Se os buracos negros o confundem, prepare-se para os buracos brancos

Os buracos negros podem ser o mistério mais atraente do Universo, mas não são o único tipo de “buraco” no Espaço.

Os buracos negros atraem a atenção de muitos amantes de astronomia por serem tão misteriosos. Acredita-se que sejam núcleos colapsados de estrelas mortas com uma propriedade fora do comum: a matéria entre, mas nada sai.

Nada consegue escapar a estes buracos negros tão densos. No entanto, destaca o ScienceAlert, estes não são o único tipo de “buraco” no Espaço.

Tal como o nome indica, um buraco branco é exatamente o oposto de um buraco negro – e os astrofísicos têm brincado com este conceito desde os anos 1970. Se o horizonte de eventos de um buraco negro é o limite no qual a sua força gravitacional impede que a luz atinja a velocidade de escape, o horizonte de eventos de um buraco branco impede que qualquer coisa entre.

Se não conseguimos escapar de um buraco negro, pelo contrário, não conseguiremos entrar num buraco branco. Se um buraco negro engole a matéria, um buraco branco expele-a. De acordo com os cientistas, estes buracos seriam incrivelmente brilhantes e energéticos, lançando uma enorme quantidade de radiação no Espaço.

Segundo o que Erik Curiel escreveu na Enciclopédia Stanford de Filosofia, “como as equações do campo da relatividade geral não escolhem uma direção preferida do tempo, se a formação de um buraco negro é permitida pelas leis do espaço-tempo e gravidade, então essas leis também permitem buracos brancos”.

No entanto, nunca ninguém conseguiu observar um buraco branco e os físicos estão convencidos de que não existem (e há várias razões que sustentam esta última hipótese).

No caso dos buracos negros, há modelos plausíveis de como se formam, mas não há nenhuma teoria forte sobre como se formam os buracos brancos, uma vez que não é possível voltar no tempo e ver estes buracos a serem criados.

Por este motivo, os cientistas acreditam que se os bruacos brancos existirem mesmo, foram formados há milhares de milhares de anos atrás.

Ainda assim, se partirmos do princípio de que estes buracos existem mesmo, há outro problema. De acordo com a matemática, não pode haver matéria dentro do espaço-tempo que inclua um buraco negro. Assim que a matéria entra nessa região, não importa o quão minúscula é a mancha, ela não pode incluir um buraco branco. Desta forma, se um buraco branco existiu, deixou de existir muito rapidamente.

Apesar de os buracos brancos serem completamente teóricos, os cientistas salvaguardam que as reservas em relação a buracos negros mantiveram-se até há pouco tempo.

Alguns cientistas acreditam que as explosões de raios gama podem vir de buracos brancos. Em 2011, dois astrofísicos apontaram que uma explosão de raio gama com com propriedades incomuns pode mesmo ter vindo deste fenómeno, apesar de a probabilidade desta teoria estar correta ser muito baixa.

Há também a teoria de que o Big Bang era, na realidade, um enorme buraco branco. No entanto, ainda não há como comprová-la.

Por fim, há a hipótese de que um buraco branco seja o final da vida de um buraco negro. Como os buracos negros são muito duradouros, é possível que o Universo não tenha existido por tempo suficiente para que esta evolução tenha ocorrido.

Apesar de serem todas possibilidades matemáticas, não vivemos no reino da matemática pura – e o Universo em que vivemos é demasiado real.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Nem qualquer buraco negro se converterá num buraco branco. Para que um buraco branco surja, é necessário que, num futuro muito distante, se forme um buraco negro universal, ou seja, tudo o que existe será confinado a um corpo só com densidade máxima -não infinita- . Quando tal suceder, imediatamente ocorrerá um buraco branco ( Big Bang ). Toda a matéria será expelida sob a forma de partículas fundamentais e novo ciclo começa.

  2. Minha teoria é que o Big Bang foi o único buraco branco que existiu neste universo, assim que a entropia terminar o seu legado e só sobrarem buracos negros em todo o universo, suas massas se somarão e no final de tudo haverá um novo Big Bang e mais um ciclo do universo iniciará.

  3. Ao que parece, não faltaria tanto tempo para isso ocorrer, pois as galáxias são o que ainda sobrou de massa do lado de fora dos buracos negros. Entre as galáxias é o lugar onde mais existem buracos negros, sendo que já consumiram tudo à sua volta. E pode ser que um buraco negro gigantesco que está a atrair as galáxias cada vez para mais longe do Big bang. Ou, então, podemos estar dentro de um buraco negro e seremos nós e todas as galáxias ejetados para fora deste imenso buraco, isto é, nos confins do universo há o super super super massivo buraco branco a mandar toda energia, massa, tempo etc para outro universo ainda muito maior do que o nosso.

