Carta de Bruxelas alerta para fraqueza dos bancos nacionais

Miguel A. Lopes / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Portugal vai ser o único país a receber uma carta da Comissão Europeia com pedidos de clarificação sobre o que o Governo e restantes autoridades tencionam fazer em algumas reformas estruturais que continuam em falta.

Segundo o Diário de Notícias, mais de dez anos depois da crise financeira que assolou Portugal, as “fraquezas” dos bancos portugueses ainda são agentes de preocupação para Bruxelas.

É por essa razão que a Comissão Europeia vai endereçar a Portugal uma carta na qual será pedida uma clarificação das medidas previstas pelo Governo e outras autoridades de forma a levar a cabo as reformas estruturais que estão em falta.

Além disso, a concorrência limitada nos setores dos serviços e da construção será outro ponto a merecer reparos especiais da CE, assim como os níveis perigosos de dívida privada e pública e aos obstáculos na contratação sem termo, por exemplo.

“Vamos enviar uma carta às autoridades portuguesas a salientar a importância de um programa de reformas ambiciosas e pormenorizado para tratar dos desequilíbrios que persistem”, revelou Dombrovskis, ao apresentar os diagnósticos sobre o estado das economias europeias no âmbito do arranque do novo ciclo de avaliações do semestre europeu.

Este ciclo começou relativamente bem para Portugal, que abandonou a categoria de “desequilíbrio macroeconómico excessivo“, tendo sido promovido para a classe de “desequilíbrio” simples.

Os outros países que acompanham Portugal na subida são a França e a Bulgária, mas estes não vão receber uma carta. O Governo português será o único.

Na conferência de imprensa do semestre europeu, na quarta-feira passada, os comissários foram questionados sobre por que razão o país vai receber uma carta a pedir detalhes e ambição nas reformas estruturais e os outros parceiros não, já que o tom geral sobre Portugal é agora “positivo”.

Segundo o alto dirigente europeu “há grandes desafios no caso de Portugal, sobretudo no que se refere ao nível de endividamento muito elevado dos particulares, das empresas e também do endividamento público e, portanto, as autoridades portuguesas foram convidadas a apresentar um programa de reformas em abril que seja ambicioso”, insistiu.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ajudar a banca nacional??? Ainda mais?? Se um banco falir já não deve ser o estado com dinheiro de todos a entrevir…. O banco e uma empresa privada se falir existem perdas como tudo na vida mas essas perdas serão mais fáceis de serem superadas do que se injectar dinheiro dos contribuintes nos bancos….

    • Ó Mark Paulo. Há dimensões que vão para além daquilo que o seu pequeno intelecto lhe permite compreender. A falência de um banco pode ter um impacto totalmente inaceitável do ponto de vista económico e social, e pode ainda acarretar um risco sistémico. Por essas razões os Estados muitas vezes têm de intervir e não entrevir como o caro amigo refere. Aconselho-o a ir jogar à bola e deixar a discussão para os adultos.

RESPONDER

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …