Brasil. Assassinato de motoristas da Uber pode ser a “vingança” por viagem cancelada

O assassinato de quatro motoristas da Uber e de outro serviço de transportes de passageiros numa favela brasileira pode ter sido motivado por vingança depois que a mãe de um líder de uma gangue, que se encontrava doente, ter tido uma viagem cancelada, informaram as autoridades do país.

Os quatro homens, com idades entre os 23 e os 48 anos, foram torturados e mortos depois de serem chamados à favela Jardim Santo Inácio, na cidade de Salvador, na semana passada. Um quinto motorista fugiu e alertou a polícia. Este e duas das vítimas trabalhavam para a empresa de transporte 99. As outras duas vítimas trabalhavam para a Uber, noticiou na quinta-feira o Guardian.

Num comunicado divulgado no mesmo dia, a polícia referiu que o motivo dos assassinatos ainda estava a ser investigado, havendo indícios que apontam “para uma vingança contra os motoristas, depois que uma viagem foi recusada”.

Na sexta-feira, dois suspeitos dos assassinatos foram mortos num tiroteio com a polícia. O corpo de um terceiro homem, suspeito de ordenar as mortes, foi também encontrado pelas autoridades. “O gangster ordenou que essas pessoas fossem mortas porque a sua mãe ligou para a Uber, mas o carro nunca chegou”, disse o governador da Bahia, Rui Costa.

Segundo o relato do motorista que sobreviveu, este foi chamado para a favela na sexta-feira, tendo sido forçado a sair do carro e conduzido para trás de um barraco, onde já se encontrava um motorista morto e os outros estavam a ser torturados. O homem foi também amarrado e torturado, mas conseguiu escapar quando um dos outros colegas conseguiu pegou na arma de um membro do gangue.

As aplicações de partilha de passageiros, como a Uber e a 99, cresceram no Brasil nos últimos anos. A Uber tem mais de 600 mil motoristas no país, muitos dos quais começaram a trabalhar para a empresa após uma recessão que deixou 12 milhões de desempregados.

Segundo a Reuters, os crimes contra motoristas da Uber em São Paulo aumentaram desde 2016, depois que a empresa começou a aceitar pagamentos em dinheiro. Esta passou então a exigir um número de segurança social e a data de nascimento dos passageiros que pagavam em dinheiro.

“A Uber lamenta profundamente esse crime brutal e chocante”, disse uma porta-voz da empresa, enquanto a 99 referiu: “Ficamos profundamente tristes com esses horríveis atos de violência”. Ambas disseram que usam inteligência artificial avaliar riscos.

Atila Santana, presidente do sindicato dos motoristas de aplicações da Bahia, afirmou que as empresas devem ser tão rigorosas na escolha de passageiros quanto na escolha de motoristas. “As empresa não querem mais burocracia porque os utilizadores trazem dinheiro. Elas [as empresa] colocam os motoristas em risco”, frisou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …