“Boom” da indústria das bicicletas em destaque no The New York Times

O “boom” da indústria das bicicletas em Portugal é destaque no The New York Times. A produção tem aumentado, levando à criação de mais postos de trabalho.

Para responder ao aumento da procura de bicicletas, Portugal está a investir em novas fábricas, a contratar trabalhadores e a lidar de forma positiva com a escassez de peças. O “boom” da indústria das bicicletas é destaque esta quarta-feira no jornal norte-americano The New York Times.

Portugal é oficialmente o maior fabricante de bicicletas da União Europeia, a produzir quase um quarto das bicicletas do bloco. Cada vez mais pessoas decidem pedalar para manter a forma após os confinamentos ou para evitar transportes públicos lotados no caminho para o trabalho.

Cerca de 60 empresas da região Norte montam bicicletas ou fazem as suas peças e acessórios, escreve o jornal norte-americano. O setor tornou-se um dos empregadores de crescimento mais rápido em Portugal, com a sua força de trabalho a crescer 65% nos últimos cinco anos, para 7.800 funcionários.

À medida que a procura aumentou, os fabricantes enfrentaram problemas que interromperam a produção, uma vez que faltam peças da Ásia. Isto estimulou investimentos adicionais na região, incluindo o que se acredita ser a primeira fábrica da Europa a fazer quadros de bicicleta de fibra de carbono: a Carbon Team.

A empresa prevê inicialmente fazer 25.000 quadros por ano, mas tem capacidades para duplicar esse objetivo.

“Acho que a pandemia deixou claro para todos que poder produzir na Europa é uma grande vantagem”, disse Pedro Araújo, CEO da fabricante de bicicletas Polisport, em declarações ao The New York Times.

À procura de mais funcionários, os fabricantes de bicicletas de Portugal puderam reempregar pessoas despedidas por outras indústrias, incluindo engenheiros e trabalhadores de linha de montagem.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hong Kong. Veredicto de culpado no primeiro julgamento sob a lei de segurança nacional

A primeira pessoa acusada e julgada de acordo com a lei de segurança nacional de Hong Kong foi esta terça-feira considerada culpada de terrorismo e incitação à secessão, numa decisão histórica que estabelece um precedente …

Medina queixa-se dos juízes: "Há coisas que não dá para entender"

Dia de emoções diferentes para o Brasil, no surf. O primeiro campeão olímpico na modalidade é brasileiro mas Gabriel Medina nem chegou à final; e não gostou da pontuação na meia-final. Aí está a primeira medalha …

Estado demora dois anos a pagar aos fornecedores

Atrasos nos pagamentos têm vindo a diminuir, com muitos organismos a conseguir cumprir os 60 dias previstos pela lei. À semelhança do que acontece com os prazos, também os valores em dívida apresentam uma tendência …

Ministra da Saúde abre a porta à presença de público na Supertaça

A Supertaça, entre Sporting e Sporting de Braga e agendada para sábado, pode vir a ter adeptos nas bancadas, admitiu a ministra da Saúde, esta terça-feira, descrevendo o jogo como um possível "evento-teste". "Em relação ao …

Escolas avançam para a "desmaterialização dos manuais"

"As escolas estão já a avançar para a desmaterialização dos manuais e materiais clássicos da aprendizagem", indicou esta segunda-feira o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), David Sousa, a …

Marcelo sai do Infarmed "irritantemente otimista". "Onde avança a vacina, o vírus recua"

O Presidente da República elogiou, esta terça-feira, o processo de vacinação, considerando que "é excecional" o ritmo a que tem avançado, e declarou-se "irritantemente otimista", expressão que antes atribuía ao primeiro-ministro. "Eu agora também estou, como …

EUA. Casos de covid-19 podem ter sido subestimados em 60%

O número de casos de covid-19 nos Estados Unidos (EUA) pode ter sido subestimado em até 60%, com as infeções relatadas a representarem "apenas uma fração do número total estimado". Esta é a conclusão de um …

Portugal com mais seis mortes e 2316 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais seis mortes e 2316 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2316 novos …

Um quarto dos processos às companhias aéreas por falta de testes à covid já resultou em multas pagas

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) instaurou, entre 2020 e a semana passada, 539 processos a 40 companhias aéreas por transportarem passageiros para o território nacional sem o respetivo teste negativo à covid-19. Cerca …

Colômbia pede que a Venezuela seja declarada como país promotor do terrorismo

A Colômbia pediu esta segunda-feira aos EUA que declarem a Venezuela como país promotor do terrorismo por alegadamente "proteger" guerrilheiros colombianos do Exército de Libertação Nacional (ELN) e do Grupo Armado Residual (Gaor 33, composto …