Bruno de Carvalho expulso de sócio do Sporting

Tiago Petinga / Lusa

Bruno de Carvalho foi expulso esta sexta-feira de sócio do Sporting. A sanção ao antigo presidente do clube foi comunicada pelo Conselho Fiscal e Disciplinar através de um comunicado.

Esta é a sanção mais pesada de acordo com os estatutos dos leões. Ainda assim, e tal como aconteceu com a suspensão por um ano que estava agora a cumprir, este castigo deve ser ainda passível de recurso para Assembleia Geral Extraordinária.

O processo em causa foi levantado ainda pela Comissão de Fiscalização liderada por Henrique Monteiro, que deixou funções após as eleições de setembro que elegeram Frederico Varandas como novo presidente, tendo a nota de culpa sido enviada para todos os visados a 23 de agosto, exatamente dois meses depois da destituição em Assembleia Geral de toda a Direção.

Em comunicado, o Conselho Fiscal e Disciplinar anunciou a expulsão de Bruno de Carvalho e sanções a outros dirigentes. Além do ex-presidente do Sporting, foi também expulso Alexandre Godinho, vice-presidente do anterior Conselho Diretivo do Sporting.

Carlos Vieira, antigo vice-presidente da SAD, e Luís Gestas, vogal da direção do Sporting, foram suspensos por nove e seis meses, respetivamente.

Rui Caeiro, elemento do Conselho Diretivo dos leões com a tutela das modalidades foi punido com a sanção de Repreensão Registada. Os autos em relação a Luís Roque e José Quintela, vogais do Conselho Diretivo, foram arquivados.

O Conselho Fiscal e Disciplinar identificou 12 infrações disciplinares a Bruno de Carvalho, nas quais se incluem “a tentativa de bloqueio de contas e de usurpação de funções”. Alexandre Godinho teve 10 infrações, Carlos Viera seis, Luís Gestas quatro e Rui Caeiro duas.

O Conselho justificou a aplicação da sanção mais grave prevista nos Estatutos – e até no Regulamento – devido aos “factos praticados, em acumulação, com premeditação, com relevantíssimos danos de imagem, moral e patrimonial, com dolo direto muito intenso, com liberdade, consciência e conhecimento da ilicitude pelos Sócios Visados Bruno de Carvalho e Alexandre Godinho assumiram uma gravidade, uma ilicitude e uma censurabilidade tão grande e elevada”.

Em relação às penas de suspensão de Carlos Vieira e Luís Gestas, o Conselho “considerou-que a responsabilidade de ambos é diferente. A sua participação nos factos é diversa assim como as consequências dos mesmos”.

Relativamente a Rui Caeiro, considerou que “atento o menor número de infrações praticadas e um menor grau de participação nos factos, julgou-se ser suficiente a aplicação de uma pena de repreensão registada”.

Quantos aos sócios Luís Roque e José Quintela não foram provados factos que permitam efetuar qualquer imputação de infrações aos mesmos, pelo que foram os autos arquivados.

Os sócios visados foram notificados da decisão final, tendo sido comunicado que, das decisões de expulsão e de suspensão, cabe recurso para a Assembleia Geral, com efeito suspensivo e devolutivo respetivamente.

Bruno de Carvalho foi destituído e afastado da presidência a 23 de junho de 2018. Em Assembleia Geral, os sócios votaram pelo afastamento do então presidente dos “leões”. Bruno de Carvalho mostrou-se disposto a recandidatar-se à presidência do Sporting — conquistada por Frederico Varandas —, mas foi impedido devido à suspensão de um ano imposta pelo órgão disciplinar do Sporting.

Bruno de Carvalho vai recorrer

Alexandra Carvalho, irmã de Bruno de Carvalho, revelou que o ex-presidente do Sporting vai recorrer da expulsão de sócio do clube lisboeta, numa publicação no Instagram.

“Bruno de Carvalho vai recorrer da prepotente expulsão e os sócios vão mobilizar-se para serem ouvidos e para ser possível recuperar o carisma, garra e vibração ao nosso SCP”, indica a publicação de Alexandra Carvalho.

A irmã do antigo presidente do Sporting escreveu na sua conta pessoal no Instagram que “a golpada continua sob o lema ‘Bruno és tu ou eu!'”.

MC, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …

Mulher morre devido a um ataque de ransomware a um hospital na Alemanha

Uma mulher morreu esta semana devido a um ataque de ransomware direcionado ao sistema operativo de um hospital em Duesseldorf, na Alemanha. Segundo as autoridades alemãs, a mulher precisava de cuidados médicos urgentes e foi encaminhada …

Portugal está "numa terceira fase de crescimento" da pandemia, avisa epidemiologista

"Estamos numa terceira fase de crescimento" de novos casos de covid-19, garante Baltazar Nunes, epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. O número de novos casos voltou a aumentar esta sexta-feira, batendo o recorde …

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …