Cada euro investido em energias limpas poupa três em combustíveis fósseis

tresemes / Flickr

-

Investir em energias limpas além de ser um meio para conseguir limitar o aquecimento global, tem um rendimento económico, já que por cada euro investido naquelas tecnologias evita-se gastar quase três dólares em combustíveis fósseis até 2050.

Esta é uma das principais conclusões de um relatório publicado pela Agência Internacional de Energia (AIE), que fixa como objetivo a triplicação dos fundos para investigação e desenvolvimento (I+D) em tecnologias energéticas limpas.

Num comunicado da AIE, a diretora executiva da instituição, Maria van der Hoeven, sublinha que para triplicar os 17.000 milhões de dólares que se destinam a I+D é necessário que os governos e o setor privado “trabalhem estreitamente” e se concentrem nas tecnologias com baixas emissões de dióxido de carbono.

Para ilustrar com exemplos concretos a contribuição que podem ter aquelas tecnologias Van der Hoeven refere os painéis solares ou as reduções do consumo de carburante nos automóveis.

No estudo Perspetivas de Tecnologias Energéticas 2015, a AIE, que agrupa os grandes países desenvolvidos, insiste no caráter ‘chave’ das tecnologias de rutura para mobilizar a ação para enfrentar o aquecimento global.

A AIE também sublinha que apesar de alguns recentes êxitos, os progressos nas energias limpas não estão à altura do que faz falta para limitar o aumento das temperaturas globais a dois graus centígrados, um nível que se considera controlável.

A organização sublinha ainda que a I+D por si só “é insuficiente para converter as novas tecnologias de ideias e produtos comerciais” e que os Governos têm um papel na “criação de oportunidades iniciais de mercado que enviem um sinal” a quem está atrás das inovações e aos investidores.

Van der Hoeven recorda que este tipo de transformações são as que permitiram que em algumas regiões do mundo a energia eólica ou a solar tenham passado a ser as de mais baixo custo.

Segundo o cenário central dos autores do estudo, limitar a dois graus centígrados o aquecimento global implicaria uma redução de 40% das emissões de dióxido de carbono.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Essa é boa! Não nos afaga o ‘coiro’ é certo. Tratando-se de inovação energética com exploração comercial, desde logo “rendimento económico” porque razão é que o Sócrates nos meteu os custos, mensalmente, na factura da luz “ad eternum”? Onde para o rendimento económico?

    • Não perdemos nada em “originalidade” quer nas renováveis, nos telemóveis, tablets como plasmas ou km de autoestradas per capita!

RESPONDER

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …

Termina esta terça-feira o prazo para reclamar das despesas para IRS

O prazo para consultar e reclamar das despesas gerais e familiares apuradas pelo fisco para efeitos de deduções à coleta termina esta terça-feira. Os contribuintes têm até esta terça-feira, 31 de março, para consultar e reclamar …

Ryanair avança com lay-off em Portugal a partir de 1 de abril

A Ryanair vai avançar com o lay-off simplificado, considerando o recurso à medida "indispensável para a manutenção da viabilidade e preservação dos postos de trabalho". Segundo a comunicação da sucursal em Portugal aos sindicatos relativamente à …

Recibos verdes arriscam ficar sem apoio em abril

A Segurança Social só vai disponibilizar o formulário para requerer apoio por paragem total de atividade a partir de 1 de abril. O apoio para minimizar os danos económicos dos trabalhadores independentes que enfrentem paragem …

Ex-benfiquista Jiménez só sai do Wolves por 90 milhões

O Wolverhampton só está disposto a negociar Raul Jiménez por uma verba a rondar os 90 milhões de euros. O antigo jogador do Benfica é perseguido por Arsenal e Manchester United. Raul Jiménez tem dado que …

Mais 1.035 casos de covid-19 em Portugal. Cerco sanitário no Porto rejeitado

A Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de 7.443 pessoas infetadas com covid-19 até às 11h desta terça-feira, um aumento de 1.035. O número de vítimas mortais subiu para 160. De acordo com o novo boletim …

Reclusos podem ser libertados para evitar "catástrofe" nas prisões

O contágio de covid-19 entre guardas e reclusos nas prisões portuguesas será tão ou mais “catastrófico” do que nos lares de terceira idade. A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, prometeu que vai decidir o …