Carne podre e cadáveres que explodem por falta de eletricidade na Venezuela

andresAzp / Flickr

Manifestações na Venezuela

Em Maracaibo, na Venezuela, a energia elétrica falha constantemente. Nos mercados, há carne podre à venda, mas ainda assim a procura aumenta. Porquê? “O que fazer, se é mais barato?”

A Venezuela atravessa, desde 2014, uma profunda recessão, com a inflação a galopar e a escassez dos produtos básicos a obrigar muitos cidadãos a abandonar o país. Mas esse não é um problema isolado: há, também na Venezuela, escassez de eletricidade.

Exemplo disso é a cidade de Maracaibo, no noroeste da Venezuela, que esta segunda-feira foi alvo de uma falha de energia elétrica que afetou outros 14 estados venezuelanos, incluindo a própria capital, Caracas, deixando as cidades sem abastecimento durante várias horas.

Em Maracaibo isto acontece várias vezes durante o ano. No entanto, etsa cidade merece especial atenção dado que é casa de algumas das maiores reservas de petróleo da Venezuela e do mundo. Apesar disso, a cidade atravessa grandes dificuldades económicas cujo problema das falhas elétricas só veio piorar.

A BBC refere que, faltando luz no mercado local, a carne tende a apodrecer. Na Venezuela, um quilo de carne custa cerca de 30 dólares, o equivalente a um terço do salário mínimo do país. Mas a carne, uma vez apodrecida, torna-se muito mais barata. Como o preço diminui, a procura aumenta.

Manuel, um comerciante venezuelano entrevistado pela BBC, adianta que estes cortes de energia constantes são alvo de manifestações frequentes. “A luz falta aqui dez vezes por dia, às vezes durante várias horas. No dia seguinte, os produtos estão em más condições.”

Mas a questão que Manuel coloca, põe esta situação em perspetiva: “O que fazer, se é mais barato?”

Os problemas no abastecimento de energia elétrica não afetam somente os mercados locais, tornando-se muito mais macabros do que imaginar venezuelanos a comer carne apodrecida. O problema reflete-se também nas morgues da cidade.

Wilfredo funcionário de uma morgue em Maracaibo, conta que tem “dois ou três” cadáveres sem refrigeração por semana. Em alguns casos, durante a decomposição, o abdómen chega até a explodir devido à acumulação de gases dias após a morte.

“Os corpos apodrecem a ponto de chegarem a explodir, sim.”

ZAP // BBC

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Onde está o repúdio da esquerda portuguesa? E essa democracia maravilhosa da internacional surrupialista?
    Porque esses lixos não vão ajudar o maduro que de tão maduro deveria chamar-se apodrecido ?
    Graças ao bolsonaro, o brasil não será uma nova venezuela e a nossa bandeira será sempre verde e amarela e jamais será vermelha
    bolsonaro 17 para o bem do brasil e a frustração da manada comuna

  2. Maduro não é socialista é simplesmente mais um ladrão do gang onde ele não é o chefe mas sim o D. Cabello.
    Chegamos ao ponto que ser criminoso é o que está a dar, lá como cá, onde os políticos se deixaram hipenotizar e são meras marionetes da Camorra.

    • É socialista sim. Ainda me lembro do Hugo Chavez a olhar para estabelecimentos e dizer “exproprie-se exproprie-se exproprie-se”. Quanto Maduro é continuacao no seu curriculo está “Carreira
      Ex-militante da Liga Socialista da Venezuela”. Venezuela é socialismo puro

    • Não é socialista. É pior que isso. Ladrão da propriedade privada e dos meios de produção. É isso querem os comunas em Portugal. E Portugal nunca chegou ao que é hoje a Venezuela porque a comunada levou sempre nos chifres!

  3. Chama-se a isto um país a cair de podre, por cá os esquerdopatas vão calando perante tal calamidade como se tal não existisse mas em contrapartida vão procurando fantasmas fascistas por vários países sem sequer saberem as provas que estes poderão dar como governantes, caso do Bolsonaro no Brasil esquecendo-se dos fascistas de esquerda.

