/

“Árvores dinossauro”. Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Darren England / EPA

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo.

Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se acredita existir há 200 milhões de anos.

Até há pouco tempo, a espécie era considera extinta, mas em meados de 1994 foram descobertos cerca de 200 espécimes nesta floresta húmida do sudeste da Austrália, localizada a cerca de 150 quilómetros a noroeste de Sidney.

A espécie é considera um fóssil vivo, sendo por isso apelidada de “árvore dinossauro”.

“O Parque Nacional Wollemi é o único lugar no mundo em que estas árvores são encontradas na Natureza e, como menos de 200 espécimes, sabíamos que tínhamos que fazer tudo para salvá-las”, disse o Ministro do Ambiente de Nova Gales do Sul, Matt Kean.

Quando os incêndios que assolam a Austrália desde setembro se aproximaram da floresta pré-histórica, os bombeiros criaram uma barreira contra o fogo, impedindo que o bosque fosse afetado. O estudo científico determinou que, apesar de algumas árvores terem sofrido danos e queimaduras, a espécie sobreviverá.

O Governo da Austrália mantém a sua localização exata em segredo para impedir que o Homem possa prejudicar estas árvores, observa ainda a Russia Today.

“Os incêndios de 2019 são a primeira oportunidade de sempre de ver a resposta do Pinheiro Wollemi maduro ao fogo num ambiente natural, o que nos ajudará a refinar a forma como lidamos com os incêndios nestas áreas a longo prazo”, rematou o governante, citado em comunicado divulgado pelo Governo australiano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.