O Sr. Cabeça de Batata mudou a história dos brinquedos para sempre

Steven Miller / Flickr

O famoso brinquedo da Hasbro foi o primeiro a ter um anúncio na televisão, abrindo a porta à publicidade que tem as crianças como público-alvo.

O seu filho anda a azucrinar-lhe o juízo com os pedidos constantes para lhe comprar um brinquedo qualquer que viu na televisão? Pode agradecer ao Senhor Cabeça de Batata.

O famoso boneco nasceu em 1949 pela mão de George Lerner, um criador de brinquedos de Brooklyn. A ideia era que as crianças usassem uma batata verdadeira para espetarem os diversos acessórios, como os olhos, nariz ou lábios, mas a proposta não foi muito bem recebida — os EUA ainda estavam a recuperar do racionamento de comida causado pela Segunda Guerra Mundial, com muitos a acharem que era de mau gosto desperdiçar comida para fazer um brinquedo.

Dois anos mais tarde, Lerner vendeu os direitos do brinquedo aos irmãos Henry e Merrill Hassenfeld, que tinham uma pequena empresa em Rhode island que pouco depois se tornou a gigante Hasbro. A licença custou o equivalente a 82 mil dólares hoje em dia, mais uma comissão de 5% por cada brinquedo vendido.

Foi a 30 de Abril de 1952 que o pesadelo dos pais se tornou realidade, com o Senhor Cabeça de Batata a tornar-se o primeiro brinquedo de sempre a ter um anúncio na televisão. Na época, a televisão estava a explodir em popularidade — apenas 9% dos lares norte-americanos tinham uma no início da década, mas em 1959, a percentagem já chegava aos 85,9%.

O mercado da publicidade rapidamente se aproveitou do crescimento da televisão, assim como os criadores de conteúdos para crianças, com séries de desenhos animados como o “Mickey Mouse Club” a tornarem-se grandes sucessos.

A Hasbro viu aqui uma oportunidade para juntar estes dois mundos e tudo indica que a aposta valeu a pena, já que a empresa vendeu mais de um milhão de Senhores Cabeça de Batata no primeiro ano após o início dos anúncios televisivos.

Não é preciso ser um génio para adivinhar que grande parte destas vendas terão sido feitas à custa da paciência de pais fartos de ouvir os filhos a pedir o brinquedo, um fenómeno que foi apelidado de “factor irritante“, escreve o Grunge.

A moda dos anúncios televisivos destinados às crianças rapidamente se espalhou e várias organizações começaram a exigir que o mercado fosse regulado. A Comissão Federal de Comunicações acabou por chegar a um acordo com a indústria dos brinquedos, com as empresas a ter de fazer anúncios menos enganosos e a impedir o apelo directo à compra dos produtos.

Quanto ao Senhor Cabeça de Batata, continuou a ser um dos grandes sucessos da Hasbro e entretanto já ganhou uma esposa, a Senhora Cabeça de Batata, mais acessórios e até animais de estimação.

O seu estatuto de ícone na indústria dos brinquedos foi ainda mais solidificado com a aparição na saga de filmes “Toy Story“, da Disney e da Pixar, nos anos 1990.

Adriana Peixoto, ZAP //

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