Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

Mohammed Badra / EPA

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs.

“O número de mortos aumentou para 30”, anunciou o porta-voz do ministério afegão do Interior, Tariq Arian.

Num primeiro balanço foram reportadas 25 mortes e 50 feridos.

A explosão ocorreu no início da tarde na zona de Dasht-e-Barchi, a oeste da capital do Afeganistão, no exterior do portão de entrada de uma escola de Sayed-ul-Shuhada, precisamente quando as jovens saíam das aulas.

O porta-voz do ministério da Saúde, Dastagir Nazari, disse ainda que deram entrada nos hospitais 79 feridos e especificou que “um grande número de feridos e mortos são crianças”.

“Várias pessoas feridas estão em estado crítico”, acrescentou Nazari.

O ataque teve lugar numa área habitada principalmente pela minoria xiita Hazara, um alvo comum dos ataques islamistas, como o que aconteceu em outubro passado, no mesmo bairro e noutra escola, que provocou 24 mortos e 57 feridos.

Essa explosão ocorreu quando os seguranças da escola identificaram “um bombista suicida a pé”, que detonou os explosivos que transportava quando lhe foi negado o acesso ao estabelecimento de ensino.

Há um ano, ainda no mesmo bairro, foi também atacada uma maternidade em que 16 pessoas foram mortas, incluindo, segundo as autoridades na altura, “dois recém-nascidos, mães de recém-nascidos e parteiras”.

Embora o ataque de hoje ainda não tenha sido reivindicado, os indícios parecem apontar para o grupo radical Estado Islâmico (EI), que normalmente reivindica estes ataques contra os Hazara, que considera apóstatas.

Os talibãs, que se distanciaram do ataque através de uma declaração, condenaram o ataque a civis e culparam “círculos sinistros que, em nome do EI , operam sob as asas e a cobertura dos serviços de informação da administração de Cabul”.

Em contrapartida, o Presidente afegão, Ashraf Ghani, culpou diretamente os talibãs.

O chefe de Estado considerou o ataque “um crime contra a humanidade e os princípios islâmicos” e disse que os talibãs, mesmo neste mês sagrado do Ramadão, não se inibem de matar civis, “atacando impiedosamente locais públicos e escolas de raparigas”.

Ghani deu ainda instruções às forças de segurança para que “respondam” de forma vigorosa a esta ação dos talibãs.

Os níveis de violência têm vindo a aumentar no Afeganistão, especialmente durante a última semana, depois de, em 01 de maio, ter terminado o prazo acordado entre os talibãs e os Estados Unidos para que as tropas estrangeiras deixassem o país.

A nova administração norte-americana adiou a data de retirada das tropas internacionais presentes no Afeganistão para 11 de setembro.

 

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …

Associação quer que os testes em eventos culturais sejam gratuitos

A Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses defendeu que os testes de diagnóstico à covid-19 devem ser gratuitos em eventos culturais. A Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses defendeu, este domingo, que os testes …

Advogados repudiam declarações de Cabrita sobre agendamentos do SEF

Um grupo de advogados repudiou as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que atribuem a um escritório de advogados a responsabilidade pelo mau funcionamento do sistema de agendamentos para atribuição de vistos de …

Fundo Azul só aplicou um quarto do orçamento desde 2016

O Fundo Azul tem tido um orçamento anual de 13 milhões de euros nos últimos cinco anos, mas não tem gasto três quartos desde 2016. Em cinco anos, o Fundo Azul entregou apenas 17 milhões de …

Polónia 1-2 Eslováquia | Paulo Sousa surpreendido no arranque

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, entrou hoje da pior forma no Euro2020, ao perder por 2-1 com a Eslováquia, em encontro do Grupo E, disputado em São Petersburgo, na Rússia. O guarda-redes Wojciech …