/

Bruxelas dá 24,4 milhões para projetos de investigação do Ébola

European Commission DG ECHO

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a atribuição de uma fatia de 24,4 milhões de euros do orçamento da União Europeia, no âmbito do Horizonte 2020, para financiar cinco projetos de investigação do vírus Ébola.

Os cinco projetos vão de um ensaio clínico em grande escala de uma vacina potencial até testes de componentes já existentes e novos para tratar o vírus Ébola. Os fundos do programa Horizonte 2020 (de investigação e inovação da UE), serão canalizados através de um procedimento de urgência, a fim de dar início aos trabalhos o mais rapidamente possível.

Bruxelas também está a trabalhar com a indústria, tendo em vista a prossecução do desenvolvimento de vacinas, medicamentos e diagnósticos para o vírus ébola e outras doenças hemorrágicas no âmbito da iniciativa sobre medicamentos inovadores.

“Estamos numa corrida contra o tempo no combate ao Ébola e devemos não só fazer face à situação de emergência, mas preparar também uma resposta a longo prazo”, disse o presidente do executivo comunitário, José Manuel Durão Barroso.

Os 24,4 milhões de euros destinam-se, sublinhou, a “acelerar a investigação mais promissora tendo em vista o desenvolvimento de vacinas e tratamentos”.

O financiamento será concedido com base nas propostas apresentadas por equipas provenientes de toda a UE e de numerosos países terceiros, que foram avaliados por um grupo de peritos independentes.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Ébola já matou mais de 4.800 pessoas desde o início do ano, sendo os países mais afetados a Libéria, a Serra Leoa e a Guiné-Conacri.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.