/

Apanhado por um bot. Milei cai numa partida e cita dados falsos sobre a inflação

World Economic Forum / Flickr

O presidente da Argentina, Javier Milei

O Presidente da Argentina caiu na partida de um perfil da rede social X, o antigo Twitter, acabando a citar dados falsos sobre uma alegada queda da inflação no país para níveis negativos.

O “Bot Jumbo” foi criado no Twitter como uma” experiência social”, passando a ideia de que estava a acompanhar a evolução dos preços nos supermercados da Argentina.

Assim, criou uma narrativa que deixava boas notícias sobre a descida da inflação para os argentinos – só que nunca se baseou em dados reais.

Mas o Presidente da Argentina escorregou na partida e, durante uma entrevista a uma rádio argentina, citou os números divulgados pelo “bot” inventado.

Passamos de 5,22% para menos 4,52%. A inflação vai entrar em colapso”, destacou Javier Milei na entrevista, mostrando os dados do “bot”, orgulhoso das medidas drásticas que tem tomado e que têm sido definidas como uma política de “motosserra”, com cortes e despedimentos em massa na Função Pública.

Poucos minutos depois das declarações de Milei, a conta do Twitter revelou a “partida”, sublinhando que a conta é “uma experiência social” e que “nunca analisou preços, nem houve nenhum bot que seguisse os produtos”.

Contudo, o perfil “serviu para uma coisa: ver a necessidade que muitos têm de mostrar resultados que a realidade lhes nega“, escrevem os autores da partida no Twitter.

A terminar, nota-se que “o bot vai autodestruir-se em 3, 2, 1…”.

Mas, perante o sucesso da partida, os autores do perfil já anunciaram que, afinal, este vai continuar a existir.

Decidimos não auto-destruirmo-nos para que este sucesso não desapareça“, escrevem no X, pedindo “desculpas aos que se esperançaram pelos dados, incluindo ao Presidente”.

O ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, também citou os dados falsos do perfil numa outra entrevista. “O Jumbo Bot disse que a inflação de preços em Abril deu negativo”, salientou.

O perfil pediu igualmente desculpas ao ministro, pedindo-lhe para não levar a questão “para o lado pessoal”. “Repetimos: foi apenas uma experiência social“, salientam.

Gás, luz e água sobem mais de 200%

Dados divulgados pelo Instituto Argentino de Estatísticas e Censos relativos a  Fevereiro passado, indicam uma inflação mensal de 13,2%, continuando a ser a mais alta do mundo.

Em termos acumulados até Fevereiro, a inflação estava nos 276,2%, a maior do país em 32 anos. Uma subida de 22 pontos percentuais em relação aos 254,2% registados em Janeiro.

Nos últimos dias, o Governo anunciou novas tarifas dos serviços públicos, com subidas de 450% no gás, de 300% na luz e de 209% na água.

Organizações não governamentais colocam 60% da população em níveis de pobreza.

Mas, na última semana, o FMI registou “o progresso impressionante” da economia do país após as medidas adoptadas pelo Governo de Milei, destacando que “Janeiro e Fevereiro registaram um superávit fiscal pela primeira vez em mais de uma década”, que “as reservas internacionais estão a ser reconstituídas” e que “a inflação está a cair mais rapidamente do que o previsto”.

Susana Valente, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.