Bruxelas acusa MasterCard de aumentar artificialmente custos dos pagamentos com cartões

A Comissão Europeia considerou que a MasterCard impõe taxas demasiado altas aos seus clientes, aumentando artificialmente os custos dos pagamentos com cartões.

Bruxelas publicou esta quinta-feira o parecer preliminar sobre a investigação que tem em curso à MasterCard, uma das maiores empresas mundiais de cartões de pagamentos, em que considera que a empresa norte-americana pode estar a violar leis da concorrência europeias.

“Muitos consumidores utilizam cartões de pagamento quotidianamente para comprar alimentos, roupas ou para fazerem compras online. Atualmente suspeitamos que a MasterCard aumenta de forma artificial os custos dos pagamentos por cartão, o que seria prejudicial para consumidores e retalhistas da UE”, disse a comissária responsável pela Concorrência, Margrethe Vestager, em comunicado.

“Estamos preocupados em relação às regras que a MasterCard aplica a operações transfronteiras no interior da UE, bem como às taxas cobradas aos retalhistas por receberem pagamentos efetuados com cartões emitidos fora da Europa. A MasterCard dispõe agora de uma oportunidade para dar resposta às nossas acusações”, acrescenta.

Preocupações da Comissão

Os bancos utilizam a MasterCard para fixar em seu nome as taxas de intercâmbio que aplicam entre si. A Comissão considera, a título preliminar, que a MasterCard e os bancos titulares de uma licença – que emitem cartões MasterCard para os titulares de cartões ou adquirem operações com esses cartões para os retalhistas – constituem uma associação de empresas. Considera ainda, a título preliminar, que as práticas descritas na comunicação de objeções violam as regras da UE e do EEE que proíbem cartéis e outras práticas comerciais anticoncorrenciais.

Em particular, a Comissão receia que as regras da MasterCard em matéria de aquisição transfronteiras – quando retalhistas de um país com taxas de intercâmbio elevadas de beneficiar de taxas de intercâmbio mais baixas oferecidas por um banco adquirente situado noutro Estado-Membro – limitem as possibilidades de os bancos concorrerem a nível transfronteiras no que se refere a preços de serviços de aceitação de cartões e, assim, restrinjam a concorrência, em violação das regras antitrust da UE, e impliquem preços mais elevados tanto para retalhistas como consumidores.

Por outro lado, uma segunda preocupação da Comissão é a de que as elevadas “taxas de intercâmbio inter-regionais” da MasterCard não se justifiquem. Estas taxas, lê-se no comunicado, são pagas por um banco adquirente para as operações efetuadas na UE com cartões MasterCard emitidos noutras regiões do mundo: por exemplo, as taxas pagas por um banco adquirente quando um turista chinês utiliza o seu cartão para pagar a conta do restaurante em Bruxelas são até cinco vezes superiores às de um consumidor que utiliza um cartão emitido na Europa.

Uma vez que estas taxas inter-regionais representam centenas de milhões de euros por ano, descreve o comunicado, a Comissão receia que estas elevadas taxas inter-regionais aumentem os preços para os retalhistas, o que, por sua vez, pode levar a um aumento dos preços dos produtos e serviços para todos os consumidores, e não apenas para os que utilizam cartões emitidos fora da UE ou pagam com cartão.

Se se confirmar o seu parecer preliminar, a Comissão pode aplicar uma coima à MasterCard.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Psyche, o planeta fracassado, pode ser o único asteróide inteiramente feito de ferro e níquel

Um estudo da cientista planetária Tracy Becker, do Southwest Research Institute, analisou as primeiras observações ultravioleta do trilionário asteróide metálico Psyche. Com aproximadamente 200 quilómetros de diâmetro, Psyche é um dos objetos mais massivos do cinturão de …

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …