“Bomba” da habitação vai demorar mais de um ano a detonar

O Governo está a preparar uma “bomba” no mercado de arrendamento acessível. No entanto, pode demorar até 18 meses a surtir o efeito desejado.

O Governo prepara-se para aprovar os moldes em que será feita a bolsa de imobiliário público para arrendamento acessível. O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) vai tutelar centenas de prédios e terrenos, naquela que é considerada uma “bomba” do Governo no mercado de arrendamento.

No entanto, o Governo vai demorar mais de um ano a detonar esta “bomba”. Entre concursos públicos e projetos, a sua implementação pode demorar cerca de 18 meses a surtir efeito, escreve o Expresso.

O semanário avança que o Governo já apresentou um anteprojeto de lei que nas próximas semanas deve ser aprovado em Conselho de Ministros. A lista de imóveis engloba mais de 200 edifícios, entre eles antigas casas de magistrados, um palácio, escolas e frações, e mais de 30 terrenos.

Os imóveis serão recuperados e colocados no mercado, ficando o rendimento que dali resulte para as entidades proprietárias. Com isto, o Governo prevê um gasto de 2,376 mil milhões de euros. O investimento será dividido entre o IHRU (80%) e as câmaras municipais que estejam interessadas em fazer as obras (20%).

Segundo o Expresso, inventário e a bolsa estarão fechados no prazo de cerca de dez meses. Depois disso serão lançados os concursos para projetos e obras. Feitas as contas, os prazos podem-se estender até aos 18 meses.

A intenção é alcançar a meta dos 10% de habitação pública até ao final da legislatura e erradicar, até 2024, as carências habitacionais de 26 mil famílias.

ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Também quero uma habitação publica.
    Trabalho e ganho pouco mais do que o salário mínimo. Será que tenho direito? Provavelmente, não.
    Quem trabalha só deve ter direito a pagar. Quem nada faz é que tem direito.
    Triste sina a deste miserável, país…

    • Mas você diz isso com base em quê? Desconfiado não… Você sofre é de clubismo ideológicvo crónico e partidarite aguda. Para você o Costa e o PS serão sempre presos por ter cão e presos por não ter. É como quando o costa pediu desculpa pela boca do “cobardes”. Não faltaram crtinos a dizer “ah e tal… Não é sincero” – então porra? Se não pedisse desculpa era arrogante porque não pedia… Como pede é porque não é sincero. Sugiro-lhe apoio emocional qualificado para os seus ódios de estimação.

      • Caramba! Acho que precisas respirar fundo e dar uma volta antes de responder!! O “Desconfiado” nem disse nada demais… pelo menos não tão grave que pudesses colocar palavras “na boca dele”!!
        Já agora… crtinos escreve-se cretinos.
        Sugiro-lhe apoio psiquiátrico porque anda muito nervoso com os seus ódios de estimação 😉

  2. E a lei de bases da Habitação que entrou em vigor em Outubro do ano passado, como está? Quando é regulamentada? Ou isto é tudo só poeira para os olhos e as coisas ficam sempre em meio? Essas casas baratas que o costa fala agora devem ser para dar a quem não trabalha e para os refugiados que aí aparecem não se sabe de onde. Ou para dar a clãs familiares que nunca pagaram impostos

  3. Eu acho a medida extremamente positiva. Não à expeculação imobiliária! Acho lindo, excelente e brilhante o governo intervir para f*der o divertimento destes expeculadores que andaram a expulsar os Portugueses dos grandes centros urbanos, com a ganância do AirBnB. Rebenta com eles, Costa! O povo com menores condições financieiras poderá agora fazer o real manguito aos expeculadores. E com o Covid, então… Haverá cada vez menos gente disposta a pagar balúrdios entre os turistas.

      • E se fosse? Havia azar? Olha tu deves ser fascista ou do Chega, ou o mais certo, do Escudo Identitário. Isso é melhor que ser comunista? Não me parece… Quanto é que o Chaga te paga para a criação de contas falsas e para vires para aqui defender ideias anti-comunistas primárias? Não deve pagar muito, a julgar pelo nível intelectual dos comentários… E os argumentos ad hominem.

        Mas não rapazola… Tudo ao lado: voto PSD ou MPT (Partido da Terra). Tens uma perspicácia de toupeira. Não sofro é de clubismos ideológicos de estimação e sei ver quando os dos outros partidos fazem coisas boas. É preciso ser muito limitado para dizer mal de uma medida boa, ainda antes dela ser aplicada. Elevação do debate – Zero.

        • Qual é o mal em ser-se fascista ou do Chega ?
          … se tu podes ser comunista, ou seja, seguidor de uma ideologia macabra que assassinou dezenas de milhões de pessoas, ser-se fascista não é nada !!!

          • Centenas de milhões assassinados.. esqueceste-te do Mao e do Pol Pot, entre outros!!! e continuam a assassinar… China, Cuba, Venezuela entre outros…

    • Eu acho lindo é a “expeculação”… isso sim, é lindo. E como a asneira é tanta, destaca-se apenas a coerência nos “expeculadores”, isto é, aqueles que em tempos especularam.
      Não se esqueça que o Costa também foi um “expeculador”. Disse a um casal de velhotes que era para a filha e, uns meses depois, vendeu aquilo por um valor substancialmente superior, ou será soperior. Já nem sei bem…

  4. Quem vota PSD ou MPT ou anda a brincar ao totobola ou sofre de bipolaridade. Ou talvez nem uma coisa nem outra, acho que é apenas por não perceber nada de política.

  5. A noção de arrendamento acessível por parte deste governo e do seu braço direito Marcelo é incomportável para quem ganha o salário mínimo e médio tendo em conta que o valor das rendas anda perto dos 1000 euros.

  6. Não percebo esta vontade do estado em querer pensar que tem de subsidiar a habitação na capital. Ora todos sabemos que viver em Lisboa é, e tem de ser mais caro que viver em Odivelas, Sintra, ou Almada. Por isso os preços têm de ser mais caros. E quem não pode vai para a periferia. Esta guerra contra os airbnb também nao percebo, pois muito se imvestiu em andares devolutos. Se nao fosse o turismo ainda havia meninas na avenida da Liberdade e ao domingo a cidade estava às moscas. Só mais um pensamento. Os governos de outros paises tambem fazem estas “doações” em Madrid, Paris, Roma e Londres?!

  7. Eu a 50 anos fui inquilina,hoje sou proprietária de duas casinhas,trabalhei muito para conseguir garantir a minha velhice, nunca fiz férias, logo não conheço o meu país.Nunca fiquei a espera de subsídios nem do Euromilhões, por tudo isto eu aconselho essas pessoas que estão a espera que os outros trabalhem para eles, desistam tenho muita pena de quem perde o emprego e tem uma família para alimentar, mas normalmente esses nem se queixam!!!

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …