“Árvores dinossauro”. Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Darren England / EPA

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo.

Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se acredita existir há 200 milhões de anos.

Até há pouco tempo, a espécie era considera extinta, mas em meados de 1994 foram descobertos cerca de 200 espécimes nesta floresta húmida do sudeste da Austrália, localizada a cerca de 150 quilómetros a noroeste de Sidney.

A espécie é considera um fóssil vivo, sendo por isso apelidada de “árvore dinossauro”.

“O Parque Nacional Wollemi é o único lugar no mundo em que estas árvores são encontradas na Natureza e, como menos de 200 espécimes, sabíamos que tínhamos que fazer tudo para salvá-las”, disse o Ministro do Ambiente de Nova Gales do Sul, Matt Kean.

Quando os incêndios que assolam a Austrália desde setembro se aproximaram da floresta pré-histórica, os bombeiros criaram uma barreira contra o fogo, impedindo que o bosque fosse afetado. O estudo científico determinou que, apesar de algumas árvores terem sofrido danos e queimaduras, a espécie sobreviverá.

O Governo da Austrália mantém a sua localização exata em segredo para impedir que o Homem possa prejudicar estas árvores, observa ainda a Russia Today.

“Os incêndios de 2019 são a primeira oportunidade de sempre de ver a resposta do Pinheiro Wollemi maduro ao fogo num ambiente natural, o que nos ajudará a refinar a forma como lidamos com os incêndios nestas áreas a longo prazo”, rematou o governante, citado em comunicado divulgado pelo Governo australiano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Menos beijos e menos abraços. O conselho da Directora-Geral de Saúde na "guerra" contra o coronavírus

"Não nos beijarmos tanto, não nos abraçarmos tanto." Eis os conselhos da Directora-Geral de Saúde, Graça Freitas, para um cenário de eventual epidemia com o novo coronavírus, o COVID-19. Além de "socializarmos menos", a responsável …

Centeno diz que teoria sobre despedida do Eurogrupo "não faz sentido nenhum"

O presidente do Eurogrupo garantiu, esta segunda-feira, em Bruxelas, que a teoria de que está de saída da liderança do fórum informal de ministros das Finanças da zona euro "não faz sentido nenhum". "Essa afirmação que …

PS quer agravar pena de abandono que coloque em perigo a vida do animal

O PS fez uma proposta que prevê o agravamento duplicado da pena para abandonos que coloquem em perigo a vida dos animais de estimação. PAN e PSD já tinham proposto uma medida semelhante. O PS é …

Rendas vão ter taxas de IRS progressivas

Seja qual for a duração inicial de um contrato de arrendamento, as renovações que venham a ocorrer é que irão determinar a taxa de IRS a aplicar aos rendimentos que venham a ser obtidos. De acordo …

Covid-19. Mulher encaminhada para o hospital S. João não é caso suspeito

A Direção-Geral da Saúde (DGS) esclareceu que a mulher encaminhada para o Hospital de São João, no Porto, não configura um caso suspeito de infeção por novo coronavírus, não tendo sido realizadas análises. "Depois de investigada …

EDP Distribuição constituída arguida no processo do fogo de Monchique de 2018

A EDP Distribuição e um colaborador foram constituídos arguidos no âmbito do processo relativo ao incêndio de 2018 em Monchique, no Algarve. "Com base nas evidências disponíveis, a EDP Distribuição está convicta de que a origem …

Ex-funcionários do departamento de Justiça dos EUA pedem demissão de procurador

Mais de mil ex-funcionários do Departamento de Justiça dos EUA pediram a demissão do procurador geral acusando-o de ter interferido num processo judicial para ajudar um amigo de Trump. Mais de mil ex-funcionários do Departamento de …

Para Costa, proposta de orçamento da UE não é "adequada" nem "justa" para Portugal

O primeiro-ministro reafirmou, esta segunda-feira, a sua oposição à proposta de orçamento para a União Europeia (UE) por "não corresponder às necessidades" da Europa, nem conter um financiamento "adequado e justo" para Portugal. "O presidente do …

Guterres diz que a crise climática é o maior obstáculo para a paz mundial

No Paquistão, o quinto país mais ameaçado pelos efeitos das mudanças climáticas, o secretário-geral das Nações Unidas destacou a questão da água como o maior perigo para o país. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, …

Ministério Público abre inquérito aos insultos racistas a Marega

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou, esta segunda-feira, a instauração de um inquérito aos insultos racistas ao jogador maliano do FC Porto, no passado domingo. Em resposta a vários meios de comunicação portugueses, nomeadamente o jornal …