Buraco do SNS é cinco vezes maior do que o Governo previa

Nuno Fox / Lusa

A ministra da Saúde, Marta Temido

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) apresentava um défice de 559,6 milhões de euros até Outubro passado. Um valor que fica muito longe dos 90 milhões de euros que o Governo estimava, depois de ter reforçado as verbas para o sector com transferências do Orçamento do Estado de 612 milhões de euros. O problema é que a despesa também aumentou.

Está em causa um desvio de 469,6 milhões de euros entre o que o Governo previa e a realidade das contas do SNS, como reporta o Eco.

Apesar do reforço de verbas, o buraco no SNS parece continuar a aumentar depois de em 2018, ter sido de 375,9 milhões de euros até Outubro. No final do ano passado, o défice do SNS chegou aos 848 milhões de euros e o deputado do PSD, Álvaro Almeida, já veio alertar que é provável que, no final de 2019, chegue aos 1.000 milhões de euros.

O problema parece ser o crescimento da despesa, como analisa o Eco com base em números da Direcção-Geral do Orçamento (DGO) que indicam que esta cresceu 6,5% até Outubro, ou seja, “o dobro do previsto no Orçamento”. A “despesa com pessoal aumentou 8,6%, 2,6 vezes acima do projectado no Orçamento”, explica o Eco, evidenciando ainda um aumento nos gastos com a aquisição de bens e serviços, designadamente com meios complementares de diagnóstico e produtos vendidos em farmácias.

Por outro lado, também se verificou um aumento nas dívidas a fornecedores que se situam nos 735,1 milhões euros.

Perante a situação do SNS e os diversos problemas que se têm verificado, nomeadamente com o fecho de urgências pediátricas, o Bloco de Esquerda já veio propor uma transferência de mais 800 milhões de euros. Mas a ministra da Saúde alerta que nunca houve um reforço de valor tão elevado e lembra que é preciso que Mário Centeno, o ministro das Finanças, o permita.

Marta Temido já disse que haverá mais dinheiro para a Saúde no Orçamento de Estado para 2020, mas também tem vincado que o problema do SNS não é o dinheiro e que é preciso garantir maior eficiência e produtividade.

“Preocupa-nos muito também a gestão eficiente dos impostos de todos, dos dinheiros públicos, e uma luta contínua pela melhoria da eficiência e produtividade do próprio SNS”, salienta a ministra que lembrou que, na anterior legislatura, o Governo transferiu 1.400 milhões de euros para o SNS.

ZAP //

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. A desgraça (penúria) é tão grande no SNS que para o tornar minimamente decente e aceitável, são precisos muitos milhões de euros. Falta saber a quem calhará a fava para o reabilitar. Que não seja mais uma vez o povo português. Ou me engano muito ou a pagagaio Ministra da Saúde ainda virá a ser presente à justiça para responder por tantas mortes derivadas deste descalabro do SNS.

  2. Socialistas / Marxistas são uma cambada de sapateiros. Disfarcam bem, lá isso disfarcam, ou seja, também são bons Charlataes-

  3. Um gestor deste calibre tem direito a carta de demissão. Onde está a responsabilização? A ausência de responsabilidades é o 2º mal do nosso país!

  4. Ora bem até Outubro de 2018 era de 375,9 milhões de euros passados 2 meses (fim do ano 2018) passa para 848 milhões de euros??? Esta historia está MUITO MAL contada. Como é possível ? Nós temos a obrigação de saber que os do PS são mt bons a LUDIBRIAR o mt MAUS a fazer contas. Estamos a caminhar p/ o que alguns de nós tínhamos previsto – vem aí outra BANCARROTA… Alguém anda a meter a mão ao bolso dos portugueses e estes NADA FZEM NADA DIZEM. Até quando?? Quando não houver nenhuma solução?? Vamos voltar ao tempo antigo?? Olhem p/ o exemplo da Grecia que o povo passou do 80 para o 8 da noite para o dia. Nós reclamamos mas ainda tivemos uma passagem da Troika +/- suave, a próxima não o será certamente.

      • Isso não é burrice* dos governantes… é retardamento mental e incompetência a 100.000%… resposta do meu gato quanto lhe perguntei… gato que pensas dos horários de trabalho de 35 horas?!!!!! (* minhas desculpas ao quadrúpede…)

  5. A redução do horário de trabalho é um dos grandes causadores deste caos.
    Só um imbecil como o costa (e mais quem acredita numa palavra deste vendedor de banha da cobra) é que acreditava nisso. Acho que nem ele acreditava mas como está tão habituado a mentir se calhar convenceu-se a ele próprio disso.
    Mas a culpa não é toda dele, é mais de quem vota nesta m…

  6. Esta ministra é uma vergonha. Não sei mesmo quem é que aceita ser ministro da saúde neste atual cenário. Quem manda é o Centeno e o PS precisava de um fantoche para dar a cara. E esta senhora sujeitou-se a isso!!! O anterior bateu com a porta… e fez ele muito bem. Esta ministra deve ter sido retirada bem do fundo do baú das escolhas possíveis após todos os outros terem renunciado aos convites para ministrar a pasta da saúde.

  7. Somos todos culpados desta situação, o SNS e a Segurança Social sustentam uma série de gente que para cá vem e que em nada contribui para enriquecer o país, antes pelo contrário, nunca contribuíram com um tostão que fosse e têm direito a subsídios, saúde e habitação? Onde está a justiça? Há menos gente a contribuir do que a receber. Mais uma vez digo, está nas nossas mãos mudar o estado das coisas, e com um simples voto.

  8. Será que ainda ninguém se deu ao trabalho de ler o manifesto do PNR?
    Veriam que, aparentemente, uma grande parte da solução dos nossos problemas passam por lá, temos tudo na mão para mudar o estado das coisas.

  9. Isto começa a cheirar a esturro “troika”. O senhor Costa alvorou-se em Todo Poderoso dono de todas as soluções, agora muita coisa parece andar mal no país, amanhã se houver um pequeno safanão negativo do exterior como irá o país sobreviver, voltamos uma vez mais ao passado?

  10. Seria interessante saber como e desde quando a Dívida do SNS tem vindo a aumentar, qual o Governo desde existe o SNS saiu sem que o SNS tivesse alguma dívida, sabermos o porque da dívida cada vez ser maior, lançar para praça pública que a Divida do SNS está já nos 848 milhões sem dizerem o porque é pouco e é de má fé, não estou a defender este€ Governo aliás não defendo nenhum governo que nos tem governado ou se governado, nem um tomou qualquer medida para que esta divida e outras baixassem, aliás o SNS, Educação Segurança dos cidadãos e Forças Armadas não é para darem lucro, mas pode-se conter a sua despesa estabelecer um limite, mas o SNS só por má fé se pode dizer que a despesa tem de diminuir sabendo todos nós que há mais meios sejam máquinas ou medicamentos para combater as doenças e isso custa dinheiro, há é que cortar em outros sítios por exemplo nas Fundações, Institutos, organismos etc.etc. etc. que foram criados para satisfazer a classe política e as suas clientelas sem terem utilidade alguma, e aí o que poupam pode ser investido no SNS,Educação Segurança do cidadão

RESPONDER

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …