Cabo Verde, de Rui Águas, falha apuramento para quartos de final da CAN 2015

F365

-

A seleção de Cabo Verde, orientada pelo português Rui Águas, foi eliminada esta segunda-feira da Taça das Nações Africanas de futebol ao empatar 0-0 com a Zâmbia em Ebebiyín, na Guiné Equatorial, na terceira e última jornada do Grupo B.

CAN 2015

Depois da igualdade na jornada inaugural diante da Tunísia e, depois, frente à RD Congo, os cabo-verdianos chegaram à terceira e última jornada do Grupo B ainda com possibilidade de se apurarem para os quartos de final, mas empatados em número de pontos com a RD Congo.

Um golo do jogador da RD Congo Bokila frente à Tunísia, aos 66 minutos, ditando a igualdade 1-1 final, e a incapacidade de Cabo Verde para marcar em Ebebiyín contra o último classificado do grupo, ditou o afastamento dos tubarões azuis -, que terminaram com o mesmo número de pontos que os congolenses, três, mas em desvantagem em número de golos marcados (dois, contra um de Cabo Verde).

Os cabo-verdianos não esconderam a desilusão pela eliminação da seleção da CAN 2015, mas continuam a confiar nos tubarões azuis e no selecionador português Rui Águas.

Um silêncio sepulcral inundou o Fan Parque construído para o efeito, num dos bairros da Cidade da Praia, após o apito final do árbitro camaronês N. Alioum no embate diante da Zâmbia, que terminou igualado sem golos.

Seguiram-se olhares cabisbaixos, incredulidade, desânimo e desilusão entre os adeptos, muitos exibindo orgulhosamente a camisola, o cachecol e a bandeira, mas desta vez não vibraram com os tubarões azuis.

“Não deu”, lamentou em tom de conformismo uma jovem que vestia um casaco branco para se agasalhar do frio, enquanto abraçava um amigo que não esboçou uma palavra.

Bernardino da Moura Lopes, 27 anos, natural da Cidade da Praia, lamentou o afastamento “prematuro” da seleção cabo-verdiana, referindo que os tubarões azuis apenas falharam na finalização.

Indicando que durante os 90 minutos esteve com o “coração na mão” e com “os nervos à flor da pele”, o jovem praiense garantiu que continua a confiar nos tubarões azuis para os embates futuros, nos apuramentos para a próxima CAN e próximo mundial.

Nos quartos de final, a RD Congo defrontará o Congo, no próximo sábado, no mesmo dia em que a Tunísia discutirá uma vaga nas meias-finais com a Guiné Equatorial.

Programa da última jornada da fase de grupos da CAN:

Domingo, 25 de janeiro de 2015
Gabão – Guiné Equatorial, 0 – 2
Congo – Burkina Faso, 2 – 1

Segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Rep. Congo – Tunísia, 1 – 1
Cabo Verde – Zâmbia, 0 – 0

Terça-feira, 27 de janeiro de 2015
África do Sul – Gana, 18h
Senegal – Argélia, 18h

Quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
Mali – Guiné-Conakri, 18h
Costa do Marfim – Camarões, 18h

ZAP / Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …