“Toda a gente parece estar a ir para Portugal” neste momento. A constatação é do jornal britânico The Telegraph, que destaca os recordes de turismo registados pelo nosso país, nos últimos tempos, apresentando 22 explicações para o facto de isso estar a acontecer.
Num artigo na secção de viagens do The Telegraph, exalta-se o sucesso de Portugal em termos turísticos, realçando-se que o país tem batido todos os recordes de visitas.
“Mais de 7,1 milhões de visitantes estrangeiros ficaram em hotéis portugueses nos primeiros sete meses de 2017″, repara o jornal, lembrando, ainda, que Portugal venceu o chamado Óscar do Turismo como o melhor destino da Europa, nos Prémios World Travel.
E afinal, o que é que explica estes dados? O jornal avança 22 razões para este afluxo de turistas, a começar pelo “charme secular de Lisboa”, cidade descrita como “um conto de fadas latino”, com os eléctricos centenários, os funiculares de ferro que atravessam a cidade e as “ruas barrocas”.
Outro motivo apresentado é o “bonito Porto”, fruto do seu tom medieval, das Igrejas magnificentes, da “sofisticação desbotada” do centro da cidade e dos subúrbios “renascidos” com bares, restaurantes e cafés que ilustram na perfeição a vida local.
O Vinho do Porto é outra das justificações apresentadas. O The Telegraph aponta que está “omnipresente em todo o país” e que há alternativas para todos os bolsos, desde “garrafas velhas e poeirentas que valem até 1000 libras, a vintages mais acessíveis”.
Os pastéis de nata e as casas de fado estão obviamente na lista que inclui, ainda, os martelos da noite de S. João, habituais em cidades como Porto e Braga.
As “cidades secretas” de Portugal, como Guimarães, Tavira e Sintra, e a abundância de “hotéis opulentos” a preços “refrescantemente acessíveis”, são outros dos motivos que trazem os turistas a Portugal.
Sem surpresas, o clima soalheiro do nosso país é também destacado, com a nota de que “Lisboa é a capital mais ensolarada” do continente europeu. E Portugal tem também “extraordinárias” praias e as ondas que o tornam “num dos melhores destinos da Europa para fazer surf”.
A Madeira, pela comida, o vinho e as paisagens, e o arquipélago dos Açores, descrito pelo Telegraph como “o Hawai do Atlântico“, são outros motivos que justificam a atracção por Portugal.
O rio Douro, “o rio mais subestimado da Europa”, diz o diário, embora não desperte o imaginário do Sena ou do Tamisa, é um dos mais bonitos da Europa, “à medida que serpenteia através de vinhedos, aldeias bucólicas e do Porto, onde é atravessado pela icónica ponte de ferro da cidade”.
Outros motivos em destaque são a ponte Vasco da Gama, em Lisboa, a famosa pedreira do Estádio Municipal de Braga, e a Livraria Lello, no Porto, onde a escritora J.K. Rowling, conhecida pela autoria dos livros de Harry Potter, se inspirou para “criar” a Biblioteca de Hogwarts nos seus livros.
A Capela dos Ossos, em Évora, também surge na lista do Telegraph, a par do complexo de piscinas de água salgada Leça da Palmeira, em Matosinhos, – “uma das melhores piscinas da Europa”, refere o jornal, notando que foi projectada pelo arquitecto Siza Vieira.
A Fundação de Serralves, no Porto, também justifica uma visita a Portugal, sendo “o museu mais visitado do país e um dos museus de arte contemporânea mais influentes da Europa”. A vida nocturna, desde Lisboa e Porto até ao Algarve, é outra razão avançada.
E tudo isto, a preços acessíveis, já que Portugal é “um dos destinos mais em conta” do Velho Continente, oferecendo “a elegância da Europa ocidental a preços da Europa de Leste”, conclui o jornal britânico.
As “cidades secretas” de Portugal, como Guimarães, Tavira e Sintra? Estes roteiristas turísticos metem muita coisa no nariz….
Fiquem então essas como aperitivo, sítios ajustados na sua matriz “de querer ser português para turista chafurdar” porque secretas estão muitas cidades, vilas e aldeias que eles (estrangeiros) ainda não descobriram e muitos portugueses genuínos nas suas raízes teimam, e muito bem, em não revelar.
