Brasil em alerta com ameaça de “bomba suja” do Daesh no Rio

Wikimedia

Os serviços secretos brasileiros admitem que há uma ameaça credível de um ataque do Daesh com uma “bomba suja” durante os Jogos Olímpicos que se iniciam esta semana, no Rio de Janeiro.

O chefe das operações anti-terror da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Luiz Alberto Sallaberry, destacou ao jornal britânico The Sun que os receios aumentaram drasticamente nos últimos meses devido aos ataques terroristas que têm vindo a ocorrer por toda a Europa e pelo aumento do “número de nacionais brasileiros suspeitos de simpatizar com os militantes ISIS”.

Para a segurança de todos, a Agência Internacional de Energia Atómica da ONU disponibilizou ao Rio de Janeiro várias tecnologias avançadas para detetar quaisquer indícios de radiação durante os Jogos Olímpicos, caso os terroristas façam uma tentativa de suicídio com uma “bomba suja”, um dispositivo de dispersão radiológica que combina materiais radioativos com explosivos convencionais.

“Na sequência do pedido e dadas as condições da Convenção sobre Assistência em Caso de Acidente Nuclear ou Emergência Radiológica, estamos preparados para prestar assistência em caso de emergência radiológica”, disse a agência.

O Exército vai usar vários equipamentos com tecnologia de ponta para atuar na prevenção e no combate de ataques químicos, biológicos, radiológicos e até mesmo nucleares. Alguns dispositivos serão utilizados pelas forças militares pela primeira vez, enquanto outros já foram testados em eventos.

O Estado Islâmico já ameaçou atacar os Jogos Olímpicos numa publicação no novo canal “Ansar al-Khilafah Brasil”, onde é referido que “se a polícia francesa não conseguiu parar os ataques de França, logo, a formação policial do Brasil não irá servir para nada.”

Como precaução, a ABIN está ainda a elaborar várias ações para evitar possíveis ataques terroristas, como a troca de informações com serviços estrangeiros, a capacitação de profissionais de setores estratégicos e trabalhos com órgãos integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência, em especial com os eixos de segurança pública e defesa.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade alemã

Um "rio" de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, nesta segunda-feira. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade que …

Formações rochosas ancestrais destruídas no Utah. Vandalismo ou fraude?

Misteriosos vídeos apareceram recentemente na Internet que mostram formações rochosas antigas protegidas no deserto do Utah a ser destruídas com explosivos. Os vídeos levantam mais perguntas do que dão respostas. Num primeiro, vê-se um arco rochoso …

Bruno de Carvalho foi a personalidade portuguesa mais pesquisada no Google em 2018

O futebol liderou as pesquisas no Google em 2018. Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting, foi a personalidade portuguesa mais pesquisada. Entretanto, a palavra mais pesquisada por portugueses foi "Mundial". Destituído da liderança do Sporting e …

McDonalds vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem adaptar-se e tornar-se resistentes. Quando se trata de reduzir o …

Além de Amália e Eusébio, quem está afinal sepultado no Panteão Nacional?

Do fado de Amália Rodrigues ao espetáculo futebolístico de Eusébio, o Panteão Nacional é morada última de vários talentos nacionais, que marcaram a História de Portugal e levaram a imagem do país além fronteiras. Mas …

Espanha anuncia aumento do salário mínimo para 900 euros

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou a subida de 22% no salário mínimo - de 735,90 para 900 euros. Num discurso no parlamento espanhol, Pedro Sánchez sublinhou que a subida será de 22%, a maior desde …

Ex-advogado de Trump condenado a três anos de prisão

Michael Cohen, antigo advogado do Presidente norte-americano, foi esta quarta-feira condenado a três anos de prisão. Esta é a sentença mais pesada já atribuída nos processos saídos das investigações sobre as suspeitas de interferência da …

Demissão em bloco dos chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia

Os chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia, em Lisboa, consideram que houve "quebra do compromisso" feito pela instituição de contratar mais médicos. O anúncio, feito esta quarta-feira, refere que os médicos consideram que …

Lidl aumenta salário mínimo para 670 euros

O Lidl decidiu aumentar “para 670 euros o valor do ordenado de entrada” no primeiro ano na empresa, acima do salário mínimo nacional, que é de 600 euros. O Lidl Portugal anunciou esta terça-feira que …

Sindicato dos estivadores prolonga greve até 2019

O Sindicato Nacional dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) vai avançar com o pré-aviso para que a greve às horas extraordinárias dos estivadores do Porto de Setúbal continue em 2019 por tempo indeterminado. A greve às …