Matosinhos vai combater vespa asiática com armas de paintball e inseticidas em pastilhas

1

As corporações de bombeiros de Matosinhos vão combater as vespas asiáticas com armas de paintball. O reforço de novos meios e de mais equipas foi anunciado na terça-feira à tarde na Câmara Municipal.

A equipa da Proteção Civil – composta por um técnico e dois operacionais e munida de equipamentos de proteção individual, carro-grua e queimadores – terá o apoio das quatro corporações de bombeiros do município que receberam o novo material de atuação: quatro aparelhos de queima, oito equipamentos de proteção individual de queima e oito fatos.

“Temos vindo a detetar um aumento do número de ninhos no município e, por isso, entendemos que devíamos reforçar as equipas”, esclareceu José Pedro Rodrigues, vereador dos Transportes e Mobilidade e da Proteção Civil, em declarações ao Jornal de Notícias.

Até agora, o principal método usado era o fogo, obrigando os operadores a trabalharem em locais de difícil acesso e a grandes altitudes, como árvores e telhados. Agora, a Câmara decidiu adotar novas medidas e adquirir “uma arma de paintball adaptada para o uso de esferas congeladas com inseticida”, juntamente com inseticidas em pastilhas e aerossóis para locais onde não possa ser feita a queima.

O primeiro ninho de vespas asiáticas no concelho foi identificado em 2013. À data não se conheciam métodos de destruição ou equipamentos de proteção individual. Desde 2015, Matosinhos já destruiu 857 ninhos, dos quais 114 nesse ano, 144 em 2016, 173 em 2017, 176 em 2018 e 250 em 2019.

Entre os meses de maio e novembro, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Matosinhos recebe entre cinco a dez pedidos de ajuda diários relacionados com a vespa asiática. Devido ao aumento do número de ninhos, o município decidiu reforçar os meios humanos e novas técnicas de combate.

ZAP //

1 Comment

  1. Os espaços verdes em matosinhos estão cada vez mais medonhos, há cada vez mais plantas invasoras (eucaliptos, acacias, erva fas pampas,canas, tintureiras, bons dias) não vai demorar muito tempo para algumas borboletas desaparecerem como a borboleta pavão, a polygonia c album, a borboleta limão e a apatura ilia que ja esta super ameaçada por causa dad acacias.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.