Bolsonaro escolhe português para Procurador-Geral da República

Tânia Rêgo / Agência Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, escolheu o português Alcides Martins para o cargo de Procurador-Geral da República do Brasil, segundo o Diário de Notícias.

Alcides Martins, de 70 anos, é a escolha de Bolsonaro para substituir Raquel Dodge na Procuradoria Geral da República do Brasil, escreve o diário esta sexta-feira.

O português desempenha atualmente funções como procurador-geral adjunto e é vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal.

Nascido em Vale de Cambra, no distrito de Aveiro, Alcides Martins vai assumir o cargo de forma interina, por lei, a partir de 18 de setembro.

O jornal brasileiro O Globo dá conta que Bolsonaro pretende manter o português indefinidamente, uma vez que Alcides Martins “é tudo o que [Jair] Bolsonaro sempre quis: ultracatólico, conservador e discreto”.

“Procuradores lembram à reportagem que, em encontros da categoria, o procurador-geral adjunto, que é português, costuma puxar orações mas sempre de forma respeitosa”, escreve a colunista do portal UOL Constança Rezende, citada pelo DN.

Bolsonaro tinha apresentado outros nomes, como o de Antonio Carlos Martins Soares, que causou desde logo polémica pelo escolhido ser considerado próximo da família presidencial.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • A matéria fala que dito cidadão nasceu em Vale de cambra, norte do distrito de aveiro…. português ele é. Pode ter emigrado com os pais quando criança ou também ter ido para o brasil jovem, com 14 ou 15 anos. Em qualquer caso, já lá vive há mais anos do que viveu em portugal. Não podemos falar em luso descendente ( um luso descendente é um sujeito que nasce fora de portugal, cujos pais são portugueses radicados nesse país )
      Certamente será brasileiro naturalizado , o que já lhe confere direitos para exercer certos cargos publicos de relevância .
      Não confundir luso descendentes com portugueses naturalizados .

      • Foram feitos acordos entre Brasil e Portugal em que para efeito de cargos públicos os Portugueses residentes podem se candidatar ( e vice-versa ). Já teve um Senador Portuguès no Brasil faz tempo. E numa época em que todo ou quase todo o povo descendente de português está solicitando a dupla cidadania , não precisam querer criar caso. Já que sempre querem dificultar qualquer ação do Presidente. Português não pode ser apenas Presidente e ponto final.

  1. Confunde-se a naturalidade com nacionalidade. Certamente que será brasileiro nacionalizado ou naturalizado. Se nasceu em Portugal é natural de Vale de Cambra (Portugal) e não é natural do Brasil.

  2. A naturalidade, a nacionalidade, a cidania, o nato e o inato são conceitos usuais na documentação dos viajantes, dos migrantes e dos residentes com diversos estatutos.
    Tenho uma filha concebida, assistida e nascida em França, mas logo foi registada aqui em Portugal e na embaixada do Brasil. Pai português e mãe brasileira. Nestas condições em termos do direito português adquirio a nacionalidade nata portuguesa por o pai aqui residir e também a nacionalidade brasileira nata condicionada ao momento em que for transposto e acerbado o registo de nascimento da embaixada em conservatória no Brasil.
    Há variações nas legislações de país para país!

  3. Sob meu ponto de vista, é uma excelente escolha. Portugal sempre foi uma grande nação lançando ao mar as caravelas. Descobriram e conquistaram vários territórios na África, Ásia e América do Sul e este grande país irmão de Portugal o Brasil. Respeitosamente tenho amor a Portugal que nos deu muitos valores morais, cívicos e religiosos. Agradeço a meus irmãos portugueses, mesmo quando nossas posições políticas são divergentes. E particularmente, sou monarquista porque a família ca Casa Imperial Brasileira, tendo como sucessor Sua Alteza Real Luiz Gastão Maria José Pio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança e Wittelsbach , são pessoas amadas por seu amor ao Brasil e a manutenção da unidade, mesmo nos momentos em que tudo é caos. Se o Procurador Geral da República tem 70 anos, e é nascido em Portugal, certamente tem muito a oferecer ao Brasil. Seja bem sucedido em sua função.

  4. Eu nasci em Torre de Moncorvo (Bragança) moro no Brasil 68 anos trabalhei e me aposentei em empresa do governo e não tenho direito a passaporte Brasileiro. Costumo ir a Portugal de dois em dois anos, marquei com vários primos de ir para encontro em novembro deste ano e fui renovar o cartão cidadão (validade de 4 anos) de minha esposa 70 anos que venceu em novembro passado, marquei online (agosto) com o consulado Português do Rio de Janeiro para providenciar o passaporte… é minha surpresa somente tem agendamento para maio de 2020. Vcs não imaginam como o CIDADAO Português sofre no Brasil com o descaso do Consulado Português.

RESPONDER

"Agregar, agregar, agregar". Se vencer, Pinto Luz conta com Rio e Montengro

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz disse que caso vença as diretas de 11 de janeiro quer contar os seus adversários nesta corrida - o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o …

Açores são o único arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável

Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue esta quinta-feira com a categoria de "prata" pela certificadora Earthcheck. "É com profundo …

Kendrick Lamar atua em data extra do Alive

O rapper norte-americano Kendrick Lamar vai atuar a 8 de julho, num dia extra do festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. Esta será a terceira vez que o rapper atua em Portugal, tendo …

Hugh Grant em campanha porta a porta contra Boris Johnson e o Brexit

Hugh Grant está em campanha contra o primeiro-ministro do seu país. O ator britânico decidiu juntar-se aos trabalhistas e liberais democratas para derrotar Boris Johnson e, nos últimos dias, tem participado em ações de campanha …

Sarah previu a vitória de Trump em 2016. Agora, alerta para o perigo das redes sociais

Sarah Kendzior, que previu a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016, diz que as redes sociais podem ser utilizadas como uma arma política. Quando quase todos menosprezavam a corrida eleitoral de Donald Trump …

Marcelo "afasta-se" do encontro entre Pompeo e Netanyahu

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu esta quinta-feira que o encontro, que decorre em Lisboa, entre o secretário de estado dos Estados Unidos e o primeiro ministro israelita "é uma realidade que …

Economia portuguesa cresce acima da média europeia

As economias da zona euro e da União Europeia (UE) mantiveram, no terceiro trimestre, o ritmo de crescimento do período homólogo, respetivamente 1,2% e 1,4%, com Portugal a avançar acima da média (1,9%). Segundo revelou o …

Atendimento a sem-abrigo passa a ser feito independentemente da morada

O atendimento de emergência a pessoas sem-abrigo passa a poder ser feito em qualquer centro distrital da Segurança Social, independentemente da morada em que a pessoa está registada ou da existência de um processo familiar, …

Catarina Martins presente na contra-cimeira do clima em Madrid

A coordenadora do BE integra a comitiva bloquista que, na sexta-feira, vai a Madrid para a manifestação da contra-cimeira do clima, enquanto decorre na capital espanhola a cimeira da Organização das Nações Unidas, a COP25. Em …

Bolívia. Identificadas "ações deliberadas" de manipulação eleitoral a favor de Evo Morales

A Organização de Estados Americanos (OEA) publicou o relatório final sobre as eleições de 20 de outubro na Bolívia, revelando "ações deliberadas que procuraram manipular os resultados das eleições" a favor do agora ex-Presidente Evo …