Boris Johnson decreta quarentena obrigatória no Reino Unido

Will Oliver / EPA

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou esta segunda-feira novas medidas devido ao surto do novo coronavírus no Reino Unido. Foi imposta a quarentena obrigatória durante duas semanas.

O Reino Unido tem sido muito criticado pela forma como está a enfrentar o novo surto de coronavírus. Como tal, o primeiro-ministro britânico decidiu tomar medidas mais rígidas para conter a propagação da Covid-19 no país. O confinamento obrigatório durante duas semanas é a maior novidade.

“Vocês têm de ficar em casa”, ordenou Boris Johnson. Assim sendo, a partir de terça-feira, as pessoas são obrigadas a ficar nas suas casas, exceto para compras de necessidades básicas, exercícios diários, necessidades médicas e viagens de e para o trabalho.

As lojas que vendem bens não essenciais terão de fechar e os ajuntamento de mais de duas pessoas, que não morem juntas, estão proibidas, escreve o DNotícias.

A polícia pode intervir para obrigar ao cumprimento da quarentena obrigatória, estando autorizada a multar e a aplicar medidas de dispersão de ajuntamentos.

O número de mortes causadas pela covid-19 no Reino Unido sextuplicou numa semana, para 335, de acordo com os dados publicados pelo Ministério da Saúde britânico. O balanço mais recente das autoridades britânicas indica que o número de pessoas infetadas pela covid-19 aumentou para 6.650 no Reino Unido, das quais 335 morreram.

Na segunda-feira passada, 16 de março, estavam diagnosticados 1.543 casos positivos entre 44.105 pessoas testadas e 55 óbitos.

Esta segunda-feira, o Governo voltou a fazer um apelo ao regresso dos britânicos que estão em viagem no estrangeiro perante o anúncio de cancelamento de voos por companhias aéreas, como fez a Emirates no domingo.

“Estamos a insistir fortemente para que os viajantes do Reino Unido no estrangeiro voltem para casa agora, onde e enquanto ainda houver rotas comerciais para fazê-lo”, vincou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Penso que os britânicos começaram por pensar que isto seria uma brincadeira ou que possivelmente estariam imunes devido ao Brexit, vai-lhes sair caro certamente!

    • Penso que todos ou quase todos nós no fundo…subestimámos este vírus… alguns ainda estão a brincar a aproveitar o sol…

RESPONDER

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …

Líderes vodu do Haiti preparam templos para tratar infetados com covid-19

Líderes de vodu do Haiti pediram aos padres da religião afro-caribenha para criar um remédio secreto que servisse de tratamento contra o novo coronavírus. Aos religiosos foi também pedido que preparassem as câmaras sagradas de …

Centros comerciais e lojistas dizem-se preparados para reabrir em junho

Os centros comerciais e lojistas asseguram estar preparados para reabrir em pleno em 1 de junho, apelando à não discriminação face aos restantes espaços de retalho, mas pedem medidas que travem o impacto da pandemia …

Não vai faltar sardinha dentro dos próximos anos, revela investigação

A quantidade de sardinha adulta no mar é mais do que suficiente para os próximos três anos. Os dados científicos confirmam que o stock de sardinha está totalmente recuperado. O último cruzeiro realizado pelo Instituto Português …

Um ano e 20 mil assinaturas depois, Acordo Ortográfico regressa ao parlamento

Um projeto de lei de iniciativa de cidadãos, com 20.669 assinaturas, contra o Acordo Ortográfico (AO), começa esta quarta-feira a ser discutido no parlamento, mais de um ano depois de ter sido entregue. Na agenda de …