Cachalote encontrado morto em Espanha tinha 29 quilos de plástico no estômago

EspaciosNaturalesMur / Twitter

Cachalote encontrado morto numa praia de Múrcia, em Espanha, tinha 29 quilos de plástico no estômago

Em fevereiro, um cachalote foi encontrado morto numa praia espanhola. Agora, os cientistas desvendaram o motivo: 29 quilos de plástico no estômago.

O cachalote foi encontrado na costa de Múrcia, no sudeste da Espanha, em fevereiro. Segundo o Science Alert, especialistas conseguiram agora perceber o que levou à sua morte: 29 quilos de plástico no estômago.

A autópsia à baleia macho, levada a cabo pelo Centro de Recuperação de Fauna Silvestre El Valle, mostrou que o animal morreu porque não conseguia expelir todo o plástico que engoliu. No seu interior, foram encontrados sacos de plástico, redes, cordas, entre outros.

Os cientistas consideram que o bloqueio no sistema digestivo do cachalote causou uma infeção no abdómen, chamada de peritonitis, que acabou por provocar a morte deste mamífero, considerada uma espécie em vias de extinção.

Os resultados da autópsia levaram o Governo de Múrcia a lançar uma campanha de sensibilização para combater o despejo de resíduos plásticos nas águas da região costeira.

“A presença de plástico nos mares e oceanos é uma das maiores ameaças à conservação da vida selvagem em todo o mundo, já que muitos animais ficam presos no lixo ou então ingerem grandes quantidades de plástico que acabam por matá-los”, afirma Consuelo Rosauro, diretora-geral do meio ambiente do Governo desta região espanhola.

“A região de Múrcia não é estranha a este problema, que devemos abordar através de ações de limpeza e, acima de tudo, da consciencialização dos cidadãos”, acrescenta.

O triste final deste cachalote não é uma grande surpresa. Afinal, anualmente, os oceanos recebem oito milhões de toneladas de plástico. Em março, uma equipa de cientistas alertou para o facto de quase 80 mil toneladas de detritos de plástico ocuparem agora uma área no Pacífico equivalente a três Franças. Em 2050, estima-se que exista mais plástico nos oceanos do que peixes.

ZAP // Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …