Comissão Europeia estuda fundo de 100 mil milhões para travar o desemprego

Patrick Seeger / EPA

Ursula Von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia

A Comissão Europeia está a finalizar a proposta para criação de um fundo comunitário de apoio ao desemprego que priorize medidas como o ‘lay-off’. O fundo deverá mobilizar cerca de 100 mil milhões e euros para apoiar empresas, visando travar despedimentos coletivos.

Segundo noticiou o Expresso, citando fontes comunitárias avançadas pelo Pais, numa reunião por videoconferência os presidentes do Conselho Europeu, Charles Michel, da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, e do Europgrupo, Mário Centeno, prepararam o próximo encontro de ministros das finanças da zona euro, debatendo apoio ao desemprego.

Bruxelas já estava a trabalhar numa proposta que seria apresentada no último trimestre deste ano, antecipada pela crise atual. O modelo em estudo deverá ser financiado por fundos comunitários e não estatais.

De acordo com o Pais, Ursula von der Leyen discutirá a proposta na reunião semanal de comissários esta quarta-feira, podendo avançar com uma decisão ainda antes do final da semana.

O fundo estaria dotado 100 mil milhões euros, recorrendo a emissão de títulos ou ao orçamento comunitário. O valor permitirá financiar apoio às empresas, que passem pela suspensão temporária de contratos e não pela destruição de emprego. A proposta será afinada em função das várias modalidades de lay-off em vigor nos Estados-membro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.