Boris Johnson decreta quarentena obrigatória no Reino Unido

Will Oliver / EPA

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou esta segunda-feira novas medidas devido ao surto do novo coronavírus no Reino Unido. Foi imposta a quarentena obrigatória durante duas semanas.

O Reino Unido tem sido muito criticado pela forma como está a enfrentar o novo surto de coronavírus. Como tal, o primeiro-ministro britânico decidiu tomar medidas mais rígidas para conter a propagação da Covid-19 no país. O confinamento obrigatório durante duas semanas é a maior novidade.

“Vocês têm de ficar em casa”, ordenou Boris Johnson. Assim sendo, a partir de terça-feira, as pessoas são obrigadas a ficar nas suas casas, exceto para compras de necessidades básicas, exercícios diários, necessidades médicas e viagens de e para o trabalho.

As lojas que vendem bens não essenciais terão de fechar e os ajuntamento de mais de duas pessoas, que não morem juntas, estão proibidas, escreve o DNotícias.

A polícia pode intervir para obrigar ao cumprimento da quarentena obrigatória, estando autorizada a multar e a aplicar medidas de dispersão de ajuntamentos.

O número de mortes causadas pela covid-19 no Reino Unido sextuplicou numa semana, para 335, de acordo com os dados publicados pelo Ministério da Saúde britânico. O balanço mais recente das autoridades britânicas indica que o número de pessoas infetadas pela covid-19 aumentou para 6.650 no Reino Unido, das quais 335 morreram.

Na segunda-feira passada, 16 de março, estavam diagnosticados 1.543 casos positivos entre 44.105 pessoas testadas e 55 óbitos.

Esta segunda-feira, o Governo voltou a fazer um apelo ao regresso dos britânicos que estão em viagem no estrangeiro perante o anúncio de cancelamento de voos por companhias aéreas, como fez a Emirates no domingo.

“Estamos a insistir fortemente para que os viajantes do Reino Unido no estrangeiro voltem para casa agora, onde e enquanto ainda houver rotas comerciais para fazê-lo”, vincou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Penso que os britânicos começaram por pensar que isto seria uma brincadeira ou que possivelmente estariam imunes devido ao Brexit, vai-lhes sair caro certamente!

    • Penso que todos ou quase todos nós no fundo…subestimámos este vírus… alguns ainda estão a brincar a aproveitar o sol…

RESPONDER

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Clarisse: dois gestos que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também para os registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …

Tribunal europeu dá razão à SIC e condena Estado por violar liberdade de expressão

Portugal foi condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) por violação da liberdade de expressão num caso em que a SIC foi obrigada a indemnizar um ex-deputado do PS por ofensa à sua …

Misturar doses da AstraZeneca e da Pfizer aumenta até seis vezes as defesas contra covid-19

Um novo estudo realizado na Coreia do Sul concluiu que o número de anticorpos contra a covid-19 aumentou seis vezes em quem misturou as doses da AstraZeneca e da Pfizer em relação a quem tomou …