Boris Johnson anuncia o maior investimento na Defesa desde a Guerra Fria

number10gov / Flickr

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson

O primeiro-ministro britânico anunciou esta quarta-feira o maior investimento na indústria da Defesa dos últimos 30 anos, ao definir a situação internacional “mais perigosa e intensamente competitiva” que nunca desde o período da Guerra fria.

O chefe do Governo conservador, Boris Johnson, vai anunciar na quinta-feira perante dos deputados um investimento suplementar de 16,5 mil milhões de libras em quatro anos (18,5 mil milhões de euros) em relação ao seu programa eleitoral, e que segundo as previsões significam 24,1 mil milhões de libras (27 mil milhões de euros) suplementares em quatro anos face ao orçamento de 2019 (38 mil milhões de libras, 42,5 mil milhões de euros), segundo um comunicado divulgado esta quarta-feira.

Boris Johnson, que se isolou após um contacto com um deputado que testou positivo ao novo coronavírus, deverá dirigir-se ao parlamento por videoconferência, à semelhança do ocorrido esta quarta-feira durante a sessão de perguntas semanal.

Desta forma, o país deverá reforçar a posição do reino Unido como país da Europa com mais gastos na área da Defesa, e o segundo entre os Estados-membros da NATO, após os Estados Unidos. “Tomei esta decisão em plena crise da pandemia” de novo coronavírus “porque a Defesa do Reino deve estar acima de tudo”, declarou Johnson, em comunicado.

“A situação internacional é mais perigosa e intensamente competitiva que nunca desde a Guerra fria e o Reino Unido deve ser fiel à sua história e manter-se ao lado dos seus aliados”, acrescentou, sublinhando a ocasião para que o país à “era da renúncia”, de “reforçar a sua influência no mundo”, de “ser pioneiro nas novas tecnologias e defender o nosso país e o nosso modo de vida”.

Este compromisso permitirá ao Reino Unido “investir nas tecnologias de ponta” e quando o primeiro-ministro também se prepara para anunciar “uma nova agência dedicada à inteligência artificial”, a criação de uma força contra os ataques informáticos e um “novo comando espacial capaz de lançar o nosso primeiro foguetão em 2022”.

O conjunto dos projetos deverá permitir criar até 10.000 empregos por ano, afirmou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É claro que se está a preparar contra uma invasão por parte da UE. E ao mesmo tempo pretende salvaguardar e defender as terras do Vinho do Porto e o Algarve

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …