Bruxelas abre investigação aprofundada à reestruturação do Banif

Barcex / Wikimedia

-

A Comissão Europeia abriu esta sexta-feira uma investigação aprofundada para apurar se o auxílio que o Estado português concedeu ao Banif é compatível com as regras da União Europeia, apontando que, “nesta fase, receia que as medidas não cumpram os requisitos”.

O executivo comunitário lembra que as autoridades portuguesas apresentaram um plano de reestruturação do Banco Internacional do Funchal, que “foi várias vezes alterado, a última das quais em outubro de 2014”, tendo a Comissão decidido agora “aprofundar o seu trabalho de investigação, a fim de apurar o fundamento das suas dúvidas”.

O Banif relembrou entretanto, numa informação enviada ao regulador do mercado, que o plano de reestruturação para o banco que o Estado português submeteu a Bruxelas já sofreu vários ajustamentos, o último dos quais em outubro de 2014.

Num comunicado que dá conta do processo de investigação aprofundada hoje anunciado pela Comissão Europeia, o Banif salienta que o Estado português apresentou a Bruxelas um plano de reestruturação para o banco do Funchal a fim de obter luz verde sobre a compatibilidade do auxílio, tendo este sido objeto “de diversos ajustamentos, o último dos quais em outubro de 2014”.

A Comissão Europeia estará assim a analisar as medidas propostas para apurar se o investimento de 1.100 milhões de euros do Estado português no Banif, no âmbito da respetiva recapitalização em 2013, foi feito à luz das regras da União Europeia para os auxílios estatais.

Segundo o Banif, que cita o comunicado da Comissão Europeia, Bruxelas “pretende esclarecer se as medidas propostas estão conformes com estas regras, que visam restaurar a viabilidade do banco a longo prazo sem a capitalização de capitais públicos, assegurar que a utilização de fundos públicos está limitada ao mínimo necessário e que o próprio banco e os seus donos contribuem de forma suficiente para os custos de reestruturação, limitando ainda as distorções decorrentes do apoio público”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Autarcas e bombeiros exigem que Governo mantenha SIRESP a funcionar

As declarações do presidente da Altice Portugal de que o SIRESP ia "acabar a 30 de junho" fizeram soar os alarmes. Autarcas e bombeiros querem que o Governo mantenha a rede de emergência. Na quarta-feira, em …

Carlos Carreiras anuncia "vacina portuguesa" e causa mal-estar no Governo

O presidente da Câmara de Cascais afirmou que, "em completa articulação com o Governo", garantiu a compra e inclusive a cedência da patente de uma vacina para produzir na Área Metropolitana de Lisboa. Esta quarta-feira, num …

Pela primeira vez, Japão admite cancelar Jogos Olímpicos

O Japão admitiu pela primeira vez esta quinta-feira que o cancelamento dos Jogos Olímpicos, adiados desde o verão passado e com arranque marcado para 23 de julho, continua a ser uma hipótese em cima da …

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …