Cada euro investido em energias limpas poupa três em combustíveis fósseis

tresemes / Flickr

-

Investir em energias limpas além de ser um meio para conseguir limitar o aquecimento global, tem um rendimento económico, já que por cada euro investido naquelas tecnologias evita-se gastar quase três dólares em combustíveis fósseis até 2050.

Esta é uma das principais conclusões de um relatório publicado pela Agência Internacional de Energia (AIE), que fixa como objetivo a triplicação dos fundos para investigação e desenvolvimento (I+D) em tecnologias energéticas limpas.

Num comunicado da AIE, a diretora executiva da instituição, Maria van der Hoeven, sublinha que para triplicar os 17.000 milhões de dólares que se destinam a I+D é necessário que os governos e o setor privado “trabalhem estreitamente” e se concentrem nas tecnologias com baixas emissões de dióxido de carbono.

Para ilustrar com exemplos concretos a contribuição que podem ter aquelas tecnologias Van der Hoeven refere os painéis solares ou as reduções do consumo de carburante nos automóveis.

No estudo Perspetivas de Tecnologias Energéticas 2015, a AIE, que agrupa os grandes países desenvolvidos, insiste no caráter ‘chave’ das tecnologias de rutura para mobilizar a ação para enfrentar o aquecimento global.

A AIE também sublinha que apesar de alguns recentes êxitos, os progressos nas energias limpas não estão à altura do que faz falta para limitar o aumento das temperaturas globais a dois graus centígrados, um nível que se considera controlável.

A organização sublinha ainda que a I+D por si só “é insuficiente para converter as novas tecnologias de ideias e produtos comerciais” e que os Governos têm um papel na “criação de oportunidades iniciais de mercado que enviem um sinal” a quem está atrás das inovações e aos investidores.

Van der Hoeven recorda que este tipo de transformações são as que permitiram que em algumas regiões do mundo a energia eólica ou a solar tenham passado a ser as de mais baixo custo.

Segundo o cenário central dos autores do estudo, limitar a dois graus centígrados o aquecimento global implicaria uma redução de 40% das emissões de dióxido de carbono.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Essa é boa! Não nos afaga o ‘coiro’ é certo. Tratando-se de inovação energética com exploração comercial, desde logo “rendimento económico” porque razão é que o Sócrates nos meteu os custos, mensalmente, na factura da luz “ad eternum”? Onde para o rendimento económico?

    • Não perdemos nada em “originalidade” quer nas renováveis, nos telemóveis, tablets como plasmas ou km de autoestradas per capita!

RESPONDER

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …

No São José, há um doente numa cama 9 meses depois de ter alta. Não tem para onde ir

O Centro Hospitalar Lisboa Central tem diariamente uma média de 70 camas ocupadas com doentes que já deviam ter saído do hospital e há atualmente um caso que espera há nove meses por uma solução. Em …

Rio diz ser preocupante "notória desvalorização" que PS faz do ministro das Finanças

O líder do PSD disse, esta sexta-feira, ser preocupante a "notória desvalorização" que o Governo tem feito do ministro da Finanças, apontando como exemplo as novas regras de contratação nas PPP. "Temos assistido nos últimos dias …

Morreu a indiana que foi queimada quando ia a caminho do tribunal

A suposta vítima de violação, que foi incendiada a caminho de uma audiência de tribunal, morreu, esta sexta-feira, num hospital de Nova Deli. A mulher foi atacada por um grupo de homens na cidade de Unnao, no …

André Ventura avança com castração química para quem abusa de menores

André Ventura, líder e deputado único do partido Chega, entregou esta sexta-feira na Assembleia da República um projeto de lei que cria a pena acessória de castração química, agravando a moldura penal para os abusadores …

Centeno com apoios de peso para recandidatura ao Eurogrupo

Ao que tudo indica, o ministro das Finanças não deverá ter grande oposição em Bruxelas caso queira um segundo mandato como presidente do Eurogrupo. De Bruxelas chegam notícias de que Mário Centeno já terá apoios para …

Bruno Lage: "Respeito as opiniões, mas sou eu o treinador"

O Benfica venceu com uma goleada, esta sexta-feira, no terreno do Boavista (4-1) e aumentou provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre o FC Porto na liderança do campeonato. No final do jogo, o treinador do …

Homem fez-se passar por assessor de Marcelo para roubar donativos para Pedrógão

Um homem fez-se passar por assessor de Marcelo Rebelo de Sousa tentar enganar os donos do Grupo Solverde e da Casa Ermelinda Freitas, pedindo dinheiro para as vítimas de Pedrógão Grande, que foi devorada pelas …

PCP quer referendo à regionalização em 2021

O líder parlamentar comunista anunciou, esta sexta-feira, a entrega no Parlamento de um projeto de resolução com o calendário da criação das regiões administrativas em 2021, incluindo um referendo entre abril e junho daquele ano. "PS, …