Muito, muito bem!!! Completamente de acordo. Que continuem a encurralá-los para o “vira o disco e toca o mesmo” do turismo e que continuem a ignorar, como sempre, as partes mais lindas de Portugal, invariavelmente situadas naquilo que designam como “interior” (só o facto de designarem de “interior” aquilo que dista entre 50 e 200 kms da costa, mostra logo o tipo de mentalidade que continua a vigorar entre os mandantes e fazedores de opinião. Noutro país, 200 kms é a cidade mais próxima). As nossas vilas e aldeias lindíssimas e os nossos recantos, incomparáveis de beleza e culturas próprias e genuínas, agradecem. Continuam a chafurdar no turismo inquinado e de plástico e deixem a nossa alma só para alguns. A bem da nação.
Bem, compreendo a ideia do comentário, mas se a largura de portugal anda à volta de 200km, não chamar interior a uma cidade no limite de portugal…então nesse caso, o interior de Portugal deve ser a Espanha!
Infelizmente também poderá ser devido ao terrorismo nos outros países mas óbvio que ninguém quer admitir isso.
O terrorismo nos outros países já existe há muitos mais anos do que o aumento do turismo em Portugal.
Se calhar contribuiu mais os serviços melhorarem em qualidade e quantidade, com a baixa do IVA na hotelaria de 23% para 13% e o consequente aumento massivo de emprego no sector. O aumento de Turismo foi mais um reflexo de boas medidas fiscais, do que de uma consequência de um Terrorismo, que pelos vistos não impede os Portugueses de emigrar para os países onde ele mais incide.
Só tretas meu caro. O senhor revela não perceber nada de nada. Agora quer passar a ideia que foi devido à redução do IVA que o turismo floresceu! Patetices. Apenas patetices. Provavelmente terá muito mais a ver com coisas que parece desconhecer por completo como acordos estabelecidos com inúmeras low cost e com empresas gestoras de cruzeiros, o terrorismo e instabilidade em mercados concorrentes (norte de áfrica, sul de frança e turquia), reportagens feitas nalguns países emissores como por exemplo França em horário nobre (provavelmente desconhecia esta mas é uma das principais razões para a avalanche de turistas franceses nos últimos anos no algarve). Enfim… demonstra desconhecer tudo e como foi na realidade feito. E nada tem a ver com o IVA.
Sou Portugues e depois de 24 anos fora voltei a rever meu país e me desiludi com o Portugal que conheci em 93, achei que com a crise mundial de 2008 Encontrei uma Lisboa pobre,com ruas sujas, mas com bons preços de roupa, alimentaçao, gastei meio dia para encontrar um bom hotel, já no Porto achei melhorias na limpeza da cidade, bons preços de produtos e uma boa alimentaçao. Mas o coraçao sofre e nos faz chorar de felicidade pela saudade, ja no minho achei as freguesias mais bonitas , ricas e com boas casas. Deus ajude minha terra
Já quando tiveste esses 24 anos fora conseguiste encontrar melhores hotéis do que encontras em Portugal, e pelo mesmo preço? a mais anos ando eu nesta vida cruel e nada se compara ao nosso país, e já andei por muitos
Não hajam dúvidas de que o aumento de turismo em Portugal começou após os grandes problemas no norte de África com a aventura das Primaveras árabes, Tunísia, Líbia, Egipto, Síria entre outros, depois mais o caso Turquia e toda a desestabilização dessa região com guerras acabou por afastar milhões de turistas que encontraram na Península Ibérica um local mais acolhedor e tranquilo a preços acessíveis, agora resta saber se os empresários portugueses não se deixarão cair na armadilha de aumentar preços e espantar a caça toda, é que já em termos de habitação os preços parecem galopar, na restauração alguns metem a mão e de que maneira, na segurança Albufeira e outros locais sobretudo nocturnos deixam muito a desejar, se as autoridades se deixarem adormecer sobre o que se está a passar depressa a galinha dos ovos de ouro terminará.
venha de lá as bifas mas é !
Mai nada!
Bah,nao fala da veneza de portugal… E confirmo,o “interior” dá 10-0 ao resto do pais no que toca a paisagem…
Ó amigo… dá 10-0 ao resto do país na sua opinião. Pode expressar a sua opinião e isso não é discutível. Agora a forma como escreve as coisas leva-me a dizer que o interior dá 10-0 ao resto do país só se for em fogos.
Vivo na zona de aveiro e reconheço que o interior é bem mais nonito e cpm mais coisas para ver. Agora que mais de metade dos portugueses nao conheçam o proprio pais nao é culpa minha…
É a minha opiniao claro,e 10-0 é uma expressao mas que é mais rico em paisagem,gastronomia e até historia…
Pois eu tenho a sorte de conhecer o país de ponta a ponta. E para mim o interior é tão bonito como o litoral, assim como o norte e o sul, embora muito diferentes. Agora quererem vender-me a ideia que o interior é que é… e que o que está massificado não vale nada…
Disse tudo.o que esta massificado. Para mim e volto a frisar a parte em que digo que é a minha opiniao( n estou a vender nada) o interior ganha até pela diferença do resto,do que está massificado.
Portugal é pequeno,mas é enorme. Pena a maioria so conhecer A.E. e nacionais…
é engraçado como não se manifestaram sobre o Algarve e já vêm para os Algarves desde 60. e por isso mesmo (ganância de alguns) é que já n temos o Algarve (o modo de vida) que permitia criar impérios. e no entanto ainda é a maior fonte de receitas de Portugal.
Só espero que no meu de tudo isso u português nao fique prejudicando com os aumentos de preço por causa do Turismo afinal a terra e nossa , exemplo lisboa e de todos e para todos mas sê nao conheces não comes e nao bebes
e fatima? a terra da paz e da amizade entre os povos? claro que os protestantes nao podiam referir fatima a onde se dirigem anualmente gente de todos os continentes , que ate é venerada pelos muçulmanos como terra bendita e que foi sempre a doce senhora a mediadora entre os homens de todas as confissoes . e como alguem referiu aveiro, sintra, buçaco pedras salgadas, o gerez…..o litoral alentejano, e claro o que tambem nao foi dito ……a maneira como o portugues trata o turista. com respeito e deferencia ao contrario de outros lugares na europa .
e para nao falar do grande impacto e incremento que “amar pelos dois ” deu no mundo inteiro…..aquele moço com ar de menino perdido com uma linda voz, irradiando amor!
Hahahaaa!… É só rir com as tuas pérolas!…
Pois… como é possível não falarem de Fátima?!
“a terra da paz e da amizade entre os povos” é só a maior burla da Igreja no século XX!!
so podia ser o eu…. !!! deves pertencer a seita do balsemao
Deve estar bem bebido, tu…
percebo a tua ignorancia ou ma fe!! é normal. as pessoas que pensam como tu…prendem matam torturam os que tem fé. ha muitos seculos que é assim, hoje e aqui ja nao consegues fazer essas coisas…mas fazes troça, lamento por ti… mas o que aqui se discutia nao era um problema de fe….mas de turismo… e de lugares que chamam a portugal milhares de turistas!!!!
tem um pouco mais de respeito pela fe alheia, e tem mais noçao da realidade e do contexto!
Continuas todo “trocado”…
Segundo reza a história, quem tinha fé (e a própria Igreja já pediu desculpa por “pormenores” como a Inquisição) é que perseguia, prendia,torturava e matava quem não tinha fé, e não o contrário!!
.
Tal como se percebe pela notícia, o artigo é relativo aos turistas que querem conhecer Portugal e não a turistas que procuram seres místicos, estórias da carochinha, aparições/delírios colectivos, entidades que vivem nas nuvens, espíritos, etc, etc….
O turismo religioso (e a empresa que explora esse negócio: Vaticano-Igreja), não precisa de artigos nos jornais britânicos para angariar clientes e ter os cofres cheios (e para os seus membros viverem à grande e à francesa)!
Eles sabem muito bem vender a “fé” aos potencias clientes e até tem um negócio exactamente igual em Lourdes-França (que serviu de inspiração à burla de Fátima).
.
