Alcochete. Bryan Ruiz garante que equipa não queria jogar a final da Taça

António Cotrim / Lusa

O futebolista costa-riquenho Bryan Ruiz afirmou esta terça-feira em tribunal que a equipa do Sporting não queria jogar a final da Taça de Portugal de 2018, disputada dias depois da invasão à academia do clube, em Alcochete.

“A maioria dos jogadores queria ir embora, a equipa não queria jogar a final”, afirmou o médio, ouvido via Skype, durante 25.ª sessão do julgamento da invasão à academia, ocorrida em 15 de maio de 2018.

Bryan Ruiz, que está ligado contratualmente ao Santos, descreveu com algum pormenor as agressões a alguns jogadores, identificando como alvos principais dos invasores os então companheiros de equipa Battaglia, Acuña, Montero, William Carvalho e Rui Patrício.

“Com o balneário cheio de fumo, começaram a ameaçar e a ofender, principalmente alguns jogadores, e a dizer que tínhamos que ganhar a final da Taça, porque senão íamos ver o que era o Sporting”, afirmou o futebolista, acrescentando: “Alguns foram atingidos com a mão fechada, recordo que o Montero foi atingido duas vezes com a mão aberta, ao Battaglia deram com uma garrafa”.

O jogador disse ter visto “pelo menos três pessoas de volta do Battaglia” e referiu que o companheiro de equipa foi agredido duas vezes: “Lembro-me de o ofenderem, de o terem atingido, depois houve mais ofensas, e voltaram a atingi-lo na cara”.

“O Acuña tinha, pelo menos, uns cinco à volta dele”, explicou. “Com o William não se foram tão agressivos, mas recordo-me que lhe disseram: ‘O Sporting não é isto’”.

O médio costa-riquenho, que alinhou no Sporting entre 2016 e 2018, afirmou que os jogadores estavam “em choque” e garantiu que da parte dos invasores “não havia nenhum com intenção de conversar com ninguém, estavam todos muito agitados”.

Bryan Ruiz disse recordar-se de ter visto duas tochas a serem lançadas, e assegurou que o alarme de incêndio “começou a tocar depois de os indivíduos terem entrado no balneário”.

Julgamento do caso Alcochete

A invasão à academia do Sporting aconteceu dois depois de a equipa ter sido derrotada pelo Marítimo (2-1) e de ter perdido o segundo lugar da I liga, e dias antes da final da Taça de Portugal, que os ‘leões’ acabaram por perder por 2-1 frente ao Desportivo das Aves.

O julgamento prossegue na quarta-feira com a audição de testemunhas abonatórias de manhã e do futebolista Rafael Leão à tarde. O tribunal tencionava também ouvir na quarta-feira o avançado holandês Bas Dost que, por estar doente, solicitou a remarcação da audição, e Doumbia, que não respondeu aos contactos.

Na sexta-feira, deve ser ouvido Frederico Varandas, atual presidente do clube e chefe do departamento médico dos ‘leões’ à data dos factos.

O processo tem 44 arguidos, acusados da coautoria de 40 crimes de ameaça agravada, de 19 crimes de ofensa à integridade física qualificada e de 38 crimes de sequestro, todos estes (97 crimes) classificados como terrorismo.

Bruno de Carvalho, à data presidente do clube, ‘Mustafá’, líder da Juventude Leonina, e Bruno Jacinto, ex-oficial de ligação aos adeptos do Sporting, estão acusados, como autores morais, de 40 crimes de ameaça agravada, de 19 crimes de ofensa à integridade física qualificada e de 38 crimes de sequestro, todos estes (97 crimes) classificados como terrorismo. Os três arguidos respondem ainda por um crime de detenção de arma proibida agravado e ‘Mustafá’ também por um crime de tráfico de estupefacientes.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …