a comer carne apodrecida. O problema reflete-se também nas morgues da cidade.

Wilfredo funcionário de uma morgue em Maracaibo, conta que tem “dois ou três” cadáveres sem refrigeração por semana. Em alguns casos, durante a decomposição, o abdómen chega até a explodir devido à acumulação de gases dias após a morte.

“Os corpos apodrecem a ponto de chegarem a explodir, sim.”

ZAP // BBC

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Onde está o repúdio da esquerda portuguesa? E essa democracia maravilhosa da internacional surrupialista?
    Porque esses lixos não vão ajudar o maduro que de tão maduro deveria chamar-se apodrecido ?
    Graças ao bolsonaro, o brasil não será uma nova venezuela e a nossa bandeira será sempre verde e amarela e jamais será vermelha
    bolsonaro 17 para o bem do brasil e a frustração da manada comuna

  2. Maduro não é socialista é simplesmente mais um ladrão do gang onde ele não é o chefe mas sim o D. Cabello.
    Chegamos ao ponto que ser criminoso é o que está a dar, lá como cá, onde os políticos se deixaram hipenotizar e são meras marionetes da Camorra.

    • É socialista sim. Ainda me lembro do Hugo Chavez a olhar para estabelecimentos e dizer “exproprie-se exproprie-se exproprie-se”. Quanto Maduro é continuacao no seu curriculo está “Carreira
      Ex-militante da Liga Socialista da Venezuela”. Venezuela é socialismo puro

    • Não é socialista. É pior que isso. Ladrão da propriedade privada e dos meios de produção. É isso querem os comunas em Portugal. E Portugal nunca chegou ao que é hoje a Venezuela porque a comunada levou sempre nos chifres!

  3. Chama-se a isto um país a cair de podre, por cá os esquerdopatas vão calando perante tal calamidade como se tal não existisse mas em contrapartida vão procurando fantasmas fascistas por vários países sem sequer saberem as provas que estes poderão dar como governantes, caso do Bolsonaro no Brasil esquecendo-se dos fascistas de esquerda.

  4. ESTE É UM EXEMPLO DOS “PARAÍSOS COMUNISTAS/SOCIALISTAS, MELHOR DIZENDO DOS ESQUERDOPATETAS. UPPS, QUERIA DIZER ESQUERDALHAS DEFENDEM!!!! INCLUSIVÉ A ESQUERDALHA PORTUGUESA. SERIA UMA ÓPTIMA IDEIA QUE FOSSEM PARA OS PAÍSES E REGIMES QUE DEFENDEM…. O PAÍS AGRADECERIA , DE SE VER LIVRE DO LIXO!!!. A IMPRENSA ESQUERDISTA PORTUGUESA INCLUSIVÉ TODAS AS ESTAÇÕES DE TV, LACAIAS DA REDE DE ESGOTOS GLOBO, (QUE SÓ DEFENDE O REGIME COMUNISTA DO PT E MENTIRAS , PORQUE RECEBE BILIÕES DO PARA O FAZER ) ,ESSE MALDITO PARTIDO QUE AJUDOU A MATAR AS PESSOAS DA VENEZUELA, DENEGRINDO A IMAGEM DE BOLSONARO. MESMO COM AS URNAS SMARTMATIC FALSIFICADAS, BOLSONARO VAI GANHAR E PASSARÁ UM ATESTADO DE MENTIROSAS ÀS TVS PORTUGUESAS E CERTOS COMENTARISTAS ESQUERDISTAS SUPORTADOS POR ELA. ESPERO QUE A ZAP, NÃO PACTUE COM A MENTIRA ESQUERDALHA. O POVO BRASILEIRO VAI LIVRAR-SE DAQUELES MALDITOS CORRUPTOS….. O POVO ESTÁ ACORDANDO!!!!!

  5. Maduro ex-pretencense à liga socialista, tal e qual como quem inventou o fascismo Mussolini, que foi o chefe da propaganda do partido socialista de 1914 a 1918. Socialismo puro = facismo

  6. Senhores analistas. Por ventura sabem onde estão os famíliares do antecessor, Hugo Chavez? USA. Quando os generais se aperceberem, que vão sofrer na pele, estas atrocidades, vão ver uma reviravolta, mas bastante sangrenta.

  7. Onde andará a esquerdalhada que muitas vezes por aqui vagueia? Terão ido todos de fima de semana? Quando aparecem estas notícias escondem-se como ratazanas (de esgoto). Não falam mais em submarinos nem em BPP nem em Oliveira e costa.

RESPONDER

Pfizer diz que vacina é "segura" para crianças dos cinco aos 11 anos

A Pfizer/BioNTech anunciaram, esta segunda-feira, que a vacina é segura e parece gerar uma resposta imunitária robusta nas crianças dos cinco aos 11 anos. Depois de um estudo com 2.268 participantes, a Pfizer/BioNTech anunciaram que a …

PS e CDS na Madeira desencontrados, PSD e Bloco continuam no Norte

No arranque da segunda semana de campanha para as autárquicas, os líderes do PS e do CDS-PP apostam na Madeira mas com horários desencontrados, enquanto BE e PSD continuam a norte, e PAN e PCP …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …