/

Cabrita suspende pena aplicada a polícia anti-racista (e manda a PSP devolver-lhe o salário)

1

Manuel Morais / Facebook

Manuel Morais, agente do Corpo de Intervenção da PSP e vice-presidente da Associação Sindical de Profissionais de Polícia (ASPP).

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, suspendeu a execução da pena aplicada ao agente da PSP Manuel Morais, conhecido anti-racista, por chamar no seu Facebook pessoal “aberração” ao deputado de extrema-direita André Ventura.

No início de Março o diretor nacional da PSP, Magina da Silva, tinha confirmado a pena de suspensão de dez dias aplicada pelo núcleo de deontologia da Unidade Especial de Polícia.

Manuel Morais recorreu para o ministro, mas entretanto já cumpriu a pena.

Eduardo Cabrita não anulou a pena, mas acabou por dar razão em parte ao agente ao decidir pela suspensão da execução, dando “provimento parcial” ao recurso. A pena será eliminada do registo do agente ao fim de um ano sobre a sanção inicial e é tida em conta, se vier a ter outro processo.

Segundo o Público, com esta medida, será reposto a Manuel Morais o salário que lhe foi descontado, referente aos dez dias de suspensão. O jornal contactou o agente, que ainda não tinha sido notificado desta decisão.

De recordar que os comentários de Manuel Morais foram feitos num post de junho de 2020, que alguém denunciou anonimamente ao gabinete de imprensa da PSP.

Na partilha feita nas redes sociais, o agente escreveu que o deputado do Chega André Ventura era uma “aberração” e afirmou: “Decapitem estes racistas nauseabundos que não merecem a água que bebem.” No despacho de punição a PSP considerou que Manuel Morais violou “deveres funcionais”.

Esta não foi a primeira vez que os seus comentários contra o racismo lhe trouxeram a punição dos seus pares. Depois de 30 anos como dirigente na Associação Sindical de Profissionais de Polícia (ASPP), em 2019 Manuel Morais foi afastado por causa das suas denúncias sobre racismo na PSP.

ZAP //

1 Comment

  1. Perguntem ao mamadu!!!! Se for racista para o Ventura é desculpado se for racista para a deputada queimada é culpado.
    Racista é racista …

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.