Bolsonaro escolhe português para Procurador-Geral da República

Tânia Rêgo / Agência Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, escolheu o português Alcides Martins para o cargo de Procurador-Geral da República do Brasil, segundo o Diário de Notícias.

Alcides Martins, de 70 anos, é a escolha de Bolsonaro para substituir Raquel Dodge na Procuradoria Geral da República do Brasil, escreve o diário esta sexta-feira.

O português desempenha atualmente funções como procurador-geral adjunto e é vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal.

Nascido em Vale de Cambra, no distrito de Aveiro, Alcides Martins vai assumir o cargo de forma interina, por lei, a partir de 18 de setembro.

O jornal brasileiro O Globo dá conta que Bolsonaro pretende manter o português indefinidamente, uma vez que Alcides Martins “é tudo o que [Jair] Bolsonaro sempre quis: ultracatólico, conservador e discreto”.

“Procuradores lembram à reportagem que, em encontros da categoria, o procurador-geral adjunto, que é português, costuma puxar orações mas sempre de forma respeitosa”, escreve a colunista do portal UOL Constança Rezende, citada pelo DN.

Bolsonaro tinha apresentado outros nomes, como o de Antonio Carlos Martins Soares, que causou desde logo polémica pelo escolhido ser considerado próximo da família presidencial.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • A matéria fala que dito cidadão nasceu em Vale de cambra, norte do distrito de aveiro…. português ele é. Pode ter emigrado com os pais quando criança ou também ter ido para o brasil jovem, com 14 ou 15 anos. Em qualquer caso, já lá vive há mais anos do que viveu em portugal. Não podemos falar em luso descendente ( um luso descendente é um sujeito que nasce fora de portugal, cujos pais são portugueses radicados nesse país )
      Certamente será brasileiro naturalizado , o que já lhe confere direitos para exercer certos cargos publicos de relevância .
      Não confundir luso descendentes com portugueses naturalizados .

      • Foram feitos acordos entre Brasil e Portugal em que para efeito de cargos públicos os Portugueses residentes podem se candidatar ( e vice-versa ). Já teve um Senador Portuguès no Brasil faz tempo. E numa época em que todo ou quase todo o povo descendente de português está solicitando a dupla cidadania , não precisam querer criar caso. Já que sempre querem dificultar qualquer ação do Presidente. Português não pode ser apenas Presidente e ponto final.

  1. Confunde-se a naturalidade com nacionalidade. Certamente que será brasileiro nacionalizado ou naturalizado. Se nasceu em Portugal é natural de Vale de Cambra (Portugal) e não é natural do Brasil.

  2. A naturalidade, a nacionalidade, a cidania, o nato e o inato são conceitos usuais na documentação dos viajantes, dos migrantes e dos residentes com diversos estatutos.
    Tenho uma filha concebida, assistida e nascida em França, mas logo foi registada aqui em Portugal e na embaixada do Brasil. Pai português e mãe brasileira. Nestas condições em termos do direito português adquirio a nacionalidade nata portuguesa por o pai aqui residir e também a nacionalidade brasileira nata condicionada ao momento em que for transposto e acerbado o registo de nascimento da embaixada em conservatória no Brasil.
    Há variações nas legislações de país para país!

  3. Sob meu ponto de vista, é uma excelente escolha. Portugal sempre foi uma grande nação lançando ao mar as caravelas. Descobriram e conquistaram vários territórios na África, Ásia e América do Sul e este grande país irmão de Portugal o Brasil. Respeitosamente tenho amor a Portugal que nos deu muitos valores morais, cívicos e religiosos. Agradeço a meus irmãos portugueses, mesmo quando nossas posições políticas são divergentes. E particularmente, sou monarquista porque a família ca Casa Imperial Brasileira, tendo como sucessor Sua Alteza Real Luiz Gastão Maria José Pio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança e Wittelsbach , são pessoas amadas por seu amor ao Brasil e a manutenção da unidade, mesmo nos momentos em que tudo é caos. Se o Procurador Geral da República tem 70 anos, e é nascido em Portugal, certamente tem muito a oferecer ao Brasil. Seja bem sucedido em sua função.

  4. Eu nasci em Torre de Moncorvo (Bragança) moro no Brasil 68 anos trabalhei e me aposentei em empresa do governo e não tenho direito a passaporte Brasileiro. Costumo ir a Portugal de dois em dois anos, marquei com vários primos de ir para encontro em novembro deste ano e fui renovar o cartão cidadão (validade de 4 anos) de minha esposa 70 anos que venceu em novembro passado, marquei online (agosto) com o consulado Português do Rio de Janeiro para providenciar o passaporte… é minha surpresa somente tem agendamento para maio de 2020. Vcs não imaginam como o CIDADAO Português sofre no Brasil com o descaso do Consulado Português.

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …