Cabrita dá como quase certo terceiro estado de emergência a partir de 9 de dezembro

Nuno Veiga / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

O ministro da Administração Interna deu esta sexta-feira como quase certo que a Assembleia da República terá de aprovar dentro de duas semanas uma segunda prorrogação do estado de emergência a partir de 9 de dezembro.

Eduardo Cabrita falava momentos antes de o parlamento ter autorizado o Presidente da República a declarar a renovação do estado de emergência em Portugal a partir de terça-feira para permitir medidas de contenção da covid-19, com votos a favor de PS e PSD.

O atual período de estado de emergência começou às 00:00 no passado dia 9 e termina às 23:59 da próxima segunda-feira, 23 de novembro.

O próximo estado de emergência, que deverá ser esta sexta-feira decretado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, depois de ter sido aprovado pela Assembleia da República, vai decorrer entre 24 de novembro e 8 de dezembro.

Na parte final da sua intervenção, Eduardo Cabrita afirmou que, no combate à covid-19, “infelizmente, há uma única certeza: Daqui a duas semanas, aqui estaremos novamente a discutir a prorrogação para um terceiro período do estado de emergência”.

É necessária a mobilização de toda a sociedade portuguesa, mas também a mobilização de todas as instituições, designadamente da Assembleia da República na sua competência legislativa, fiscalizadora e de voz de todos os portugueses num combate que travamos pela vida, pela liberdade e pela saúde”, declarou.

Este será o terceiro estado de emergência desta segunda vaga de covid-19.

O Parlamento aprovou esta sexta-feira o segundo estado de emergência desta segunda vaga de covid-19, sendo este estado de exceção mais musculado do que o anterior.

Prevê confinamento compulsivo e proibição de circulação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.