    • lo problema com essa teoria é o efeito da expansão do universo, ele não está expandido em um direção específica, e sim em todas as direções ao mesmo tempo, não existe a possibilidade disso ser efeito de un objeto único, externo ao universo, com exceção do grande atrator que fica escondido além do plano da via lactea impedindo sua observação direta, e esta puxando galáxias a grande vrlocidasw oara uma única região so universo.
      o restante , parece ser obra de uma entidade intrínseca do nosso universo, o que causa o afastamento cadanvez mais rapid9a das estruturas universais, constatado pela observação do efeito dopler de red shift das galaxias mais distantes.

  4. Na minha humilde opinião os buracos brancos são as “saidas” de matéria e energia de buracos negros, para isso estou considerando a existência do multiverso e os buracos negros e brancos são entradas e saídas reespectivamente entre universos paralelos, ou seja, o buraco branco seria o outro lado do buraco negro, porém em um universo paralelo.

  5. O buraco branco não seria o outro lado do buraco negro? A matéria entra pela frente e nada escapa, nem a luz, formando o buraco negro. E sai por trás, lançando tudo q entrou, e por ali nada entra?
    🙂

RESPONDER

Médicos alertam: técnica de tapar a boca com fita-cola para dormir melhor é perigosa

Chama-se "buteyko" e consiste em encontrar formas de respirar melhor pelo nariz, entre as quais fechar a boca enquanto dormimos. A tendência está a gerar um debate entre os médicos, que consideram esta técnica perigosa. Foi …

Incentivos financeiros ajudam pessoas a deixar de fumar

Fumar mata um em cada dois fumadores ávidos, mas desistir leva a grandes melhorias na saúde, aumento da esperança de vida e poupança de custos com cuidados de saúde. Pagar às pessoas para pararem de …

Há uma coisa simples que podemos fazer para combater as alterações climáticas: falar sobre o problema

A preocupação com as alterações climáticas pode ser muitas vezes um fardo solitário, mas a verdade é que não precisa de ser assim. De acordo com um novo estudo, simplesmente falar sobre o assunto com …

Em busca das duas princesas alemãs. Vaticano analisa ossários após encontrar túmulos vazios

Os trabalhos começaram esta manhã no cemitério que fica dentro das muralhas do Vaticano e foram analisados os restos dos dois ossários, explicou o porta-voz interino da Santa Sé, Alessando Gisotti. Os ossários estavam perto dos …

Miguel Pinto Lisboa é o novo presidente do Vitória de Guimarães

Miguel Pinto Lisboa foi eleito, este sábado, o novo presidente do Vitória de Guimarães, avança a imprensa portuguesa. Os números ainda não são oficiais, mas as primeiras projeções indicam que o candidato de 47 anos da …

Incêndios em Castelo Branco e Santarém. Há quatro bombeiros feridos, um em estado grave

Dois incêndios em Castelo Branco estão a mobilizar mais de 500 operacionais e 15 meios aéreos. Há estradas cortadas e aldeias evacuadas. Dois incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município …

"É contra a vontade de Deus". Família que se recusou a pagar impostos é condenada na Austrália

Uma família cristã australiana recusou-se a pagar impostos, alegando que é "contra a vontade de Deus". Em tribunal, o juiz obrigou a pagar 1,3 milhões de euros. Em 2017, na Tasmânia, uma família cristã não pagou …

David guardou uma pedra durante anos pensando que era ouro. Afinal, era bem mais raro que isso

Em 2015, David Hole estava a explorar Maryborough Regional Park, perto de Melbourne, na Austrália. Com um detetor de metais, descobriu algo fora do comum: uma rocha avermelhada muito pesada que repousava em argila amarela. Maryborough …

Quadro roubado por soldado nazi é devolvido a museu de Florença

O quadro de natureza-morta tinha sido roubado do museu por um soldado nazi como um presente para a sua esposa. Agora, o quadro foi devolvido ao museu pelos alemães. Um soldado nazi em retirada de Itália …

Um segundo. Foi o tempo que a Inteligência Artificial precisou para resolver um cubo mágico

Investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram o DeepCubeA, um algoritmo capaz de resolver o desafio do Cubo de Rubik em pouco mais do que um segundo.  De acordo com a equipa de investigadores …