Brasil investiga denúncia de trabalho escravo em Angola

BBC Brasil

Ex-funcionários da Odebrecht em Angola dizem que não podiam deixar local de trabalho

Ex-funcionários da Odebrecht em Angola dizem que não podiam deixar local de trabalho

O Ministério Público do Trabalho do Brasil abriu um inquérito para investigar denúncias de suposto aliciamento para trabalho escravo em Angola, por parte da construtora brasileira Odebrecht, disse esta sexta-feira o órgão brasileiro à Lusa.

O caso foi aberto na sexta-feira passada, 13 de dezembro, pelo procurador Rafael Gomes, após uma reportagem divulgada pela rede britânica BBC, que denunciou as más condições a que os trabalhadores eram submetidos na província de Malanje.

Os trabalhadores em questão são brasileiros e foram contratados por uma empresa subcontratada, em Américo Brasiliense, um município do interior de São Paulo, para trabalhar na construção da fábrica de cana-de-açúcar Biocom, liderada pelo grupo brasileiro Odebrecht.

As empresas investigadas no caso são a Construtora Norberto Odebrecht S.A e Pirâmide Assistência Técnica SS Ltda, ambas com sede no Brasil.

No despacho oficial, a qual a Lusa teve acesso, o procurador destaca a existência de “inúmeras condenações judiciais” anteriores, relativas ao mesmo caso, que comprovam a ocorrência de ações ilegais, como “retenção de passaportes, trabalho em condições degradantes e restrição à liberdade” dos trabalhadores.

Nos processos anteriores, operários que atuaram na mesma obra prestaram depoimentos a reclamar das más condições de higiene, denunciando falta de água, presença de ratos e baratas no refeitório e casas de banho sujas e entupidas nos alojamentos.

O caso deverá ser investigado a partir do testemunho da equipa de reportagem que esteve no local, bem como pelos relatos dos familiares dos trabalhadores e com base nas sentenças anteriores, segundo avançou a assessoria do Ministério Público do Trabalho brasileiro.

O Brasil tem jurisdição para avaliar o caso, uma vez que os contratos foram firmados no Brasil, e por uma empresa brasileira.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …