Brasil declara estado de calamidade pública

Fernando Frazão / Agencia Brasil

Jair Bolsonaro

O Senado federal decretou, esta sexta-feira, estado de calamidade pública no Brasil. Esta foi a primeira votação não presencial em mais de 100 anos de história deste órgão.

Foi declarado, esta sexta-feira, estado de calamidade pública a nível nacional no Brasil devido à pandemia de Covid-19. O Senado federal aprovou, por unanimidade, o decreto que o reconhece, e não precisa do aval do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

Segundo a Folha de S. Paulo, não era declarado estado de calamidade no Brasil desde o ano 2000. O estado de calamidade permite que os gastos públicos sejam aumentados, mesmo violando as metas fiscais contidas no Orçamento do Estado. No entanto, os recursos adicionais devem ser canalizados exclusivamente para o combate ao coronavírus.

O documento já havia sido aprovado pela Câmara, em votação simbólica, na quarta-feira.

O ministro da Saúde brasileiro, Luiz Henrique Mandetta, disse que o pico das infeções por Covid-19 deve acontecer em julho, mas em abril, adianta a Reuters, o sistema de Saúde brasileiro deve “entrar em colapso”.

Segundo o Público, o Governo brasileiro vai proibir a entrada de cidadãos de vários países europeus, incluindo Portugal, e asiáticos a partir de segunda-feira, que não tenham residência no Brasil ou justificação profissional ou familiar para entrar no país. De fora da restrição ficaram os Estados Unidos.

O número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil aumentou, na quinta-feira, para seis, com o país a registar 621 pessoas infetadas. São Paulo é, até ao momento, o estado brasileiro mais afetado, com quatro mortos e 286 casos confirmados. Segue-se o Rio de Janeiro, que registou, esta sexta-feira, dois óbitos e 65 infetados.

De acordo com o Ministério da Saúde brasileiro, a taxa de mortalidade do vírus no país é, neste momento, de 1%.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Hahahaaa!…
    Ainda há poucos dias este maluco dizia que isto do Covid19 era uma fantasia criada pelos media, agora declara calamidade e aparece de máscara!…
    E é isto que está a frente de um país como o Brasil!…
    É mesmo um aprendiz de Trump, que fez as mesmas cenas e também já teve que engolir os disparates que disse!!

RESPONDER

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …

Nani candidato a melhor jogador nos Estados Unidos

Internacional português e o colega João Moutinho (este para melhor jovem) estão na corrida para os prémios e também para o onze. Os futebolistas portugueses Nani e João Moutinho, ambos do Orlando City, estão entre os …

102 dias depois, coronavírus regressa à Nova Zelândia

A Nova Zelândia anunciou a sua primeira infeção por coronavírus transmitida localmente em 102 dias esta terça-feira, o que levou a primeira-ministra do país a emitir uma ordem de confinamento em Auckland, a maior cidade …