Tendo em conta que tu percebes de seitas (e pareces defender a maior seita do mundo (Igreja)), será que nos podes explicar o que é a “seita do balsemao”?!
se fosses um ignorante , ate tinha pena, mas como es um serviçal da quadrilha ou da seita…tenho asco…
quando falei de fé foi em termos abrangentes e nao so a fé catolica….mas como tens o pé sempre virado a chinela…. nao es capaz de interiorizar argumentos que nao estejam gravados na tua cassete. muda o disco rigido!!!!!
ja respondi a pouco ao teu vomito publico e a tua ressaca relativamente ao meu post sobre um caso referente as razoes porque os turistas vem a portugal. como sou paciente volto a responder te, sem me repetir como fizeste. infelizmente, como membro obediente da dita seita, como de costume alias, foste incapaz de acrescentar algo de util e construtivo ao meu texto a nao ser insultar. nao foi nada que nao esperasse de ti, embora acho sempre que ” nao ha rapazes maus”, o que aconteçe e que o berço, as companhias e a frustraçao de vidas vazias, a maior parte das vezes transformam os rapazes em seres inqualificaveis! faz la as tuas missas negras e macumbas e deixa nos em paz!!!!
Não há como não concordar com o Joca: “Deves estar bem bebido, tu…”
olha eu bebo tu(voces) cheiram….especialmente depois de virem das reunioes da seita!!!!…o joca nao sei se é irmao, mas se nao for …provavelmente lambe as mesmas botas que tu, e quem sou eu para criticar essa fantasia!!!!
Vasco, a sua exposicao acho ser a mais proxima da realidade, o terrorismo e inseguranca dos destinos do norte de africa, turquia e mesmo alguns europeus, a par de uma ligeira melhoria na nossa oferta turistica, deram nestes recordes. Atencao que o turismo nada produz,alias so consome recursos. Ha muitos anos que nao sabemos bem o que queremos, com o advento das novas tecnologias, esta na hora de nos aproximarmos dos mais desenvolvidos, temos massa cinzenta para isso, apesar dos brasileiros nos continuarem achando um povo de burros e que as nossas mulheres tem bigode. Caros concidadaos uma das razoes de tantos recordes no turismo, e a falsa ideia de seguranca que existe no nosso pais. Olho bem aberto, pois podera estar a ser um alvo apetecivel para um atentado, dada a facilidade com que circula em portugal, o adormecimento das autoridades e nao so, sobre aquela maxima, so acontece aos outros. Por todas as razoes apontadas o turismo e sempre benvindo, mas que nao seja a nossa galinha de ovos de ouro…..……
Só teorias sem pés nem cabeça!…
De milhares de turistas com quem interagi, nunca ouvi nenhum dizer que veio para Portugal porque outro qualquer local para onde eventualmente preferisse ir, era menos seguro!!
Desafio-o a mostrar um turista que diga que veio para Portugal apenas porque teve receio de ir para outro país qualquer!
O turismo não produz nada?!
Então os turistas não comem, não bebem, não compram, não ficam em hotéis/casas, não circulam nas estradas, etc, etc?!
Isso aparece tudo do nada, não é?!
Pois…
Se não sabe o que quer, isso é problema seu, mas, quem é que está preocupado com a opinião dos brasileiros?!
Os brasileiros que poderão ter algum interesse (ricos!), conhecem muito bem Portugal e muitos até tendo vindo viver para cá!
.
Os turistas querem é um clima agradável, comida e bebida de qualidade, ambiente acolhedor/segurança, “naturalidade” e preços acessíveis, e, Portugal tem isso tudo portanto está explicada a “invasão de turistas!!
Bla Bla magasne, os preços sobem como loucos e os Portugueses ganham miserias, o ordenado minimo, dbababababab, nem podemos itrar ferias no Portugal querido baaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Me encanta Portugal en general y Porto en especial. Estoy de acuerdo con el artículo pero discrepo en cuanto al precio de los hoteles teniendo en cuenta las prestaciones que ofrecen ya que los hoteles españoles son màs baratos y màs modernos que los Portugueses. La comida es màs barata en Portugal pero también ha experimentado una gran subida. Estuve en la primavera del 2.016 y al volver en la misma época en 2.017 ,a los mismos lugares, los precios casi se habían doblado. No obstante Portugal tiene un gran encanto y es de agradecer la gran dulzura y amabilidad de sus gentes .Los empleados pùblicos en las taquillas de venta de billetes de tren y los conductores de autobuses ,son a menudo rudos, antipàticos y hasta maleducados.