Carta de Bruxelas alerta para fraqueza dos bancos nacionais

Miguel A. Lopes / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Portugal vai ser o único país a receber uma carta da Comissão Europeia com pedidos de clarificação sobre o que o Governo e restantes autoridades tencionam fazer em algumas reformas estruturais que continuam em falta.

Segundo o Diário de Notícias, mais de dez anos depois da crise financeira que assolou Portugal, as “fraquezas” dos bancos portugueses ainda são agentes de preocupação para Bruxelas.

É por essa razão que a Comissão Europeia vai endereçar a Portugal uma carta na qual será pedida uma clarificação das medidas previstas pelo Governo e outras autoridades de forma a levar a cabo as reformas estruturais que estão em falta.

Além disso, a concorrência limitada nos setores dos serviços e da construção será outro ponto a merecer reparos especiais da CE, assim como os níveis perigosos de dívida privada e pública e aos obstáculos na contratação sem termo, por exemplo.

“Vamos enviar uma carta às autoridades portuguesas a salientar a importância de um programa de reformas ambiciosas e pormenorizado para tratar dos desequilíbrios que persistem”, revelou Dombrovskis, ao apresentar os diagnósticos sobre o estado das economias europeias no âmbito do arranque do novo ciclo de avaliações do semestre europeu.

Este ciclo começou relativamente bem para Portugal, que abandonou a categoria de “desequilíbrio macroeconómico excessivo“, tendo sido promovido para a classe de “desequilíbrio” simples.

Os outros países que acompanham Portugal na subida são a França e a Bulgária, mas estes não vão receber uma carta. O Governo português será o único.

Na conferência de imprensa do semestre europeu, na quarta-feira passada, os comissários foram questionados sobre por que razão o país vai receber uma carta a pedir detalhes e ambição nas reformas estruturais e os outros parceiros não, já que o tom geral sobre Portugal é agora “positivo”.

Segundo o alto dirigente europeu “há grandes desafios no caso de Portugal, sobretudo no que se refere ao nível de endividamento muito elevado dos particulares, das empresas e também do endividamento público e, portanto, as autoridades portuguesas foram convidadas a apresentar um programa de reformas em abril que seja ambicioso”, insistiu.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ajudar a banca nacional??? Ainda mais?? Se um banco falir já não deve ser o estado com dinheiro de todos a entrevir…. O banco e uma empresa privada se falir existem perdas como tudo na vida mas essas perdas serão mais fáceis de serem superadas do que se injectar dinheiro dos contribuintes nos bancos….

    • Ó Mark Paulo. Há dimensões que vão para além daquilo que o seu pequeno intelecto lhe permite compreender. A falência de um banco pode ter um impacto totalmente inaceitável do ponto de vista económico e social, e pode ainda acarretar um risco sistémico. Por essas razões os Estados muitas vezes têm de intervir e não entrevir como o caro amigo refere. Aconselho-o a ir jogar à bola e deixar a discussão para os adultos.

RESPONDER

A icónica tapeçaria "Guernica" de Picasso foi retirada da ONU. Rockfeller pediu-a de volta

A icónica tapeçaria "Guernica", de Pablo Picasso, foi retirada do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) onde estava há mais de 30 anos. A pintura “Guernica”, considerada uma das obras-primas de Picasso …

Este robô-tartaruga não precisa de circuitos eletrónicos para andar. Basta ar

O robô macio de quatro patas, criado por uma equipa da Universidade da Califórnia, não precisa de nenhum circuito eletrónico para funcionar. Os robôs macios têm captado a atenção dos cientistas e o mais recente, criado …

Norte-americano cria secretária para manter crianças seguras durante os tiroteios nas escolas

Um norte-americano desenvolveu uma secretária à prova de bala para assegurar um lugar seguro às crianças dos Estados Unidos em situações de tiroteio. Passaram três anos desde que, a 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz entrou …

A Cidade do México proibiu tampões menstruais com aplicador. Agora, as mulheres estão furiosas

A Cidade do México já tinha proibido outros objetos compostos por plástico, como é o caso de copos e palhinhas, mas agora foi mais longe e resolveu banir os tampões menstruais que contém aplicadores. No …

Benfica 2-0 Rio Ave | Águia volta a voar

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS, três jogos depois. A formação “encarnada” recebeu e venceu o Rio Ave por 2-0, com os dois golos apontados por Haris Seferovic e Pizzi numa segunda parte …

Criança de dois anos cai do 12º andar (mas acaba por ser salva por estafeta)

No passado domingo, em Honói, na capital do Vietname, um estafeta salvou a vida de uma criança de dois anos que caiu do 12° andar de um prédio. Nguyen Ngoc Manh é agora conhecido como …

Em França, livrarias e lojas de discos são agora "comércio essencial"

O decreto de lei do Governo francês, publicado na última sexta-feira, incluiu as livrarias e lojas de discos na lista do chamado "comércio essencial", podendo permanecer abertas em caso de confinamento. Em declarações à agência France-Presse, …

Icebergue maior que Nova Iorque parte-se perto de estação de investigação na Antártida

Um icebergue gigante partiu-se esta sexta-feira na plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey (BAS). O bloco de gelo, com 1.270 quilómetros quadrados, será ainda maior …

A Greenpeace está a atirar pedras gigantes para o Mar do Norte. Eis a razão

Na semana passada, a Greenpeace atirou pedras gigantes ao mar ao redor do Reino Unido. Esta ação faz parte do objetivo da organização de acabar com os barcos de pesca de arrasto no fundo do …

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …