/

Cada euro investido em energias limpas poupa três em combustíveis fósseis

3

tresemes / Flickr

-

Investir em energias limpas além de ser um meio para conseguir limitar o aquecimento global, tem um rendimento económico, já que por cada euro investido naquelas tecnologias evita-se gastar quase três dólares em combustíveis fósseis até 2050.

Esta é uma das principais conclusões de um relatório publicado pela Agência Internacional de Energia (AIE), que fixa como objetivo a triplicação dos fundos para investigação e desenvolvimento (I+D) em tecnologias energéticas limpas.

Num comunicado da AIE, a diretora executiva da instituição, Maria van der Hoeven, sublinha que para triplicar os 17.000 milhões de dólares que se destinam a I+D é necessário que os governos e o setor privado “trabalhem estreitamente” e se concentrem nas tecnologias com baixas emissões de dióxido de carbono.

Para ilustrar com exemplos concretos a contribuição que podem ter aquelas tecnologias Van der Hoeven refere os painéis solares ou as reduções do consumo de carburante nos automóveis.

No estudo Perspetivas de Tecnologias Energéticas 2015, a AIE, que agrupa os grandes países desenvolvidos, insiste no caráter ‘chave’ das tecnologias de rutura para mobilizar a ação para enfrentar o aquecimento global.

A AIE também sublinha que apesar de alguns recentes êxitos, os progressos nas energias limpas não estão à altura do que faz falta para limitar o aumento das temperaturas globais a dois graus centígrados, um nível que se considera controlável.

A organização sublinha ainda que a I+D por si só “é insuficiente para converter as novas tecnologias de ideias e produtos comerciais” e que os Governos têm um papel na “criação de oportunidades iniciais de mercado que enviem um sinal” a quem está atrás das inovações e aos investidores.

Van der Hoeven recorda que este tipo de transformações são as que permitiram que em algumas regiões do mundo a energia eólica ou a solar tenham passado a ser as de mais baixo custo.

Segundo o cenário central dos autores do estudo, limitar a dois graus centígrados o aquecimento global implicaria uma redução de 40% das emissões de dióxido de carbono.

/Lusa

3 Comments

  1. Essa é boa! Não nos afaga o ‘coiro’ é certo. Tratando-se de inovação energética com exploração comercial, desde logo “rendimento económico” porque razão é que o Sócrates nos meteu os custos, mensalmente, na factura da luz “ad eternum”? Onde para o rendimento económico?

    • Não perdemos nada em “originalidade” quer nas renováveis, nos telemóveis, tablets como plasmas ou km de autoestradas per capita!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.