  4. ESTE É UM EXEMPLO DOS “PARAÍSOS COMUNISTAS/SOCIALISTAS, MELHOR DIZENDO DOS ESQUERDOPATETAS. UPPS, QUERIA DIZER ESQUERDALHAS DEFENDEM!!!! INCLUSIVÉ A ESQUERDALHA PORTUGUESA. SERIA UMA ÓPTIMA IDEIA QUE FOSSEM PARA OS PAÍSES E REGIMES QUE DEFENDEM…. O PAÍS AGRADECERIA , DE SE VER LIVRE DO LIXO!!!. A IMPRENSA ESQUERDISTA PORTUGUESA INCLUSIVÉ TODAS AS ESTAÇÕES DE TV, LACAIAS DA REDE DE ESGOTOS GLOBO, (QUE SÓ DEFENDE O REGIME COMUNISTA DO PT E MENTIRAS , PORQUE RECEBE BILIÕES DO PARA O FAZER ) ,ESSE MALDITO PARTIDO QUE AJUDOU A MATAR AS PESSOAS DA VENEZUELA, DENEGRINDO A IMAGEM DE BOLSONARO. MESMO COM AS URNAS SMARTMATIC FALSIFICADAS, BOLSONARO VAI GANHAR E PASSARÁ UM ATESTADO DE MENTIROSAS ÀS TVS PORTUGUESAS E CERTOS COMENTARISTAS ESQUERDISTAS SUPORTADOS POR ELA. ESPERO QUE A ZAP, NÃO PACTUE COM A MENTIRA ESQUERDALHA. O POVO BRASILEIRO VAI LIVRAR-SE DAQUELES MALDITOS CORRUPTOS….. O POVO ESTÁ ACORDANDO!!!!!

  5. Maduro ex-pretencense à liga socialista, tal e qual como quem inventou o fascismo Mussolini, que foi o chefe da propaganda do partido socialista de 1914 a 1918. Socialismo puro = facismo

  6. Senhores analistas. Por ventura sabem onde estão os famíliares do antecessor, Hugo Chavez? USA. Quando os generais se aperceberem, que vão sofrer na pele, estas atrocidades, vão ver uma reviravolta, mas bastante sangrenta.

  7. Onde andará a esquerdalhada que muitas vezes por aqui vagueia? Terão ido todos de fima de semana? Quando aparecem estas notícias escondem-se como ratazanas (de esgoto). Não falam mais em submarinos nem em BPP nem em Oliveira e costa.

RESPONDER

Uma das plantas mais estudadas de sempre tinha uma parte desconhecida

Cientistas encontraram uma parte completamente nova numa das plantas mais estudadas de sempre. De acordo com o site Science Alert, a planta em questão chama-se Arabidopsis thaliana e é um organismo modelo, já tendo sido usada …

Informações contraditórias. Autoridades belgas não confirmam morte de portugueses em Antuérpia

Apesar de três portugueses terem sido dados como mortos, as autoridades no local onde ruiu um prédio em construção em Antuérpia, na Bélgica, não confirmam a nacionalidade lusa, nem a existência de três vítimas mortais, …

António Joaquim entregou-se para cumprir 25 anos de prisão pela morte de Luís Grilo

António Joaquim apresentou-se hoje num estabelecimento prisional para cumprir os 25 anos de prisão (pena máxima) a que foi condenado pela coautoria do homicídio de Luís Grilo, disse à agência Lusa o seu advogado. “António Félix …

Afinal, a altura não depende apenas dos nossos genes

Vários especialistas em genética e biologia celular defendem que a altura não só depende dos genes transmitidos pelos nossos pais, mas também de fatores ambientais, como a dieta. Muitas vezes consideramos a nossa altura imutável, determinada …

Resolvido mistério de longa data sobre explosões colossais no Espaço

Cientistas desvendaram um antigo mistério sobre algumas das maiores explosões do universo, conhecidas como erupções de raios gama, ou Gamma Ray Bursts (GRB), em inglês. As erupções de raios gama são explosões extremamente energéticas que foram …

Programa de computador prevê os gostos de arte das pessoas

Um programa de computador criado por uma equipa de investigadores conseguiu prever com precisão os gostos de arte das pessoas. Gostos não se discutem. Seja a cor preferida, o carro que conduz ou o género de …

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …