Cachalote encontrado morto em Espanha tinha 29 quilos de plástico no estômago

EspaciosNaturalesMur / Twitter

Cachalote encontrado morto numa praia de Múrcia, em Espanha, tinha 29 quilos de plástico no estômago

Em fevereiro, um cachalote foi encontrado morto numa praia espanhola. Agora, os cientistas desvendaram o motivo: 29 quilos de plástico no estômago.

O cachalote foi encontrado na costa de Múrcia, no sudeste da Espanha, em fevereiro. Segundo o Science Alert, especialistas conseguiram agora perceber o que levou à sua morte: 29 quilos de plástico no estômago.

A autópsia à baleia macho, levada a cabo pelo Centro de Recuperação de Fauna Silvestre El Valle, mostrou que o animal morreu porque não conseguia expelir todo o plástico que engoliu. No seu interior, foram encontrados sacos de plástico, redes, cordas, entre outros.

Os cientistas consideram que o bloqueio no sistema digestivo do cachalote causou uma infeção no abdómen, chamada de peritonitis, que acabou por provocar a morte deste mamífero, considerada uma espécie em vias de extinção.

Os resultados da autópsia levaram o Governo de Múrcia a lançar uma campanha de sensibilização para combater o despejo de resíduos plásticos nas águas da região costeira.

“A presença de plástico nos mares e oceanos é uma das maiores ameaças à conservação da vida selvagem em todo o mundo, já que muitos animais ficam presos no lixo ou então ingerem grandes quantidades de plástico que acabam por matá-los”, afirma Consuelo Rosauro, diretora-geral do meio ambiente do Governo desta região espanhola.

“A região de Múrcia não é estranha a este problema, que devemos abordar através de ações de limpeza e, acima de tudo, da consciencialização dos cidadãos”, acrescenta.

O triste final deste cachalote não é uma grande surpresa. Afinal, anualmente, os oceanos recebem oito milhões de toneladas de plástico. Em março, uma equipa de cientistas alertou para o facto de quase 80 mil toneladas de detritos de plástico ocuparem agora uma área no Pacífico equivalente a três Franças. Em 2050, estima-se que exista mais plástico nos oceanos do que peixes.

ZAP // Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …