Se os buracos negros o confundem, prepare-se para os buracos brancos

Os buracos negros podem ser o mistério mais atraente do Universo, mas não são o único tipo de “buraco” no Espaço.

Os buracos negros atraem a atenção de muitos amantes de astronomia por serem tão misteriosos. Acredita-se que sejam núcleos colapsados de estrelas mortas com uma propriedade fora do comum: a matéria entre, mas nada sai.

Nada consegue escapar a estes buracos negros tão densos. No entanto, destaca o ScienceAlert, estes não são o único tipo de “buraco” no Espaço.

Tal como o nome indica, um buraco branco é exatamente o oposto de um buraco negro – e os astrofísicos têm brincado com este conceito desde os anos 1970. Se o horizonte de eventos de um buraco negro é o limite no qual a sua força gravitacional impede que a luz atinja a velocidade de escape, o horizonte de eventos de um buraco branco impede que qualquer coisa entre.

Se não conseguimos escapar de um buraco negro, pelo contrário, não conseguiremos entrar num buraco branco. Se um buraco negro engole a matéria, um buraco branco expele-a. De acordo com os cientistas, estes buracos seriam incrivelmente brilhantes e energéticos, lançando uma enorme quantidade de radiação no Espaço.

Segundo o que Erik Curiel escreveu na Enciclopédia Stanford de Filosofia, “como as equações do campo da relatividade geral não escolhem uma direção preferida do tempo, se a formação de um buraco negro é permitida pelas leis do espaço-tempo e gravidade, então essas leis também permitem buracos brancos”.

No entanto, nunca ninguém conseguiu observar um buraco branco e os físicos estão convencidos de que não existem (e há várias razões que sustentam esta última hipótese).

No caso dos buracos negros, há modelos plausíveis de como se formam, mas não há nenhuma teoria forte sobre como se formam os buracos brancos, uma vez que não é possível voltar no tempo e ver estes buracos a serem criados.

Por este motivo, os cientistas acreditam que se os bruacos brancos existirem mesmo, foram formados há milhares de milhares de anos atrás.

Ainda assim, se partirmos do princípio de que estes buracos existem mesmo, há outro problema. De acordo com a matemática, não pode haver matéria dentro do espaço-tempo que inclua um buraco negro. Assim que a matéria entra nessa região, não importa o quão minúscula é a mancha, ela não pode incluir um buraco branco. Desta forma, se um buraco branco existiu, deixou de existir muito rapidamente.

Apesar de os buracos brancos serem completamente teóricos, os cientistas salvaguardam que as reservas em relação a buracos negros mantiveram-se até há pouco tempo.

Alguns cientistas acreditam que as explosões de raios gama podem vir de buracos brancos. Em 2011, dois astrofísicos apontaram que uma explosão de raio gama com com propriedades incomuns pode mesmo ter vindo deste fenómeno, apesar de a probabilidade desta teoria estar correta ser muito baixa.

Há também a teoria de que o Big Bang era, na realidade, um enorme buraco branco. No entanto, ainda não há como comprová-la.

Por fim, há a hipótese de que um buraco branco seja o final da vida de um buraco negro. Como os buracos negros são muito duradouros, é possível que o Universo não tenha existido por tempo suficiente para que esta evolução tenha ocorrido.

Apesar de serem todas possibilidades matemáticas, não vivemos no reino da matemática pura – e o Universo em que vivemos é demasiado real.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Nem qualquer buraco negro se converterá num buraco branco. Para que um buraco branco surja, é necessário que, num futuro muito distante, se forme um buraco negro universal, ou seja, tudo o que existe será confinado a um corpo só com densidade máxima -não infinita- . Quando tal suceder, imediatamente ocorrerá um buraco branco ( Big Bang ). Toda a matéria será expelida sob a forma de partículas fundamentais e novo ciclo começa.

  2. Minha teoria é que o Big Bang foi o único buraco branco que existiu neste universo, assim que a entropia terminar o seu legado e só sobrarem buracos negros em todo o universo, suas massas se somarão e no final de tudo haverá um novo Big Bang e mais um ciclo do universo iniciará.

  3. Ao que parece, não faltaria tanto tempo para isso ocorrer, pois as galáxias são o que ainda sobrou de massa do lado de fora dos buracos negros. Entre as galáxias é o lugar onde mais existem buracos negros, sendo que já consumiram tudo à sua volta. E pode ser que um buraco negro gigantesco que está a atrair as galáxias cada vez para mais longe do Big bang. Ou, então, podemos estar dentro de um buraco negro e seremos nós e todas as galáxias ejetados para fora deste imenso buraco, isto é, nos confins do universo há o super super super massivo buraco branco a mandar toda energia, massa, tempo etc para outro universo ainda muito maior do que o nosso.

