Boris Johnson decreta quarentena obrigatória no Reino Unido

Will Oliver / EPA

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou esta segunda-feira novas medidas devido ao surto do novo coronavírus no Reino Unido. Foi imposta a quarentena obrigatória durante duas semanas.

O Reino Unido tem sido muito criticado pela forma como está a enfrentar o novo surto de coronavírus. Como tal, o primeiro-ministro britânico decidiu tomar medidas mais rígidas para conter a propagação da Covid-19 no país. O confinamento obrigatório durante duas semanas é a maior novidade.

“Vocês têm de ficar em casa”, ordenou Boris Johnson. Assim sendo, a partir de terça-feira, as pessoas são obrigadas a ficar nas suas casas, exceto para compras de necessidades básicas, exercícios diários, necessidades médicas e viagens de e para o trabalho.

As lojas que vendem bens não essenciais terão de fechar e os ajuntamento de mais de duas pessoas, que não morem juntas, estão proibidas, escreve o DNotícias.

A polícia pode intervir para obrigar ao cumprimento da quarentena obrigatória, estando autorizada a multar e a aplicar medidas de dispersão de ajuntamentos.

O número de mortes causadas pela covid-19 no Reino Unido sextuplicou numa semana, para 335, de acordo com os dados publicados pelo Ministério da Saúde britânico. O balanço mais recente das autoridades britânicas indica que o número de pessoas infetadas pela covid-19 aumentou para 6.650 no Reino Unido, das quais 335 morreram.

Na segunda-feira passada, 16 de março, estavam diagnosticados 1.543 casos positivos entre 44.105 pessoas testadas e 55 óbitos.

Esta segunda-feira, o Governo voltou a fazer um apelo ao regresso dos britânicos que estão em viagem no estrangeiro perante o anúncio de cancelamento de voos por companhias aéreas, como fez a Emirates no domingo.

“Estamos a insistir fortemente para que os viajantes do Reino Unido no estrangeiro voltem para casa agora, onde e enquanto ainda houver rotas comerciais para fazê-lo”, vincou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Penso que os britânicos começaram por pensar que isto seria uma brincadeira ou que possivelmente estariam imunes devido ao Brexit, vai-lhes sair caro certamente!

    • Penso que todos ou quase todos nós no fundo…subestimámos este vírus… alguns ainda estão a brincar a aproveitar o sol…

RESPONDER

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …

Governo quer desempregados e trabalhadores em lay-off a reforçar lares e hospitais

O Governo criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde com o objetivo de apoiar as entidades do setor social e solidário. De acordo com o ECO, o Governo …

Recibos verdes podem pedir apoio a partir desta quarta-feira. Será pago ainda este mês

O apoio por quebra de atividade destina-se a trabalhadores independentes que nos últimos 12 meses tenham tido obrigação contributiva em pelo menos 3 meses consecutivos. O formulário para os trabalhadores independentes pedirem apoio por redução de …

"Este mês é perigosíssimo!" Costa avisa que "não podem ir à terra" na Páscoa

"As pessoas não podem ir à terra!" O alerta é de António Costa que avisa que este mês de Abril "é perigosíssimo" por causa da Páscoa. O primeiro-ministro recomenda também aos emigrantes que não venham …

13% dos casos de covid-19 em Portugal são profissionais de saúde. Há 10 médicos nos cuidados intensivos

Um em cada oito infetados com o novo coronavírus em Portugal é profissional de saúde. O número de médicos, enfermeiros, auxiliares e outros trabalhadores de hospitais e centros de saúde que estão contagiados não pára …

Curva em Itália parece estar a aplanar. Confirmado primeiro caso num campo de refugiados grego

A Itália registou mais 4.053 casos positivos e mais 837 mortes em 24 horas, valores semelhantes aos de segunda-feira e que sugerem que a curva da covid-19 parede estar a estabilizar. De acordo com o Observador, …

Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 87. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da …

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser contabilizada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …

Em tempos de crise, os emprestados podem ser a solução do Benfica

Bruno Varela, Cristián Lema, Filip Krovinovic, Gedson Fernandes e Diogo Gonçalves são hipóteses que Bruno Lage tem a seu dispor para regressar dos empréstimos. A suspensão das competições desportivas deixa muitos clubes entre a espada e …