O Cruz Azul vai avançar com uma queixa contra o FC Porto e Martín Anselmi, alegando que não há acordo para a saída e que o técnico está a violar o seu contrato.
Apesar de já ter chegado a Portugal e de ter sido recebido no aeroporto do Porto por Jorge Costa e Andoni Zubizarreta, a novela em torno da contratação de Martín Anselmi continua a adensar-se.
Em causa está uma divergência sobre a cláusula de rescisão do treinador, estipulada em 2,8 milhões de euros caso um grande clube europeu batesse à porta — Villas-Boas entende que só tem que pagar os 2,8 milhões, mas o Cruz Azul exige um pagamento de cerca de 5 milhões de euros.
O Cruz Azul emitiu esta sexta-feira um comunicado onde acusa os portistas de não fornecer “qualquer documento que represente qualquer tipo de acordo” por Anselmi, que será o sucessor de Vítor Bruno no comando técnico dos dragões e deverá assistir na bancada ao jogo contra o Santa Clara este domingo.
O clube mexicano refere que “estabeleceu claramente as suas exigências para autorizar a transferência do treinador argentino, que se referem ao montante estabelecido na cláusula de rescisão”, pelo que “vê-se obrigado a prosseguir com o processo judicial contra Martín Anselmi e a sua equipa técnica”.
Martín Anselmi finalmente chega ao Porto, acompanhado por Jorge Costa e Zubizarreta. pic.twitter.com/bHHd6VleUu
— Daily Dragões (@dailydragoes) January 25, 2025
O presidente do Cruz Azul também descreveu as ofertas dos dragões como “insultuosas e ridículas”. “Desta forma, não pode ser. Informámos que tinham de pagar a [cláusula de] rescisão do contrato, porque as propostas não contemplam os nossos interesses”, referiu Víctor Velázquez, à ESPN México.
O dirigente revelou ter dito a Anselmi para aguardar até que os dois emblemas se entendessem. “Disse a Martín para esperar, mas ele decidiu pegar nas malas e ir embora. Vamos proceder legalmente e estamos a tratar com a nossa equipa de advogados. Temos de ver o que implicam as leis do trabalho e da FIFA”, lamentou, antes de desejar as “maiores felicidades” ao argentino na “nova etapa”.
Martín Anselmi foi informado pelo Cruz Azul de que não existe acordo para a sua saída do clube mexicano e que corre o risco de sanções. Numa carta enviada a Anselmi, a que a agência EFE teve acesso, o departamento jurídico do Cruz Azul comunicou ao treinador que este não estava autorizado a viajar.
“Tem um contrato válido, devidamente registado na Federação Mexicana de Futebol, sobre o qual não existe acordo para a rescisão antecipada, nem acordo para uma transferência para um clube terceiro”, refere o documento.
Na missiva, o emblema ‘azteca’ avisa que o técnico deve comparecer nos trabalhos da equipa, correndo o risco de entrar em “incumprimento do contrato”. “Lamentamos profundamente este comportamento da sua parte, ainda mais quando esta instituição sempre deu o devido e total cumprimento às suas obrigações contratuais, além de lhe proporcionar todo o apoio para o seu crescimento profissional”, acrescenta.
Na chegada a um aeroporto mexicano, Anselmi referiu que tinha a informação de que o acordo entre os clubes estava perto de estar concluído e que faltavam apenas detalhes para se tornar o novo treinador do FC Porto, algo que o Cruz Azul não confirma.
Diretor aceitou a proposta e desapareceu
Segundo avança o Record, o diretor desportivo do Cruz Azul, Iván Alonso, aceitou por escrito uma proposta de 3 milhões de euros do FC Porto para levar Martín Anselmi — contudo, terá depois simplesmente desaparecido do mapa e deixado de responder aos portistas.
Este acordo por escrito terá sido alcançado devido à mediação dos representantes de Anselmi, que estão a fazer a ponte entre o Cruz Azul e o FC Porto. Os dragões terão ainda sugerido pagar os 3 milhões em duas prestações, algo que o Cruz Azul rejeitou prontamente, exigindo receber a totalidade do dinheiro a pronto.
O FC Porto cedeu e fez uma oferta para pagar a cláusula de imediato — mas não obteve qualquer resposta do clube mexicano ou de Iván Alonso. Os azuis e brancos acreditam que a luz verde dada inicialmente por Alonso será suficiente para pender uma decisão a seu favor, caso o processo acabe mesmo por chegar à FIFA.
Benfica terá avisado o Cruz Azul
E o que seria desta novela mexicana se o eterno rival dos dragões não estivesse metido ao barulho? De acordo com o jornalista mexicano Luis Castillo, foi o Benfica a notificar o Cruz Azul de que Anselmi estava a negociar a saída para o FC Porto.
“O Benfica procurou as pessoas do Cruz Azul, dizendo que acreditavam que estava a acontecer isto. Tiveram de inteirar-se por um terceiro“, refere.
BENFICA ALERTÓ A CRUZ AZUL DE LA TRAICIÓN DE ANSELMI 🚨😨
Luis Castillo contó que el gran rival del Porto fue quien terminó avisándole a la Máquina de las negociaciones con su técnico 😅 pic.twitter.com/K7iXV8F2Oc
— DIARIO RÉCORD (@record_mexico) January 25, 2025
Recorde-se que o interesse dos portistas em Anselmi já não é de agora. Segundo a Bola, as conversas entre o FC Porto e o técnico argentino começaram em novembro de 2024, quando o lugar de Vítor Bruno começou a tremer após três derrotas consecutivas frente a Lazio (1-2), Benfica (1-4) e Moreirense (1-2).
Adriana Peixoto, ZAP // Lusa
Mudaram apenas as moscas , a m*rda continua a mesma
é verdade. O SL B*sta é um clube de chibos, toupeiras e corruptos!