O Governo está a preparar uma “bomba” no mercado de arrendamento acessível. No entanto, pode demorar até 18 meses a surtir o efeito desejado.
O Governo prepara-se para aprovar os moldes em que será feita a bolsa de imobiliário público para arrendamento acessível. O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) vai tutelar centenas de prédios e terrenos, naquela que é considerada uma “bomba” do Governo no mercado de arrendamento.
No entanto, o Governo vai demorar mais de um ano a detonar esta “bomba”. Entre concursos públicos e projetos, a sua implementação pode demorar cerca de 18 meses a surtir efeito, escreve o Expresso.
O semanário avança que o Governo já apresentou um anteprojeto de lei que nas próximas semanas deve ser aprovado em Conselho de Ministros. A lista de imóveis engloba mais de 200 edifícios, entre eles antigas casas de magistrados, um palácio, escolas e frações, e mais de 30 terrenos.
Os imóveis serão recuperados e colocados no mercado, ficando o rendimento que dali resulte para as entidades proprietárias. Com isto, o Governo prevê um gasto de 2,376 mil milhões de euros. O investimento será dividido entre o IHRU (80%) e as câmaras municipais que estejam interessadas em fazer as obras (20%).
Segundo o Expresso, inventário e a bolsa estarão fechados no prazo de cerca de dez meses. Depois disso serão lançados os concursos para projetos e obras. Feitas as contas, os prazos podem-se estender até aos 18 meses.
A intenção é alcançar a meta dos 10% de habitação pública até ao final da legislatura e erradicar, até 2024, as carências habitacionais de 26 mil famílias.
Também quero uma habitação publica.
Trabalho e ganho pouco mais do que o salário mínimo. Será que tenho direito? Provavelmente, não.
Quem trabalha só deve ter direito a pagar. Quem nada faz é que tem direito.
Triste sina a deste miserável, país…
Mas você diz isso com base em quê? Desconfiado não… Você sofre é de clubismo ideológicvo crónico e partidarite aguda. Para você o Costa e o PS serão sempre presos por ter cão e presos por não ter. É como quando o costa pediu desculpa pela boca do “cobardes”. Não faltaram crtinos a dizer “ah e tal… Não é sincero” – então porra? Se não pedisse desculpa era arrogante porque não pedia… Como pede é porque não é sincero. Sugiro-lhe apoio emocional qualificado para os seus ódios de estimação.
Caramba! Acho que precisas respirar fundo e dar uma volta antes de responder!! O “Desconfiado” nem disse nada demais… pelo menos não tão grave que pudesses colocar palavras “na boca dele”!!
Já agora… crtinos escreve-se cretinos.
Sugiro-lhe apoio psiquiátrico porque anda muito nervoso com os seus ódios de estimação 😉
E a lei de bases da Habitação que entrou em vigor em Outubro do ano passado, como está? Quando é regulamentada? Ou isto é tudo só poeira para os olhos e as coisas ficam sempre em meio? Essas casas baratas que o costa fala agora devem ser para dar a quem não trabalha e para os refugiados que aí aparecem não se sabe de onde. Ou para dar a clãs familiares que nunca pagaram impostos
E para distribuir entre amigos e familiares socialistas. Eles estão à espera.
Eu acho a medida extremamente positiva. Não à expeculação imobiliária! Acho lindo, excelente e brilhante o governo intervir para f*der o divertimento destes expeculadores que andaram a expulsar os Portugueses dos grandes centros urbanos, com a ganância do AirBnB. Rebenta com eles, Costa! O povo com menores condições financieiras poderá agora fazer o real manguito aos expeculadores. E com o Covid, então… Haverá cada vez menos gente disposta a pagar balúrdios entre os turistas.
Deves ser ou comunista ou do PS… com tanto insulto e apoio “à causa” que te enche os bolsos… só pode!
E se fosse? Havia azar? Olha tu deves ser fascista ou do Chega, ou o mais certo, do Escudo Identitário. Isso é melhor que ser comunista? Não me parece… Quanto é que o Chaga te paga para a criação de contas falsas e para vires para aqui defender ideias anti-comunistas primárias? Não deve pagar muito, a julgar pelo nível intelectual dos comentários… E os argumentos ad hominem.
Mas não rapazola… Tudo ao lado: voto PSD ou MPT (Partido da Terra). Tens uma perspicácia de toupeira. Não sofro é de clubismos ideológicos de estimação e sei ver quando os dos outros partidos fazem coisas boas. É preciso ser muito limitado para dizer mal de uma medida boa, ainda antes dela ser aplicada. Elevação do debate – Zero.
Qual é o mal em ser-se fascista ou do Chega ?
… se tu podes ser comunista, ou seja, seguidor de uma ideologia macabra que assassinou dezenas de milhões de pessoas, ser-se fascista não é nada !!!
Centenas de milhões assassinados.. esqueceste-te do Mao e do Pol Pot, entre outros!!! e continuam a assassinar… China, Cuba, Venezuela entre outros…
Eu só queria ouvir tu a tirares a carapuça… feito 😀
Quem com fogo brinca… mija na cama :-)))))))
Eu acho lindo é a “expeculação”… isso sim, é lindo. E como a asneira é tanta, destaca-se apenas a coerência nos “expeculadores”, isto é, aqueles que em tempos especularam.
Não se esqueça que o Costa também foi um “expeculador”. Disse a um casal de velhotes que era para a filha e, uns meses depois, vendeu aquilo por um valor substancialmente superior, ou será soperior. Já nem sei bem…
Quem vota PSD ou MPT ou anda a brincar ao totobola ou sofre de bipolaridade. Ou talvez nem uma coisa nem outra, acho que é apenas por não perceber nada de política.
A noção de arrendamento acessível por parte deste governo e do seu braço direito Marcelo é incomportável para quem ganha o salário mínimo e médio tendo em conta que o valor das rendas anda perto dos 1000 euros.
E para escrever “bem” precisa ofender o próximo Miguel?
Acho que quem precisa de tratamento é o senhor…
Não percebo esta vontade do estado em querer pensar que tem de subsidiar a habitação na capital. Ora todos sabemos que viver em Lisboa é, e tem de ser mais caro que viver em Odivelas, Sintra, ou Almada. Por isso os preços têm de ser mais caros. E quem não pode vai para a periferia. Esta guerra contra os airbnb também nao percebo, pois muito se imvestiu em andares devolutos. Se nao fosse o turismo ainda havia meninas na avenida da Liberdade e ao domingo a cidade estava às moscas. Só mais um pensamento. Os governos de outros paises tambem fazem estas “doações” em Madrid, Paris, Roma e Londres?!
Eu a 50 anos fui inquilina,hoje sou proprietária de duas casinhas,trabalhei muito para conseguir garantir a minha velhice, nunca fiz férias, logo não conheço o meu país.Nunca fiquei a espera de subsídios nem do Euromilhões, por tudo isto eu aconselho essas pessoas que estão a espera que os outros trabalhem para eles, desistam tenho muita pena de quem perde o emprego e tem uma família para alimentar, mas normalmente esses nem se queixam!!!