/

Encontrado bunker da II Guerra Mundial usado pelo “exército secreto de Churchill”

3

Um bunker da II Guerra Mundial foi encontrado numa floresta no sul da Escócia por acaso. A instalação tinha sido construída para abrigar um exército secreto britânico.

Trabalhadores florestais estavam a derrubar árvores no sul da Escócia quando encontraram algo peculiar: uma porta de ferro. Essa porta dava para um bunker da II Guerra Mundial, construído para abrigar as forças militares mais secretas da Grã-Bretanha.

Conhecidas como Unidades Auxiliares – ou às vezes “exército secreto de Churchill” -, a força era um corpo de voluntários semelhantes à Guarda Doméstica da Grã-Bretanha, encarregados de defender o país no caso de uma invasão nazi alemã.

Ao contrário da Guarda Nacional, as Unidades Auxiliares eram uma brigada de guerra de guerrilha envolta em segredo. Cada unidade, com capacidade para oito homens, baseava as suas operações numa das centenas de minúsculos bunkers com tampa de betão enterrados em todo o interior. A localização desses bunkers foi um segredo tão ferozmente guardado que muitos deles ainda permanecem desconhecidos até hoje.

Agora, menos um desses segredos ficará perdido na História. Trabalhadores florestais descobriram o novo bunker no outono, na zona rural arborizada ao sul de Edimburgo, enterrados a 1,3 metros de profundidade, de acordo com um comunicado do AOC Archaeology Group.

AOC Archaeology / FLS

Com um telhado de zinco e paredes de tijolos, o bunker parecia uma lata de sardinha de betão, com cerca de sete metros de comprimento e três de largura, que abrigaria cerca de sete soldados durante meses ou anos a fio.

Os arqueólogos encontraram alguns restos de madeira no bunker que eram a cama de um soldado, além de uma lata vazia que pode ter contido a sua ceia.

“A partir de registos, sabemos que cerca de sete homens usavam este bunker e, na época, estavam armados com revólveres, metralhadoras, rifle e explosivos”, disse Matt Ritchie, arqueólogo da Forestry and Land Scotland (FLS), em declarações à BBC.

Estes homens teriam agido como uma força autónoma de ataque de guerrilha durante uma invasão nazi, emergindo das suas covas escondidas para sabotar o avanço do inimigo com todos os meios necessários.

Os integrantes da unidade – apelidados de “scallywags” – foram treinados em emboscadas, assassinatos, demolições e até suicídio. A maioria deles foi escolhida por conhecer bem o terreno local e pelas suas capacidades de manejar armas.

Cada soldado tinha uma lista de potenciais pessoas, que poderiam ser até chefes de polícia do condado, e ordem para executá-los se houvesse risco de ajudarem os nazis.

De acordo com o historiador britânico da Resistência, Malcolm Atkin, a expectativa de vida era de apenas duas semanas. Esperava-se que morressem a lutar – e, se a captura parecesse provável, eram ordenados a matar os companheiros e a suicidar-se com balas ou bombas.

Forestry and Land Scotland

Winston Churchill implantou as Unidades Auxiliares em 1940, embora felizmente nunca precisassem de usar o seu treino de guerrilha na frente doméstica. Eventualmente, à medida que as marés da guerra mudavam, os soldados foram usados como forças especiais durante a invasão do Dia D.

Enquanto os arqueólogos estudam o abrigo recém-redescoberto, o local permanece fechado ao público. A localização precisa do bunker não foi revelada.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.