Bruno de Carvalho suspeito de tirar meio milhão de euros ao Sporting

Nuno Fox / Lusa

O antigo presidente do Sporting, Bruno de Carvalho

Duas avultadas transferências de dinheiro, que saíram do Sporting a 24 de junho, estão sob suspeita. Estão em causa cerca de meio milhão de euros que terão sido pagos a duas construtoras.

Não se sabe exatamente que dívida estava em causa – ou se a mesma dívida existe -, avança esta terça-feira o Correio da Manhã. O que se sabe é que o pagamento foi feito um dia depois de Bruno de Carvalho ter sido destituído da presidência do Sporting.

 

De acordo com o mesmo jornal, a ordem de pagamento foi feita a um domingo e executada por uma funcionária da contabilidade de Alvalade. A ordem aconteceu no mesmo dia em que Jaime Marte Soares apresentava a Comissão de Gestão, liderada por Artur Torres Pereira. Bruno de Carvalho tinha sido afastado com 70% dos votos dos sócios do clube.

Há também suspeitas que, no mesmo dia, as memórias dos computadores da SAD leonina tenham sido apagadas. Nessa data – até a terça-feira seguinte, quando Bruno de Carvalho aceitou sair das instalações e permitiu a entrada de Sousa Cintra – terão sido levadas todas as atas sobre a constituição das comissões transitórias.

Há ainda um outro processo sob investigação: a empresa que construiu o pavilhão João Rocha avançou contra Bruno de Carvalho por burla. Estão em causa 375 mil euros. A empresa diz que foi enganada e estende a queixa aos restantes membros da antiga direção leonina, bem como ao Sporting enquanto clube.

A queixosa terá entregue uma garantia bancária para assegurar o cumprimento da obra. Poucos dias antes de ser destituído, Bruno de Carvalho acionou a garantia bancária e apoderou-se da quantia. A queixa já entrou no DIAP e foram anexados diversos elementos de prova. A empresa construtora exige ainda mais de 200 mil euros de pagamentos de faturas relacionadas com a obra.

Estas e outras situações terão sido detetadas na auditoria que ainda não terminou e cujos resultados só deverão ser conhecidos no início do próximo ano. Todos os casos que envolvam suspeitas de matéria-crime terão de ser comunicadas ao Ministério Público, para uma investigação autónoma.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, Vénus pode não ser tão semelhante à Terra como pensávamos

Uma nova investigação questiona a habitabilidade de Vénus, planeta que os cientistas consideram há pouco tempo numa outra investigação poder ter um clima habitável semelhante ao da Terra. De acordo com a nova investigação, cujos …

Há gelo no polo sul da Lua e pode ter muitas fontes

Um novo estudo sugere que o gelo encontrado na superfície lunar pode ter milhares de milhões de anos, além de ter surgido de diferentes fontes. O estudo, publicado recentemente na Icarus, sugere que a maioria do …

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …