Bruno de Carvalho suspeito de tirar meio milhão de euros ao Sporting

Nuno Fox / Lusa

O antigo presidente do Sporting, Bruno de Carvalho

Duas avultadas transferências de dinheiro, que saíram do Sporting a 24 de junho, estão sob suspeita. Estão em causa cerca de meio milhão de euros que terão sido pagos a duas construtoras.

Não se sabe exatamente que dívida estava em causa – ou se a mesma dívida existe -, avança esta terça-feira o Correio da Manhã. O que se sabe é que o pagamento foi feito um dia depois de Bruno de Carvalho ter sido destituído da presidência do Sporting.

 

De acordo com o mesmo jornal, a ordem de pagamento foi feita a um domingo e executada por uma funcionária da contabilidade de Alvalade. A ordem aconteceu no mesmo dia em que Jaime Marte Soares apresentava a Comissão de Gestão, liderada por Artur Torres Pereira. Bruno de Carvalho tinha sido afastado com 70% dos votos dos sócios do clube.

Há também suspeitas que, no mesmo dia, as memórias dos computadores da SAD leonina tenham sido apagadas. Nessa data – até a terça-feira seguinte, quando Bruno de Carvalho aceitou sair das instalações e permitiu a entrada de Sousa Cintra – terão sido levadas todas as atas sobre a constituição das comissões transitórias.

Há ainda um outro processo sob investigação: a empresa que construiu o pavilhão João Rocha avançou contra Bruno de Carvalho por burla. Estão em causa 375 mil euros. A empresa diz que foi enganada e estende a queixa aos restantes membros da antiga direção leonina, bem como ao Sporting enquanto clube.

A queixosa terá entregue uma garantia bancária para assegurar o cumprimento da obra. Poucos dias antes de ser destituído, Bruno de Carvalho acionou a garantia bancária e apoderou-se da quantia. A queixa já entrou no DIAP e foram anexados diversos elementos de prova. A empresa construtora exige ainda mais de 200 mil euros de pagamentos de faturas relacionadas com a obra.

Estas e outras situações terão sido detetadas na auditoria que ainda não terminou e cujos resultados só deverão ser conhecidos no início do próximo ano. Todos os casos que envolvam suspeitas de matéria-crime terão de ser comunicadas ao Ministério Público, para uma investigação autónoma.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …