/

Cachalote encontrado morto em Espanha tinha 29 quilos de plástico no estômago

EspaciosNaturalesMur / Twitter

Cachalote encontrado morto numa praia de Múrcia, em Espanha, tinha 29 quilos de plástico no estômago

Em fevereiro, um cachalote foi encontrado morto numa praia espanhola. Agora, os cientistas desvendaram o motivo: 29 quilos de plástico no estômago.

O cachalote foi encontrado na costa de Múrcia, no sudeste da Espanha, em fevereiro. Segundo o Science Alert, especialistas conseguiram agora perceber o que levou à sua morte: 29 quilos de plástico no estômago.

A autópsia à baleia macho, levada a cabo pelo Centro de Recuperação de Fauna Silvestre El Valle, mostrou que o animal morreu porque não conseguia expelir todo o plástico que engoliu. No seu interior, foram encontrados sacos de plástico, redes, cordas, entre outros.

Os cientistas consideram que o bloqueio no sistema digestivo do cachalote causou uma infeção no abdómen, chamada de peritonitis, que acabou por provocar a morte deste mamífero, considerada uma espécie em vias de extinção.

Os resultados da autópsia levaram o Governo de Múrcia a lançar uma campanha de sensibilização para combater o despejo de resíduos plásticos nas águas da região costeira.

“A presença de plástico nos mares e oceanos é uma das maiores ameaças à conservação da vida selvagem em todo o mundo, já que muitos animais ficam presos no lixo ou então ingerem grandes quantidades de plástico que acabam por matá-los”, afirma Consuelo Rosauro, diretora-geral do meio ambiente do Governo desta região espanhola.

“A região de Múrcia não é estranha a este problema, que devemos abordar através de ações de limpeza e, acima de tudo, da consciencialização dos cidadãos”, acrescenta.

O triste final deste cachalote não é uma grande surpresa. Afinal, anualmente, os oceanos recebem oito milhões de toneladas de plástico. Em março, uma equipa de cientistas alertou para o facto de quase 80 mil toneladas de detritos de plástico ocuparem agora uma área no Pacífico equivalente a três Franças. Em 2050, estima-se que exista mais plástico nos oceanos do que peixes.

ZAP // Hypeness

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.