Bombeiros de Beja admitem recusar transportar suspeitos e doentes

As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja admitem recusar transportar utentes suspeitos e doentes com covid-19 por falta de condições e apoios.

As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja referem que, “por uma questão de racionalização” dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) “à sua disposição”, decidiram “garantir apenas o socorro pré-hospitalar nas condições protocoladas” com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e recusar “todo e qualquer outro transporte de utentes/doentes relacionados com a infeção covid-19″.

Trata-se de uma posição conjunta relativa ao combate à covid-19 tomada na segunda-feira e enviada esta quarta-feira à Lusa pelos comandantes dos Bombeiros Voluntários de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Beja, Barrancos, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Odemira, Ourique, Serpa, Vidigueira e Vila Nova Milfontes.



O presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Beja, Domingos Fabela, adiantou as 15 corporações de bombeiros “ainda não recusaram nenhum transporte” de utentes suspeitos e doentes com covid-19 e “esperam que isso não venha a acontecer”.

Contudo, para tal não acontecer, as corporações “aguardam respostas articuladas das entidades competentes” aos seus pedidos para poderem ter “as condições necessárias” para cumprirem a sua missão no combate à pandemia.

As corporações de bombeiros referem que se sentem “isolados e por sua conta e risco” e tomaram a posição conjunta devido a várias situações provocadas por falta de condições e respostas, apoios e informações da parte de entidades tuteladas pelo Ministério da Saúde e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Os comandantes referem que a ANEPC “tem vindo a anunciar a entrega de milhares de equipamentos aos bombeiros”, mas, até hoje, os bombeiros do distrito de Beja só receberam equipamento que “não observa toda a composição de um EPI completo” e “garante menos de uma semana de serviços”.

Além da recusa de transportes, os comandantes também decidiram declinar mobilização de meios das corporações de bombeiros pela Linha SNS24 por não lhe reconhecerem “qualquer autoridade para o efeito, até porque tal procedimento contraria o protocolado no Sistema Integrado de Emergência Médica”.

As corporações também exigem ao INEM, à Administração Regional de Saúde do Alentejo, à ANEPC e aos municípios do distrito de Beja “apoio à aquisição e/ou fornecimento de EPI em quantidades suficientes” para cumprirem a sua missão e o cumprimento da orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS) para “submeter periódica e prioritariamente” os bombeiros a testes de despistagem de covid-19.

Segundo os comandantes, o “maior problema” em todo o processo é que, “diariamente, é sonegada informação aos bombeiros”, como as moradas onde há casos positivos, “numa evidente falta de articulação” entre DGS, INEM, ANEPC e os serviços municipais de proteção civil.

Os comandantes exigem “a todas as entidades o respeito e a consideração pelos bombeiros, enquanto parceiros decisivos nesta crise, não bloqueando o fluxo de informação relacionada com potenciais contágios”.

Por isso, os comandantes decidiram pedir aos presidentes dos municípios e aos comandos distrital de Beja e nacional da ANEPC para exigirem às autoridades de saúde “toda a informação pertinente” ao serviço dos bombeiros e relativa às listas das moradas dos casos positivos e em isolamento.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Papa diz que abuso infantil é uma espécie de “assassinato psicológico”

O Papa Francisco criticou hoje o abuso infantil dizendo que é “uma espécie de ‘assassinato psicológico’ e, em muitos casos, um cancelamento da infância” e pediu para “parar de encobrir” o fenómeno da pedofilia. Francisco falava …

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …

Plano da CIA para capturar Bin Laden originou um problema de saúde pública no Paquistão

Um novo estudo indica que um plano secreto da CIA para capturar Osama Bin Laden, no início de 2011, teve como consequência uma queda significativa das taxas de vacinação no Paquistão. O plano, que usava uma …

GNR deteve nove pessoas em Vilar Formoso por situações de emigração ilegal

A GNR deteve sete homens estrangeiros por permanência ilegal no país e dois homens, também estrangeiros, por suspeita de auxílio à emigração ilegal, com idades entre 30 e 40 anos, na fronteira de Vilar Formoso, …

Norte-americana ganhou 26 milhões na lotaria (mas destruiu bilhete durante lavagem de roupa)

A mulher garante que é a premiada da Loteria da Califórnia e, como tal, a dona dos 26 milhões de dólares. Contudo, segundo revela a imprensa americana, o bilhete ficou esquecido no bolso das suas …

Metrobus vai circular no Porto no final de 2023. Terá sete paragens da Boavista à Praça do Império

Ao que tudo indica, os autocarros 100% elétricos devem começar a circular no final de 2023. A ligação de metrobus entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império, no Porto, terá sete paragens …

Homem de 95 anos tornou-se o mais velho dador de órgãos na história dos EUA

Uma norte-americana que se encontra a recuperar de um transplante de fígado não só tem um novo órgão que provavelmente lhe salvou a vida, como também um que fez história. Segundo a cadeia televisiva CNN, esta …

PAN acusa partidos de boicotarem ida de Rui Pinto à comissão do Novo Banco

André Silva fala em sucessivos adiamentos do agendamento da audição ao hacker, pedida pelo PAN, o que leva o deputado a referir “manobras e expedientes dilatórios”. Como recorda o Público, o PAN foi o único partido …

O vulcão em erupção na Islândia está agora à venda

O vulcão no sudoeste da Islândia, na Península de Reykjanes, que entrou em erupção no final de março, está agora à venda (e já há várias propostas em cima da mesa). De acordo com o jornal …

Após críticas, Cravinho garante que cartões de Antigo Combatente já estão a ser enviados

O Ministro da Defesa garantiu hoje que os cartões de Antigo Combatente já estão a ser produzidos e alguns já foram distribuídos aos beneficiários, assegurando que o processo vai continuar. João Gomes Cravinho abordou o tema …