Cabelos grisalhos podem recuperar a sua cor original

Muitas pessoas têm dificuldade em lidar com o envelhecimento. Quando o cabelo começa a tornar-se grisalho, esse é frequentemente o primeiro sinal de que os dias de glória da juventude estão a chegar ao fim.

Um novo estudo, disponível desde maio na plataforma de pré-publicação bioRxiv, oferece alguma esperança, ao indicar que o processo de envelhecimento não é necessariamente permanente e que os cabelos brancos podem recuperar a sua cor original quando os níveis de stresse são baixos.

Para conduzir a sua investigação, os autores do estudo colheram cabelos de 14 pessoas de várias origens étnicas e procuraram amostras coloridas na ponta, mas branca na raiz, o que indica que o cabelo já está no processo de se tornar grisalho.

Por outro lado, os cientistas também encontraram inúmeros cabelos que ficavam menos grisalhos na direção da raiz, sugerindo que estavam a recuperar a cor anterior.

Os cientistas realizaram uma análise proteómica das amostras, a fim de verificar os diferentes perfis proteicos dos cabelos grisalhos e coloridos. Os resultados mostraram que os cabelos grisalhos continham um grande número de proteínas mitocondriais não reguladas que normalmente estão envolvidas no metabolismo energético.

Muitas dessas proteínas também são conhecidas por serem reguladas em resposta ao stresse e foram associadas a várias outras características relacionadas com a idade, como a degradação do ADN. Porém, muitos desses efeitos podem ser revertidos com mudanças no estilo de vida, como praticar exercício físico regularmente ou mudar para uma dieta mais saudável.

Suspeitando que os níveis de stresse possam ter desempenhado um papel importante na recoloração dos cabelos grisalhos, os investigadores pediram aos participantes que descrevessem os seus episódios mais e menos estressantes dos últimos 12 meses, fornecendo datas precisas para esses eventos. Trabalhando com base no crescimento do cabelo a uma taxa de cerca de um centímetro por mês, os autores do estudo combinaram secções de cada cabelo com eventos específicos da vida.

De acordo com o New Scientist, os resultados mostraram que a reversão do cabelo grisalho sempre se correlacionou com períodos de stresse particularmente baixo. Uma mulher asiática de 30 anos, cuja amostra de cabelo incluía uma faixa grisalha com dois centímetros que regressou à sua cor anterior. A secção grisalha combinava com um período de dois meses de alto stresse, durante o qual se separou do marido.

Outro participante recuperou a cor original do seu cabelo durante umas férias de duas semanas, indicando a rapidez com que essa transformação pode ocorrer. Os investigadores encontraram evidências de que um cabelo pode ficar completamente grisalho ou sofrer uma reversão completa desse processo em menos de 3,7 dias, embora, em média, demore cerca de três meses para que essas mudanças ocorram.

A equipa alerta que só olhou para cabelos individuais e não sugere que uma cabeça inteira de cabelos grisalhos possa regressar à sua cor original simplesmente ao relaxar durante algumas semanas. Os autores escrevem que esta descoberta fornece uma prova categórica de que “o envelhecimento humano não é um processo biológico linear e irreversível e pode, pelo menos em parte, ser interrompido ou mesmo revertido”.

Conseguir uma restauração significativa da cor do cabelo será extremamente difícil sem medicamentos direcionados, embora agora que as proteínas responsáveis ​​pelo processo de envelhecimento tenham sido identificadas, seja possível começar a desenvolver produtos farmacêuticos para esse fim.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente pesquisa parabéns, mais eu acredito que já tennham encontrado a solução para os cabelos grisalhos( medicamentos ou cosmeticos menos agressivos que tinturas), mais as grandes industrias de coloração embarreram as pesquisas ou vendas, eu lamentavel, pois não vejo que seriam tão prejudicados financeiramente , tinge o cabelo quem quer, e gosta da mudança., eu ainda vou viver pra não precisa tingir quimicamente meus grisalhos ok,.ou seja espero as pesquisas em breve a retornar a cor natural dos cabelos grisalhos, obrigada.
    Ass.: LETICIA DE ARAUJO NICACIO.

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …