/

Bolsonaro multado por não usar máscara em desfile de motociclistas

1

Evaristo Sá / AFP

O Presidente brasileiro foi multado, este domingo, em 552 reais (cerca de 89 euros) por estar sem máscara quando participava num desfile de motociclistas no estado de São Paulo.

Milhares de motociclistas participaram no desfile “Acelere por Cristo”, liderado por Jair Bolsonaro, que usou um capacete, mas sem a máscara de proteção individual, violando as regras de controlo da pandemia do Estado de São Paulo, adianta a agência France-Presse.

Autoridades estaduais referiram que multaram Jair Bolsonaro, o seu filho Eduardo e o ministro das Infraestruturas, Tarcísio Gomes de Freitas, em 552 reais (89 euros) por não terem usado máscara e desrespeitado as medidas de distanciamento social durante o evento.

O Presidente do Brasil, que anunciou comícios em todo o país antes das Presidenciais do próximo ano, ignorou os avisos do governador de São Paulo, João Doria, que garantiu que o chefe de Estado seria multado se não cumprisse as regras estaduais.

Dirigindo-se a uma multidão de apoiantes, Bolsonaro contestou, novamente, o uso da máscara, alegando que quem já está vacinado contra a covid-19 não deveria utilizar este equipamento de proteção individual. “É impossível para uma pessoa vacinada transmitir o vírus”, afirmou.

Esta semana, o Presidente afirmou que o seu Governo irá publicar um parecer que desobriga o uso de máscaras para cidadãos já vacinados e para os que já estiveram infetados.

“Acabei de conversar com um tal de Queiroga – não sei se vocês sabem quem é –, o nosso ministro da Saúde. Ele vai ultimar um parecer visando a desobrigar o uso de máscara por parte daqueles que estejam vacinados ou que já foram contaminados. Para tirar esse símbolo, que obviamente tem a sua utilidade para quem está infetado”, declarou num evento no Palácio do Planalto, em Brasília, tendo sido aplaudido pela plateia.

O Brasil, com 212 milhões de habitantes e que, segundo especialistas, se aproxima de uma terceira vaga da doença, é um dos três países mais afetados pela pandemia em todo o mundo, juntamente com os Estados Unidos e a Índia.

A nível nacional, São Paulo continua a ser o foco interno da pandemia, concentrando 3.428.356 diagnósticos positivos de SARS-CoV-2 e 117.344 vítimas mortais.

Desde o início da pandemia, o país registou 484.235 mortos e 17.296.118 casos infeções pelo coronavírus, segundo dados do Ministério da Saúde brasileiro.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.