Costa do Marfim vence CAN 2015 após maratona de penalties

F365

-

A seleção da Costa do Marfim sagrou-se no domingo campeã da Taça das Nações africanas em futebol (CAN 2015), após vencer o Gana num desempate por grandes penalidades em que começou por falhar os dois primeiros remates.

Num jogo intenso, mas quase sem oportunidades, os “elefantes” acabaram por levar a melhor no sempre dramático desempate por penalties, ao vencerem por 9-8, após o nulo registado no final do tempo regulamentar e do prolongamento.

O guarda-redes Barry acabou por ser o herói marfinense, ao converter a grande penalidade que deu a segunda taça africana à Costa do Marfim, que já não vencia a prova desde 1992, na altura também derrotando, igualmente nos penalties, a equipa ganesa.

“Quando se ganha com o clube é mágico, mas vencer uma competição pelo nosso país é incrível. Eu esperei muito tempo por ganhar um troféu destes e, sendo o capitão de equipa, torna-se ainda mais especial esta vitória” comentou o médio Yaya Touré, no final.

A felicidade de Touré foi partilhada pelo treinador Hervé Renard, que fez história ao ser o primeiro a conquistar a CAN em duas ocasiões por seleções diferentes, depois da vitória no comando da Zâmbia, em 2012.

“Estou muito feliz por todos os marfinenses, que esperavam este título há 23 anos. A minha mensagem para os jogadores é que na vida nós podemos perder, mas o importante é sempre saltar para trás, nunca desistir. Eles trabalharam muito e merecem o título”, afirmou o treinador.

Naturalmente, a alegria dos costa-marfinenses contrastou com a tristeza dos ganeses, que tiveram a vitória bem próxima, mas deixaram escapar uma vantagem de 2-0 nos penalties.

“Tivemos a oportunidade de ganhar, mas o futebol é assim, isso acontece Chegamos nos penalties e perdemos. Estou muito triste. Agora vamos voltar para nossos clubes e vamos tentar recuperar a confiança e voltar mais fortes”, afirmou o capitão da equipa do Gana, Asamoah Gyan.

Avran Grant, estreante na competição, voltou a perder uma final no desempate por grandes penalidades, depois de em 2008 ter perdido, então ao serviço do Chelsea, uma final da Liga dos Campeões para o Manchester United, e mostrou-se visivelmente triste por este desfecho.

“Trabalhámos as grandes penalidades nos treinos, mas, na hora da verdade, não fomos eficazes. O futebol é isto. Estou triste mas orgulhoso por estes jogadores, pois poucos acreditavam que seriam capazes de chegar tão longe na competição. Temos que ficar com as coisas boas que aconteceram”, disse.

Com a vitória na competição, os elefantes sucedem à Nigéria, vencedora em 2013, como detentor do titulo continental africano, somando agora dois triunfos na competição.

ZAP / Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …

Misericórdias de Viseu apelam ao bom senso na vacinação

O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias disse esta segunda-feira à agência Lusa que na vacinação contra a covid-19 “tem de haver bom senso” e explicou que, quando sobram vacinas, “têm …

Quatro futebolistas e presidente do Palmas morrem em queda de avioneta no Brasil

Quatro futebolistas e o presidente do Palmas morreram ontem num acidente de aviação a caminho de Goiânia, onde a equipa da quarta divisão brasileira ia defrontar o Vila Nova na Taça Verde. "Lamentamos informar que não …

Marcelo bate recorde de Mário Soares. É o primeiro a ganhar em todos os concelhos

Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro candidato a ganhar todos os concelhos numas eleições presidenciais em democracia. O candidato a Presidente da República e reeleito para o cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, ganhou a votação …

Portugal regista mais 252 mortes e 6.923 casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais 252 mortes e 6.923 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, …

Pintor Francisco Gaia morre aos 87 anos

O pintor e escultor Francisco Gaia, que realizou exposições nos Estados Unidos, Holanda e Portugal, morreu no sábado, em Vila Franca de Xira, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse a família à agência Lusa …

"El Chapo asiático", um dos traficantes mais procurados do mundo, detido em Amesterdão

Tse Chi Lop, o líder do The Company, uma rede criminosa que domina um mercado ilegal de drogas em toda a Ásia, avaliada em mais de 70 mil milhões de dólares, foi detido na sexta-feira …