    • lo problema com essa teoria é o efeito da expansão do universo, ele não está expandido em um direção específica, e sim em todas as direções ao mesmo tempo, não existe a possibilidade disso ser efeito de un objeto único, externo ao universo, com exceção do grande atrator que fica escondido além do plano da via lactea impedindo sua observação direta, e esta puxando galáxias a grande vrlocidasw oara uma única região so universo.
      o restante , parece ser obra de uma entidade intrínseca do nosso universo, o que causa o afastamento cadanvez mais rapid9a das estruturas universais, constatado pela observação do efeito dopler de red shift das galaxias mais distantes.

  4. Na minha humilde opinião os buracos brancos são as “saidas” de matéria e energia de buracos negros, para isso estou considerando a existência do multiverso e os buracos negros e brancos são entradas e saídas reespectivamente entre universos paralelos, ou seja, o buraco branco seria o outro lado do buraco negro, porém em um universo paralelo.

  5. O buraco branco não seria o outro lado do buraco negro? A matéria entra pela frente e nada escapa, nem a luz, formando o buraco negro. E sai por trás, lançando tudo q entrou, e por ali nada entra?
    🙂

RESPONDER

Cria de lobo-marinho voltou a aparecer no areal do Porto Santo

A cria de lobo-marinho que tem feito do areal da ilha do Porto Santo o seu local de descanso voltou a aparecer hoje, depois de ter desaparecido desde terça-feira à noite. A bióloga Rosa Pires, do …

Há um fóssil único de tiranossauro bebé à venda no eBay (e os cientistas estão indignados)

O esqueleto "único" de um filhote de tiranossauto (Tyrannosaurus rex) com mais de 60 milhões de anos foi posto à venda na plataforma eBay nos Estados Unidos. O vendedor pede quase 3 milhões de dólares …

Agência francesa adverte: troque ibuprofeno por paracetamol

A agência francesa do medicamento ANSM fez uma advertência a médicos e pacientes sobre riscos decorrentes do uso do ibuprofeno e do cetoprofeno, que podem agravar infeções em tratamento, e pediu uma investigação a nível …

"Lendária" e misteriosa espécie de orca avistada por cientistas

Cientistas admitem o possível avistamento de uma das espécies de orca mais misteriosas da natureza. A orca é conhecida como o "Tipo D", mas muito raramente foi vista ou ouvida. A orca foi avistada no Cabo …

Nacional vs Sporting | Triunfo curto para tanto domínio

O Sporting foi à Madeira somar a sua sétima vitória consecutiva na Liga NOS. No terreno do Nacional, os “leões” ganharam por 1-0, num jogo em que o resultado não espelha a grande superioridade da …

Titã pode ter "lagos fantasmas" e cavernas

Titã, a lua e Saturno, é surpreendentemente semelhante à Terra. Tem lagos, rios e oceanos profundos (e possivelmente cavernas) que poderiam sustentar vida. Em Titã, a chuva não é água, mas sim metano líquido. Duas …

As barbas podem ter mais bactérias do que o pêlo dos cães

Uma equipa de investigadores suíços descobriu que as barbas podem ter mais micróbios prejudiciais à saúde humana do que o pêlo dos cães. Uma recente investigação realizada pela clínica Hirslanden, na Suíça, descobriu que as barbas …

Há uma cidade onde é proibido morrer

Longyearbyen, capital do arquipélago de Svalbard, na Noruega, deu o passo muito incomum de proibir a morte naquela região. Desde 1950, ninguém está legalmente autorizado a morrer na cidade. Até uma pessoa que lá tenha vivido …

Este ano já morreram 129 pessoas na estrada. O telemóvel leva as culpas

A Secretaria de Estado da Proteção Civil informou hoje que morreram 129 pessoas nas estradas portuguesas, menos uma morte do que em período homólogo de 2018 e o telemóvel ao volante tem contribuído para aumento …

Musk ganha 40 mil vezes mais que os seus empregados (mas não levanta os cheques)

Elon Musk, o criador da Tesla, ganha 40 mil vezes mais do que a média dos seus trabalhadores. Por outro lado, o multimilionário Warren Buffett recebe sete vezes menos que os seus trabalhadores. Os dados divulgados …