Bolsonaro multado por não usar máscara em desfile de motociclistas

Evaristo Sá / AFP

O Presidente brasileiro foi multado, este domingo, em 552 reais (cerca de 89 euros) por estar sem máscara quando participava num desfile de motociclistas no estado de São Paulo.

Milhares de motociclistas participaram no desfile “Acelere por Cristo”, liderado por Jair Bolsonaro, que usou um capacete, mas sem a máscara de proteção individual, violando as regras de controlo da pandemia do Estado de São Paulo, adianta a agência France-Presse.

Autoridades estaduais referiram que multaram Jair Bolsonaro, o seu filho Eduardo e o ministro das Infraestruturas, Tarcísio Gomes de Freitas, em 552 reais (89 euros) por não terem usado máscara e desrespeitado as medidas de distanciamento social durante o evento.



O Presidente do Brasil, que anunciou comícios em todo o país antes das Presidenciais do próximo ano, ignorou os avisos do governador de São Paulo, João Doria, que garantiu que o chefe de Estado seria multado se não cumprisse as regras estaduais.

Dirigindo-se a uma multidão de apoiantes, Bolsonaro contestou, novamente, o uso da máscara, alegando que quem já está vacinado contra a covid-19 não deveria utilizar este equipamento de proteção individual. “É impossível para uma pessoa vacinada transmitir o vírus”, afirmou.

Esta semana, o Presidente afirmou que o seu Governo irá publicar um parecer que desobriga o uso de máscaras para cidadãos já vacinados e para os que já estiveram infetados.

“Acabei de conversar com um tal de Queiroga – não sei se vocês sabem quem é –, o nosso ministro da Saúde. Ele vai ultimar um parecer visando a desobrigar o uso de máscara por parte daqueles que estejam vacinados ou que já foram contaminados. Para tirar esse símbolo, que obviamente tem a sua utilidade para quem está infetado”, declarou num evento no Palácio do Planalto, em Brasília, tendo sido aplaudido pela plateia.

O Brasil, com 212 milhões de habitantes e que, segundo especialistas, se aproxima de uma terceira vaga da doença, é um dos três países mais afetados pela pandemia em todo o mundo, juntamente com os Estados Unidos e a Índia.

A nível nacional, São Paulo continua a ser o foco interno da pandemia, concentrando 3.428.356 diagnósticos positivos de SARS-CoV-2 e 117.344 vítimas mortais.

Desde o início da pandemia, o país registou 484.235 mortos e 17.296.118 casos infeções pelo coronavírus, segundo dados do Ministério da Saúde brasileiro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …

DGS recomenda vacinação de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades

A diretora-geral da Saúde anunciou, esta sexta-feira, que a DGS só recomenda, para já, a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. Numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, Graça …

Onda de calor e seca podem agravar crise alimentar na Coreia do Norte

No início do verão, o líder norte-coreano Kim Jong Un descreveu a situação alimentar do país como "tensa", após o encerramento da fronteira causado pela pandemia e cheias devastadoras. No meio da estação, um ciclo …

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …

Gonçalves Pereira diz que não é recandidato por "opção exclusiva da direção"

O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que não é recandidato nas próximas autárquicas por opção exclusiva da atual direção do partido, que foi contra os órgãos distritais e concelhios. "Este ano, …