Bruno de Carvalho suspeito de tirar meio milhão de euros ao Sporting

Nuno Fox / Lusa

O antigo presidente do Sporting, Bruno de Carvalho

Duas avultadas transferências de dinheiro, que saíram do Sporting a 24 de junho, estão sob suspeita. Estão em causa cerca de meio milhão de euros que terão sido pagos a duas construtoras.

Não se sabe exatamente que dívida estava em causa – ou se a mesma dívida existe -, avança esta terça-feira o Correio da Manhã. O que se sabe é que o pagamento foi feito um dia depois de Bruno de Carvalho ter sido destituído da presidência do Sporting.

 

De acordo com o mesmo jornal, a ordem de pagamento foi feita a um domingo e executada por uma funcionária da contabilidade de Alvalade. A ordem aconteceu no mesmo dia em que Jaime Marte Soares apresentava a Comissão de Gestão, liderada por Artur Torres Pereira. Bruno de Carvalho tinha sido afastado com 70% dos votos dos sócios do clube.

Há também suspeitas que, no mesmo dia, as memórias dos computadores da SAD leonina tenham sido apagadas. Nessa data – até a terça-feira seguinte, quando Bruno de Carvalho aceitou sair das instalações e permitiu a entrada de Sousa Cintra – terão sido levadas todas as atas sobre a constituição das comissões transitórias.

Há ainda um outro processo sob investigação: a empresa que construiu o pavilhão João Rocha avançou contra Bruno de Carvalho por burla. Estão em causa 375 mil euros. A empresa diz que foi enganada e estende a queixa aos restantes membros da antiga direção leonina, bem como ao Sporting enquanto clube.

A queixosa terá entregue uma garantia bancária para assegurar o cumprimento da obra. Poucos dias antes de ser destituído, Bruno de Carvalho acionou a garantia bancária e apoderou-se da quantia. A queixa já entrou no DIAP e foram anexados diversos elementos de prova. A empresa construtora exige ainda mais de 200 mil euros de pagamentos de faturas relacionadas com a obra.

Estas e outras situações terão sido detetadas na auditoria que ainda não terminou e cujos resultados só deverão ser conhecidos no início do próximo ano. Todos os casos que envolvam suspeitas de matéria-crime terão de ser comunicadas ao Ministério Público, para uma investigação autónoma.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertas filmagens inéditas de um centro de espionagem da II Guerra Mundial

Foi descoberta uma rara filmagem da instalação militar secreta Bletchley Park, no Reino Unido. Este centro de espionagem atuou durante a II Guerra Mundial e foi responsável por decifrar códigos alemães durante o período nazi. O …

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos com teoria da conspiração que liga covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a funcionários de operadoras e ataques a antenas de telecomunicações. Agora, o YouTube está …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …