Bolsonaro escolhe português para Procurador-Geral da República

Tânia Rêgo / Agência Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, escolheu o português Alcides Martins para o cargo de Procurador-Geral da República do Brasil, segundo o Diário de Notícias.

Alcides Martins, de 70 anos, é a escolha de Bolsonaro para substituir Raquel Dodge na Procuradoria Geral da República do Brasil, escreve o diário esta sexta-feira.

O português desempenha atualmente funções como procurador-geral adjunto e é vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal.

Nascido em Vale de Cambra, no distrito de Aveiro, Alcides Martins vai assumir o cargo de forma interina, por lei, a partir de 18 de setembro.

O jornal brasileiro O Globo dá conta que Bolsonaro pretende manter o português indefinidamente, uma vez que Alcides Martins “é tudo o que [Jair] Bolsonaro sempre quis: ultracatólico, conservador e discreto”.

“Procuradores lembram à reportagem que, em encontros da categoria, o procurador-geral adjunto, que é português, costuma puxar orações mas sempre de forma respeitosa”, escreve a colunista do portal UOL Constança Rezende, citada pelo DN.

Bolsonaro tinha apresentado outros nomes, como o de Antonio Carlos Martins Soares, que causou desde logo polémica pelo escolhido ser considerado próximo da família presidencial.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • A matéria fala que dito cidadão nasceu em Vale de cambra, norte do distrito de aveiro…. português ele é. Pode ter emigrado com os pais quando criança ou também ter ido para o brasil jovem, com 14 ou 15 anos. Em qualquer caso, já lá vive há mais anos do que viveu em portugal. Não podemos falar em luso descendente ( um luso descendente é um sujeito que nasce fora de portugal, cujos pais são portugueses radicados nesse país )
      Certamente será brasileiro naturalizado , o que já lhe confere direitos para exercer certos cargos publicos de relevância .
      Não confundir luso descendentes com portugueses naturalizados .

      • Foram feitos acordos entre Brasil e Portugal em que para efeito de cargos públicos os Portugueses residentes podem se candidatar ( e vice-versa ). Já teve um Senador Portuguès no Brasil faz tempo. E numa época em que todo ou quase todo o povo descendente de português está solicitando a dupla cidadania , não precisam querer criar caso. Já que sempre querem dificultar qualquer ação do Presidente. Português não pode ser apenas Presidente e ponto final.

  1. Confunde-se a naturalidade com nacionalidade. Certamente que será brasileiro nacionalizado ou naturalizado. Se nasceu em Portugal é natural de Vale de Cambra (Portugal) e não é natural do Brasil.

  2. A naturalidade, a nacionalidade, a cidania, o nato e o inato são conceitos usuais na documentação dos viajantes, dos migrantes e dos residentes com diversos estatutos.
    Tenho uma filha concebida, assistida e nascida em França, mas logo foi registada aqui em Portugal e na embaixada do Brasil. Pai português e mãe brasileira. Nestas condições em termos do direito português adquirio a nacionalidade nata portuguesa por o pai aqui residir e também a nacionalidade brasileira nata condicionada ao momento em que for transposto e acerbado o registo de nascimento da embaixada em conservatória no Brasil.
    Há variações nas legislações de país para país!

  3. Sob meu ponto de vista, é uma excelente escolha. Portugal sempre foi uma grande nação lançando ao mar as caravelas. Descobriram e conquistaram vários territórios na África, Ásia e América do Sul e este grande país irmão de Portugal o Brasil. Respeitosamente tenho amor a Portugal que nos deu muitos valores morais, cívicos e religiosos. Agradeço a meus irmãos portugueses, mesmo quando nossas posições políticas são divergentes. E particularmente, sou monarquista porque a família ca Casa Imperial Brasileira, tendo como sucessor Sua Alteza Real Luiz Gastão Maria José Pio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança e Wittelsbach , são pessoas amadas por seu amor ao Brasil e a manutenção da unidade, mesmo nos momentos em que tudo é caos. Se o Procurador Geral da República tem 70 anos, e é nascido em Portugal, certamente tem muito a oferecer ao Brasil. Seja bem sucedido em sua função.

  4. Eu nasci em Torre de Moncorvo (Bragança) moro no Brasil 68 anos trabalhei e me aposentei em empresa do governo e não tenho direito a passaporte Brasileiro. Costumo ir a Portugal de dois em dois anos, marquei com vários primos de ir para encontro em novembro deste ano e fui renovar o cartão cidadão (validade de 4 anos) de minha esposa 70 anos que venceu em novembro passado, marquei online (agosto) com o consulado Português do Rio de Janeiro para providenciar o passaporte… é minha surpresa somente tem agendamento para maio de 2020. Vcs não imaginam como o CIDADAO Português sofre no Brasil com o descaso do Consulado Português.

RESPONDER

Enorme impacto cósmico pode ter assolado a Terra há 12.800 anos

Uma equipa de cientistas descobriu excesso de platina em material sedimentar extraído de depósitos de turfa localizados em Wonderkrater, Limpopo, na África do Sul, revelou uma nova investigação. De acordo com um novo estudo, cujos resultados …

Astronauta capta o colossal "Olho do Sahara" a partir da EEI

A Agência Espacial Europeia publicou neste domingo uma fotografia da colossal estrutura de Richat, uma formação geológica enigmática no centro da Mauritânia, conhecida como o "Olho do Sahara". A estrutura, que tem cerca de 40 quilómetros …

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …