Cabelos grisalhos podem recuperar a sua cor original

Muitas pessoas têm dificuldade em lidar com o envelhecimento. Quando o cabelo começa a tornar-se grisalho, esse é frequentemente o primeiro sinal de que os dias de glória da juventude estão a chegar ao fim.

Um novo estudo, disponível desde maio na plataforma de pré-publicação bioRxiv, oferece alguma esperança, ao indicar que o processo de envelhecimento não é necessariamente permanente e que os cabelos brancos podem recuperar a sua cor original quando os níveis de stresse são baixos.

Para conduzir a sua investigação, os autores do estudo colheram cabelos de 14 pessoas de várias origens étnicas e procuraram amostras coloridas na ponta, mas branca na raiz, o que indica que o cabelo já está no processo de se tornar grisalho.

Por outro lado, os cientistas também encontraram inúmeros cabelos que ficavam menos grisalhos na direção da raiz, sugerindo que estavam a recuperar a cor anterior.

Os cientistas realizaram uma análise proteómica das amostras, a fim de verificar os diferentes perfis proteicos dos cabelos grisalhos e coloridos. Os resultados mostraram que os cabelos grisalhos continham um grande número de proteínas mitocondriais não reguladas que normalmente estão envolvidas no metabolismo energético.

Muitas dessas proteínas também são conhecidas por serem reguladas em resposta ao stresse e foram associadas a várias outras características relacionadas com a idade, como a degradação do ADN. Porém, muitos desses efeitos podem ser revertidos com mudanças no estilo de vida, como praticar exercício físico regularmente ou mudar para uma dieta mais saudável.

Suspeitando que os níveis de stresse possam ter desempenhado um papel importante na recoloração dos cabelos grisalhos, os investigadores pediram aos participantes que descrevessem os seus episódios mais e menos estressantes dos últimos 12 meses, fornecendo datas precisas para esses eventos. Trabalhando com base no crescimento do cabelo a uma taxa de cerca de um centímetro por mês, os autores do estudo combinaram secções de cada cabelo com eventos específicos da vida.

De acordo com o New Scientist, os resultados mostraram que a reversão do cabelo grisalho sempre se correlacionou com períodos de stresse particularmente baixo. Uma mulher asiática de 30 anos, cuja amostra de cabelo incluía uma faixa grisalha com dois centímetros que regressou à sua cor anterior. A secção grisalha combinava com um período de dois meses de alto stresse, durante o qual se separou do marido.

Outro participante recuperou a cor original do seu cabelo durante umas férias de duas semanas, indicando a rapidez com que essa transformação pode ocorrer. Os investigadores encontraram evidências de que um cabelo pode ficar completamente grisalho ou sofrer uma reversão completa desse processo em menos de 3,7 dias, embora, em média, demore cerca de três meses para que essas mudanças ocorram.

A equipa alerta que só olhou para cabelos individuais e não sugere que uma cabeça inteira de cabelos grisalhos possa regressar à sua cor original simplesmente ao relaxar durante algumas semanas. Os autores escrevem que esta descoberta fornece uma prova categórica de que “o envelhecimento humano não é um processo biológico linear e irreversível e pode, pelo menos em parte, ser interrompido ou mesmo revertido”.

Conseguir uma restauração significativa da cor do cabelo será extremamente difícil sem medicamentos direcionados, embora agora que as proteínas responsáveis ​​pelo processo de envelhecimento tenham sido identificadas, seja possível começar a desenvolver produtos farmacêuticos para esse fim.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente pesquisa parabéns, mais eu acredito que já tennham encontrado a solução para os cabelos grisalhos( medicamentos ou cosmeticos menos agressivos que tinturas), mais as grandes industrias de coloração embarreram as pesquisas ou vendas, eu lamentavel, pois não vejo que seriam tão prejudicados financeiramente , tinge o cabelo quem quer, e gosta da mudança., eu ainda vou viver pra não precisa tingir quimicamente meus grisalhos ok,.ou seja espero as pesquisas em breve a retornar a cor natural dos cabelos grisalhos, obrigada.
    Ass.: LETICIA DE ARAUJO NICACIO.

RESPONDER

Mais de 3.500 túmulos descobertos em Xian, a "casa" do mítico exército de terracota

Uma equipa de arqueólogos encontrou milhares de túmulos e objetos de valor arqueológico na cidade chinesa de Xian, a capital da província de Shaanxi e a "casa" do mítico exército de terracota, descoberto no mausoléu …

Bruno Fernandes marca e Manchester United trava líder e rival City

O médio português Bruno Fernandes, de penálti, abriu caminho à vitória por 2-0 do Manchester United no dérbi com o City, na Liga inglesa de futebol, na primeira derrota dos 'citizens' após uma longa série …

Com Pizarro e Carneiro na calha para o Porto, Costa pode ter de desempatar

O primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa, pode-se ver obrigado a escolher o candidato do PS à Câmara Municipal do Porto. As estruturas locais parecem alinhadas no apoio a Manuel Pizarro, mas o secretário-geral adjunto …

Abel Ferreira leva Palmeiras à conquista da Taça do Brasil

O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, conquistou a Taça do Brasil de futebol, ao vencer por 2-0 na receção ao Grêmio, em jogo da segunda mão da final. Depois do triunfo por 1-0 no confronto …

Myanmar: Exército dispara munições reais contra manifestantes

O exército birmanês disparou este domingo contra vários manifestantes com munições reais em Bagan, a cidade histórica na área central de Myanmar, causando um ferido leve, segundo os organizadores do protesto. Milhares de birmaneses voltaram às …

Cientistas criam um "relógio" que mede a idade biológica

Dois cientistas do CECAD Cluster of Excellence in Aging Research desenvolveram um método que pode determinar a idade biológica de um organismo com uma precisão sem precedentes. Todos conhecemos a idade cronológica - a nossa idade …

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …