Nova burla com mensagens falsas da EDP gera alerta

1

José Sena Goulão / Lusa

Em causa estão mensagens fraudulentas que referem dívidas do cliente à EDP e fazem ameaças com um corte iminente da luz caso não seja feito um pagamento.

O Gabinete de Cibercrime da Procuradoria-Geral da República emitiu um alerta para uma nova burla que está a circular que consiste no envio de mensagens falsas em nome da EDP a alegar que há pagamentos em atraso e que o cliente arrisca ficar sem eletricidade em breve.

As mensagens estão a ser enviadas em massa e a as autoridades aconselham as pessoas a não responder e a denunciar as tentativas de burla à polícia ou ao Ministério Público, relata o JN.

As assinaturas das mensagens pode variar entre EDP, EDP PT, Energias de Portugal ou AVISO CORTE e referem uma suposta dívida dos clientes cujo valor oscila muito e pode chegar a ultrapassar os 100 euros.

A SMS inclui uma ameaça de que, se a dívida não for paga rapidamente, a energia será cortada no próprio dia ou no dia seguinte.

“Esta abordagem pretende criar no destinatário da mensagem a necessidade emergente e o impulso imediato de pagar a dívida, para evitar a ameaça de corte de fornecimento”, explica o Gabinete de Cibercrime.

As referências bancárias indicadas pelos burlões nas mensagens são maioritariamente fornecidas por uma sociedade de direito sediada nos Países Baixos.

ZAP //

1 Comment

  1. só não percebo porque é que sabendo-se da situação não cortam de imediato todo e qualquer pagamento feito para a entidade referenciada, salvo erro, como 20780…
    Neste tipo de situações os bancos e o banco de portugal devria atuar de imediato e não o fazem… enfim… dizem que à procedimentos administrativos a cumprir…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.