Cabo Verde, de Rui Águas, falha apuramento para quartos de final da CAN 2015

F365

-

A seleção de Cabo Verde, orientada pelo português Rui Águas, foi eliminada esta segunda-feira da Taça das Nações Africanas de futebol ao empatar 0-0 com a Zâmbia em Ebebiyín, na Guiné Equatorial, na terceira e última jornada do Grupo B.

Depois da igualdade na jornada inaugural diante da Tunísia e, depois, frente à RD Congo, os cabo-verdianos chegaram à terceira e última jornada do Grupo B ainda com possibilidade de se apurarem para os quartos de final, mas empatados em número de pontos com a RD Congo.

Um golo do jogador da RD Congo Bokila frente à Tunísia, aos 66 minutos, ditando a igualdade 1-1 final, e a incapacidade de Cabo Verde para marcar em Ebebiyín contra o último classificado do grupo, ditou o afastamento dos tubarões azuis -, que terminaram com o mesmo número de pontos que os congolenses, três, mas em desvantagem em número de golos marcados (dois, contra um de Cabo Verde).

Os cabo-verdianos não esconderam a desilusão pela eliminação da seleção da CAN 2015, mas continuam a confiar nos tubarões azuis e no selecionador português Rui Águas.

Um silêncio sepulcral inundou o Fan Parque construído para o efeito, num dos bairros da Cidade da Praia, após o apito final do árbitro camaronês N. Alioum no embate diante da Zâmbia, que terminou igualado sem golos.

Seguiram-se olhares cabisbaixos, incredulidade, desânimo e desilusão entre os adeptos, muitos exibindo orgulhosamente a camisola, o cachecol e a bandeira, mas desta vez não vibraram com os tubarões azuis.

“Não deu”, lamentou em tom de conformismo uma jovem que vestia um casaco branco para se agasalhar do frio, enquanto abraçava um amigo que não esboçou uma palavra.

Bernardino da Moura Lopes, 27 anos, natural da Cidade da Praia, lamentou o afastamento “prematuro” da seleção cabo-verdiana, referindo que os tubarões azuis apenas falharam na finalização.

Indicando que durante os 90 minutos esteve com o “coração na mão” e com “os nervos à flor da pele”, o jovem praiense garantiu que continua a confiar nos tubarões azuis para os embates futuros, nos apuramentos para a próxima CAN e próximo mundial.

Nos quartos de final, a RD Congo defrontará o Congo, no próximo sábado, no mesmo dia em que a Tunísia discutirá uma vaga nas meias-finais com a Guiné Equatorial.

Programa da última jornada da fase de grupos da CAN:

Domingo, 25 de janeiro de 2015
Gabão – Guiné Equatorial, 0 – 2
Congo – Burkina Faso, 2 – 1

Segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Rep. Congo – Tunísia, 1 – 1
Cabo Verde – Zâmbia, 0 – 0

Terça-feira, 27 de janeiro de 2015
África do Sul – Gana, 18h
Senegal – Argélia, 18h

Quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
Mali – Guiné-Conakri, 18h
Costa do Marfim – Camarões, 18h

ZAP / Futebol365 / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.