Brasil em alerta com ameaça de “bomba suja” do Daesh no Rio

Wikimedia

Os serviços secretos brasileiros admitem que há uma ameaça credível de um ataque do Daesh com uma “bomba suja” durante os Jogos Olímpicos que se iniciam esta semana, no Rio de Janeiro.

O chefe das operações anti-terror da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Luiz Alberto Sallaberry, destacou ao jornal britânico The Sun que os receios aumentaram drasticamente nos últimos meses devido aos ataques terroristas que têm vindo a ocorrer por toda a Europa e pelo aumento do “número de nacionais brasileiros suspeitos de simpatizar com os militantes ISIS”.

Para a segurança de todos, a Agência Internacional de Energia Atómica da ONU disponibilizou ao Rio de Janeiro várias tecnologias avançadas para detetar quaisquer indícios de radiação durante os Jogos Olímpicos, caso os terroristas façam uma tentativa de suicídio com uma “bomba suja”, um dispositivo de dispersão radiológica que combina materiais radioativos com explosivos convencionais.

“Na sequência do pedido e dadas as condições da Convenção sobre Assistência em Caso de Acidente Nuclear ou Emergência Radiológica, estamos preparados para prestar assistência em caso de emergência radiológica”, disse a agência.

O Exército vai usar vários equipamentos com tecnologia de ponta para atuar na prevenção e no combate de ataques químicos, biológicos, radiológicos e até mesmo nucleares. Alguns dispositivos serão utilizados pelas forças militares pela primeira vez, enquanto outros já foram testados em eventos.

O Estado Islâmico já ameaçou atacar os Jogos Olímpicos numa publicação no novo canal “Ansar al-Khilafah Brasil”, onde é referido que “se a polícia francesa não conseguiu parar os ataques de França, logo, a formação policial do Brasil não irá servir para nada.”

Como precaução, a ABIN está ainda a elaborar várias ações para evitar possíveis ataques terroristas, como a troca de informações com serviços estrangeiros, a capacitação de profissionais de setores estratégicos e trabalhos com órgãos integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência, em especial com os eixos de segurança pública e defesa.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …