Carne podre e cadáveres que explodem por falta de eletricidade na Venezuela

andresAzp / Flickr

Manifestações na Venezuela

Em Maracaibo, na Venezuela, a energia elétrica falha constantemente. Nos mercados, há carne podre à venda, mas ainda assim a procura aumenta. Porquê? “O que fazer, se é mais barato?”

A Venezuela atravessa, desde 2014, uma profunda recessão, com a inflação a galopar e a escassez dos produtos básicos a obrigar muitos cidadãos a abandonar o país. Mas esse não é um problema isolado: há, também na Venezuela, escassez de eletricidade.

Exemplo disso é a cidade de Maracaibo, no noroeste da Venezuela, que esta segunda-feira foi alvo de uma falha de energia elétrica que afetou outros 14 estados venezuelanos, incluindo a própria capital, Caracas, deixando as cidades sem abastecimento durante várias horas.

Em Maracaibo isto acontece várias vezes durante o ano. No entanto, etsa cidade merece especial atenção dado que é casa de algumas das maiores reservas de petróleo da Venezuela e do mundo. Apesar disso, a cidade atravessa grandes dificuldades económicas cujo problema das falhas elétricas só veio piorar.

A BBC refere que, faltando luz no mercado local, a carne tende a apodrecer. Na Venezuela, um quilo de carne custa cerca de 30 dólares, o equivalente a um terço do salário mínimo do país. Mas a carne, uma vez apodrecida, torna-se muito mais barata. Como o preço diminui, a procura aumenta.

Manuel, um comerciante venezuelano entrevistado pela BBC, adianta que estes cortes de energia constantes são alvo de manifestações frequentes. “A luz falta aqui dez vezes por dia, às vezes durante várias horas. No dia seguinte, os produtos estão em más condições.”

Mas a questão que Manuel coloca, põe esta situação em perspetiva: “O que fazer, se é mais barato?”

Os problemas no abastecimento de energia elétrica não afetam somente os mercados locais, tornando-se muito mais macabros do que imaginar venezuelanos a comer carne apodrecida. O problema reflete-se também nas morgues da cidade.

Wilfredo funcionário de uma morgue em Maracaibo, conta que tem “dois ou três” cadáveres sem refrigeração por semana. Em alguns casos, durante a decomposição, o abdómen chega até a explodir devido à acumulação de gases dias após a morte.

“Os corpos apodrecem a ponto de chegarem a explodir, sim.”

ZAP // BBC

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Onde está o repúdio da esquerda portuguesa? E essa democracia maravilhosa da internacional surrupialista?
    Porque esses lixos não vão ajudar o maduro que de tão maduro deveria chamar-se apodrecido ?
    Graças ao bolsonaro, o brasil não será uma nova venezuela e a nossa bandeira será sempre verde e amarela e jamais será vermelha
    bolsonaro 17 para o bem do brasil e a frustração da manada comuna

  2. Maduro não é socialista é simplesmente mais um ladrão do gang onde ele não é o chefe mas sim o D. Cabello.
    Chegamos ao ponto que ser criminoso é o que está a dar, lá como cá, onde os políticos se deixaram hipenotizar e são meras marionetes da Camorra.

    • É socialista sim. Ainda me lembro do Hugo Chavez a olhar para estabelecimentos e dizer “exproprie-se exproprie-se exproprie-se”. Quanto Maduro é continuacao no seu curriculo está “Carreira
      Ex-militante da Liga Socialista da Venezuela”. Venezuela é socialismo puro

    • Não é socialista. É pior que isso. Ladrão da propriedade privada e dos meios de produção. É isso querem os comunas em Portugal. E Portugal nunca chegou ao que é hoje a Venezuela porque a comunada levou sempre nos chifres!

  3. Chama-se a isto um país a cair de podre, por cá os esquerdopatas vão calando perante tal calamidade como se tal não existisse mas em contrapartida vão procurando fantasmas fascistas por vários países sem sequer saberem as provas que estes poderão dar como governantes, caso do Bolsonaro no Brasil esquecendo-se dos fascistas de esquerda.

  4. ESTE É UM EXEMPLO DOS “PARAÍSOS COMUNISTAS/SOCIALISTAS, MELHOR DIZENDO DOS ESQUERDOPATETAS. UPPS, QUERIA DIZER ESQUERDALHAS DEFENDEM!!!! INCLUSIVÉ A ESQUERDALHA PORTUGUESA. SERIA UMA ÓPTIMA IDEIA QUE FOSSEM PARA OS PAÍSES E REGIMES QUE DEFENDEM…. O PAÍS AGRADECERIA , DE SE VER LIVRE DO LIXO!!!. A IMPRENSA ESQUERDISTA PORTUGUESA INCLUSIVÉ TODAS AS ESTAÇÕES DE TV, LACAIAS DA REDE DE ESGOTOS GLOBO, (QUE SÓ DEFENDE O REGIME COMUNISTA DO PT E MENTIRAS , PORQUE RECEBE BILIÕES DO PARA O FAZER ) ,ESSE MALDITO PARTIDO QUE AJUDOU A MATAR AS PESSOAS DA VENEZUELA, DENEGRINDO A IMAGEM DE BOLSONARO. MESMO COM AS URNAS SMARTMATIC FALSIFICADAS, BOLSONARO VAI GANHAR E PASSARÁ UM ATESTADO DE MENTIROSAS ÀS TVS PORTUGUESAS E CERTOS COMENTARISTAS ESQUERDISTAS SUPORTADOS POR ELA. ESPERO QUE A ZAP, NÃO PACTUE COM A MENTIRA ESQUERDALHA. O POVO BRASILEIRO VAI LIVRAR-SE DAQUELES MALDITOS CORRUPTOS….. O POVO ESTÁ ACORDANDO!!!!!

  5. Maduro ex-pretencense à liga socialista, tal e qual como quem inventou o fascismo Mussolini, que foi o chefe da propaganda do partido socialista de 1914 a 1918. Socialismo puro = facismo

  6. Senhores analistas. Por ventura sabem onde estão os famíliares do antecessor, Hugo Chavez? USA. Quando os generais se aperceberem, que vão sofrer na pele, estas atrocidades, vão ver uma reviravolta, mas bastante sangrenta.

  7. Onde andará a esquerdalhada que muitas vezes por aqui vagueia? Terão ido todos de fima de semana? Quando aparecem estas notícias escondem-se como ratazanas (de esgoto). Não falam mais em submarinos nem em BPP nem em Oliveira e costa.

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …