Há um “boom” de investidores dos EUA em clubes europeus (e Portugal não escapa)

Estoril e Casa Pia são dois dos 38 exemplos do boom de investidores norte-americanos no futebol europeu. Mais de um terço das aquisições aconteceu nos últimos 13 meses.

O paradigma do futebol norte-americano tem mudado drasticamente nos últimos anos. O interesse dos EUA pelo soccer tem crescido e, com ele, o investimento em clubes europeus tem chegado quase de mãos dadas. Um pouco por toda a Europa, tem crescido o número de clubes com um investidor maioritário oriundo dos Estados Unidos.

Nos dois principais escalões das ligas europeias já há um total de 38 equipas detidas maioritariamente por investidores dos EUA. Em 14 destes casos (37%), a compra aconteceu nos últimos 13 meses.

Esbjerg fB, da Dinamarca, e Spezia Calcio, de Itália, são apenas os exemplos mais recentes da aposta norte-americana no mercado do futebol europeu.

O emblema dinamarquês desceu este ano para o segundo escalão e foi agora comprado pelo Pacific Media Group, que detém ainda Barnsley (Inglaterra), KV Oostende (Bélgica) e AS Nancy (França).

Paul Conway, falando em nome do grupo de investidores, disse estar ansioso por desenvolver a base sólida do Esbjerg e destacou o uso de dados e estatísticas a nível estratégico como uma ferramenta importante para o desenvolvimento do clube. O Pacific Media Group investiu cerca de 4,8 milhões de dólares.

Por sua vez, o Spezia foi comprado pelo investidor Robert Platek, tornando-se o quinto clube da Serie A italiana a ser gerido por norte-americanos.

Fiorentina, AC Milan, Parma e Roma são os outros emblemas do primeiro escalão que já contam com uma gestão maioritária de sociedades americanas. Também o Pisa e o Veneza, da Serie B, são detidos por investidores dos EUA.

Robert Platek é também investidor da SDUQ do Casa Pia e um dos proprietários da empresa MSD Capital. O norte-americano comprou ainda o Sønderjysk Elitesport, da primeira divisão dinamarquesa, no final do ano passado. Além disso, está envolvido numa série de empréstimos a clubes ingleses, nomeadamente ao Derby County e ao Southampton.

A chegada de Platek deu-se pouco antes do final do ano, mas acabou por não se refletir na janela de inverno do mercado de transferências. O clube lisboeta trouxe seis novos atletas a custo zero. Atualmente no oitavo lugar da II Liga, a 14 pontos do lugar de playoff, a hipótese de promoção à Liga NOS será definitivamente árdua.

Mas o Casa Pia não é a única equipa em Portugal com um ‘toque de Midas’ americano.

Em julho de 2019, o Estoril Praia Futebol SAD foi adquirido por investidores norte-americanos, através do MSP Sports Capital. O clube é desde então presidido por Jeffrey Saunders.

O caso dos ‘canarinhos’ é mais bem-sucedido, com o clube a ocupar, de momento, o segundo lugar da Liga SABSEG, que dá acesso direto ao primeiro escalão do futebol português.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Então e os milionários russos saídos do comunismo, já esgotaram a massa toda ou ainda têm mais alguma coisa para dar? Possivelmente a moeda é fraca e já deram o badagaio!

RESPONDER

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …