“Bomba” da habitação vai demorar mais de um ano a detonar

O Governo está a preparar uma “bomba” no mercado de arrendamento acessível. No entanto, pode demorar até 18 meses a surtir o efeito desejado.

O Governo prepara-se para aprovar os moldes em que será feita a bolsa de imobiliário público para arrendamento acessível. O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) vai tutelar centenas de prédios e terrenos, naquela que é considerada uma “bomba” do Governo no mercado de arrendamento.

No entanto, o Governo vai demorar mais de um ano a detonar esta “bomba”. Entre concursos públicos e projetos, a sua implementação pode demorar cerca de 18 meses a surtir efeito, escreve o Expresso.

O semanário avança que o Governo já apresentou um anteprojeto de lei que nas próximas semanas deve ser aprovado em Conselho de Ministros. A lista de imóveis engloba mais de 200 edifícios, entre eles antigas casas de magistrados, um palácio, escolas e frações, e mais de 30 terrenos.

Os imóveis serão recuperados e colocados no mercado, ficando o rendimento que dali resulte para as entidades proprietárias. Com isto, o Governo prevê um gasto de 2,376 mil milhões de euros. O investimento será dividido entre o IHRU (80%) e as câmaras municipais que estejam interessadas em fazer as obras (20%).

Segundo o Expresso, inventário e a bolsa estarão fechados no prazo de cerca de dez meses. Depois disso serão lançados os concursos para projetos e obras. Feitas as contas, os prazos podem-se estender até aos 18 meses.

A intenção é alcançar a meta dos 10% de habitação pública até ao final da legislatura e erradicar, até 2024, as carências habitacionais de 26 mil famílias.

ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Também quero uma habitação publica.
    Trabalho e ganho pouco mais do que o salário mínimo. Será que tenho direito? Provavelmente, não.
    Quem trabalha só deve ter direito a pagar. Quem nada faz é que tem direito.
    Triste sina a deste miserável, país…

    • Mas você diz isso com base em quê? Desconfiado não… Você sofre é de clubismo ideológicvo crónico e partidarite aguda. Para você o Costa e o PS serão sempre presos por ter cão e presos por não ter. É como quando o costa pediu desculpa pela boca do “cobardes”. Não faltaram crtinos a dizer “ah e tal… Não é sincero” – então porra? Se não pedisse desculpa era arrogante porque não pedia… Como pede é porque não é sincero. Sugiro-lhe apoio emocional qualificado para os seus ódios de estimação.

      • Caramba! Acho que precisas respirar fundo e dar uma volta antes de responder!! O “Desconfiado” nem disse nada demais… pelo menos não tão grave que pudesses colocar palavras “na boca dele”!!
        Já agora… crtinos escreve-se cretinos.
        Sugiro-lhe apoio psiquiátrico porque anda muito nervoso com os seus ódios de estimação 😉

  2. E a lei de bases da Habitação que entrou em vigor em Outubro do ano passado, como está? Quando é regulamentada? Ou isto é tudo só poeira para os olhos e as coisas ficam sempre em meio? Essas casas baratas que o costa fala agora devem ser para dar a quem não trabalha e para os refugiados que aí aparecem não se sabe de onde. Ou para dar a clãs familiares que nunca pagaram impostos

  3. Eu acho a medida extremamente positiva. Não à expeculação imobiliária! Acho lindo, excelente e brilhante o governo intervir para f*der o divertimento destes expeculadores que andaram a expulsar os Portugueses dos grandes centros urbanos, com a ganância do AirBnB. Rebenta com eles, Costa! O povo com menores condições financieiras poderá agora fazer o real manguito aos expeculadores. E com o Covid, então… Haverá cada vez menos gente disposta a pagar balúrdios entre os turistas.

      • E se fosse? Havia azar? Olha tu deves ser fascista ou do Chega, ou o mais certo, do Escudo Identitário. Isso é melhor que ser comunista? Não me parece… Quanto é que o Chaga te paga para a criação de contas falsas e para vires para aqui defender ideias anti-comunistas primárias? Não deve pagar muito, a julgar pelo nível intelectual dos comentários… E os argumentos ad hominem.

        Mas não rapazola… Tudo ao lado: voto PSD ou MPT (Partido da Terra). Tens uma perspicácia de toupeira. Não sofro é de clubismos ideológicos de estimação e sei ver quando os dos outros partidos fazem coisas boas. É preciso ser muito limitado para dizer mal de uma medida boa, ainda antes dela ser aplicada. Elevação do debate – Zero.

        • Qual é o mal em ser-se fascista ou do Chega ?
          … se tu podes ser comunista, ou seja, seguidor de uma ideologia macabra que assassinou dezenas de milhões de pessoas, ser-se fascista não é nada !!!

          • Centenas de milhões assassinados.. esqueceste-te do Mao e do Pol Pot, entre outros!!! e continuam a assassinar… China, Cuba, Venezuela entre outros…

    • Eu acho lindo é a “expeculação”… isso sim, é lindo. E como a asneira é tanta, destaca-se apenas a coerência nos “expeculadores”, isto é, aqueles que em tempos especularam.
      Não se esqueça que o Costa também foi um “expeculador”. Disse a um casal de velhotes que era para a filha e, uns meses depois, vendeu aquilo por um valor substancialmente superior, ou será soperior. Já nem sei bem…

  4. Quem vota PSD ou MPT ou anda a brincar ao totobola ou sofre de bipolaridade. Ou talvez nem uma coisa nem outra, acho que é apenas por não perceber nada de política.

  5. A noção de arrendamento acessível por parte deste governo e do seu braço direito Marcelo é incomportável para quem ganha o salário mínimo e médio tendo em conta que o valor das rendas anda perto dos 1000 euros.

  6. Não percebo esta vontade do estado em querer pensar que tem de subsidiar a habitação na capital. Ora todos sabemos que viver em Lisboa é, e tem de ser mais caro que viver em Odivelas, Sintra, ou Almada. Por isso os preços têm de ser mais caros. E quem não pode vai para a periferia. Esta guerra contra os airbnb também nao percebo, pois muito se imvestiu em andares devolutos. Se nao fosse o turismo ainda havia meninas na avenida da Liberdade e ao domingo a cidade estava às moscas. Só mais um pensamento. Os governos de outros paises tambem fazem estas “doações” em Madrid, Paris, Roma e Londres?!

  7. Eu a 50 anos fui inquilina,hoje sou proprietária de duas casinhas,trabalhei muito para conseguir garantir a minha velhice, nunca fiz férias, logo não conheço o meu país.Nunca fiquei a espera de subsídios nem do Euromilhões, por tudo isto eu aconselho essas pessoas que estão a espera que os outros trabalhem para eles, desistam tenho muita pena de quem perde o emprego e tem uma família para alimentar, mas normalmente esses nem se queixam!!!

RESPONDER

Programa de computador prevê os gostos de arte das pessoas

Um programa de computador criado por uma equipa de investigadores conseguiu prever com precisão os gostos de arte das pessoas. Gostos não se discutem. Seja a cor preferida, o carro que conduz ou o género de …

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …